Ir ao conteúdo

Dúvidas Cruciais!!!

carlos220

Posts recomendados

Postado

De um tempo para cá tenho me interessado mais pelo Linux, sempre usei o Win XP que atendeu muito bem a todas as minhas necessidades (internet, MP3, Jogos recentes, Office, filmes, torrents). Sei que não poderei ainda migrar totalmente para o Linux, mas gostaria de criar uma partição no meu disco para conhecer melhor as distribuições.

Minhas dúvidas são:

1) Como está em minha assinatura tenho 2 Hds de 160 Gb em raid 0 em uma única partição. O linux reconhece sistemas raid 0? É complicado fazer a instalação?

2) Com o programa Partition Magic é possível criar as partições que preciso e configurar o boot para aparecer as opções dos sistemas operacionais instalados?

3) Não entendi bem os formatos de arquivos (FAT 32, NTFS, EXT 2, EXT 3). O linux não reconhece os arquivos que estão na partição do Win XP e nem vice-versa? Qual é o melhor formato? Existem programas que permitam eu ler arquivos gravados na outra partição (ex. Linux Reader)? Vi que o Big Linux suporta o padrão NTFS! Pergunto isso porque em minha partição Win XP eu tenho alguns MP3, documentos word e vídeos que eu gostaria de acessar no linux!

4) Qual é a melhor distribuição do linux pro meu caso? Estou baixando o Kurumin, Ubuntu, Fedora e Suse, nas versões mais atualizadas!

5) Observei que o "calcanhar de aquiles" do Linux é o seu suporte para jogos, com algumas raras exceções, a grande parte dos jogos só roda em Windows. Existem alguns projetos como o do Wine que estão tentando torná-los compatíveis ao linux. Vocês acham que o Linux irá dar mais suporte aos jogos no futuro, ou esse não é o objetivo do sistema?

6) Compartilho a conexão da internet com o meu irmão que tem um notebook com Win XP, com o linux rodando será possível compartilhar a conexão da internet com um outro PC que rode Win XP? Será fácil configurar a rede?

7) O linux economiza mais energia do que o WIN XP? Pergunto isto pois meu PC passa semanas ligado baixando downloads e já percebi a diferença na conta de energia. :eek:

Desculpe-me pelas muitas dúvidas, mas estou bem empolgado com o Linux... :D

Postado
De um tempo para cá tenho me interessado mais pelo Linux, sempre usei o Win XP que atendeu muito bem a todas as minhas necessidades (internet, MP3, Jogos recentes, Office, filmes, torrents). Sei que não poderei ainda migrar totalmente para o Linux, mas gostaria de criar uma partição no meu disco para conhecer melhor as distribuições.

Minhas dúvidas são:

1) Como está em minha assinatura tenho 2 Hds de 160 Gb em raid 0 em uma única partição. O linux reconhece sistemas raid 0? É complicado fazer a instalação?

Depende se o raid foi feito via Soft o linux não vai reconhecer, agora se foi feito via Hardware ai sim o Linux reconhece, mais vale lembrar que na hora de particionar o HD pode ocorrer algum problema, então e melhor você fazer um backup dos arquivos importantes.

2) Com o programa Partition Magic é possível criar as partições que preciso e configurar o boot para aparecer as opções dos sistemas operacionais instalados?

Não é necessário o próprio cd de instalação do linux tem ferramentas para criar as partições e o menu de seleção dos SOs

3) Não entendi bem os formatos de arquivos (FAT 32, NTFS, EXT 2, EXT 3). O linux não reconhece os arquivos que estão na partição do Win XP e nem vice-versa? Qual é o melhor formato? Existem programas que permitam eu ler arquivos gravados na outra partição (ex. Linux Reader)? Vi que o Big Linux suporta o padrão NTFS! Pergunto isso porque em minha partição Win XP eu tenho alguns MP3, documentos word e vídeos que eu gostaria de acessar no linux!

Todas as distribuições lêem NTFS, o problema é a escrita nessa partições. Existe um projeto para escrita em NTFS mais está em faze beta, ai pode ocorrer erros.Mais no seu caso que é necessário somente a leitura, não teria nem um problema.

4) Qual é a melhor distribuição do linux pro meu caso? Estou baixando o Kurumin, Ubuntu, Fedora e Suse, nas versões mais atualizadas!

Distribuição é gosto, tem uns que gosta de uma outros de outra...

Para iniciantes o Kurumin é muito bom, pois já vem meio que mastigado, mais está ai o problema dele também, pois para isso ele instala muitos aplicativos que você nem sonha em usar.

Eu recomendo você instala o Kurumin usar um tempo até famializar com o sistema depois, escolher uma distribuição(instalar varias até chegar na que você gostou mais).

5) Observei que o "calcanhar de aquiles" do Linux é o seu suporte para jogos, com algumas raras exceções, a grande parte dos jogos só roda em Windows. Existem alguns projetos como o do Wine que estão tentando torná-los compatíveis ao linux. Vocês acham que o Linux irá dar mais suporte aos jogos no futuro, ou esse não é o objetivo do sistema?

Essa é a unico motivo que ainda tenho o Windows aqui, o Wine é um projeto ótimo, mais ainda não tem uma versão que funcione 100%.

E quanto ao suporte a jogos, não digo no futuro mais já, empresa como a ID software começou a lançar jogos consagrados, nativamente no Linux como :Unreal 2004, DOOM 3...

6) Compartilho a conexão da internet com o meu irmão que tem um notebook com Win XP, com o linux rodando será possível compartilhar a conexão da internet com um outro PC que rode Win XP? Será fácil configurar a rede?

Sim, e não terá nem um problema em configurar.Qualquer duvida e so postar como você compartilha a sua conexão atualmente.

7) O linux economiza mais energia do que o WIN XP? Pergunto isto pois meu PC passa semanas ligado baixando downloads e já percebi a diferença na conta de energia. :eek:

Dependendo do seu processador você pode configurar o Linux para diminuir o Clock e o vCore(tensão do processador) do seu processador quando o mesmo esta ocioso, assim diminuindo a sua conta de luz :), mais ai vai depender também da tecnologia do seu processador.

Desculpe-me pelas muitas dúvidas, mas estou bem empolgado com o Linux... :D

Não foi nada, é uma honra tirar as duvidas dos usuários do FCH.
Postado

Complementando a resposta do nosso amigo revil, que por sinal foi muito boa.

Na minha opinião a melhor distro é aquela que você conheça mais pessoas que usam, pois assim terá mais gente pra tirar suas dúvidas quando forem aparecendo.

com relação ao NTFS, existe o projeto ntfs-3g que já foi finalizado não está mais em fase beta.

pra jogos, existe um software chamado cedega, que pode ser bem útil para rodar os games, ele é feito exatamente para isto....rsrs

e rede no linux é tão fácil quanto roubar doce de criança, digo mais...é mais fácil q o windows travar...rsrs

compartilhamento de internet através do iptables, com 3 ou 4 linhas de comando você resolveu o problema.

qualquer dúvida posta aí...

Postado

com relação ao NTFS, existe o projeto ntfs-3g que já foi finalizado não está mais em fase beta.

Essa eu não sabia, então não precisa se preocupar mais.

pra jogos, existe um software chamado cedega, que pode ser bem útil para rodar os games, ele é feito exatamente para isto....rsrs

Mais o cedega é pago, ai complica.

e rede no linux é tão fácil quanto roubar doce de criança, digo mais...é mais fácil q o windows travar...rsrs

kkkkk, é mais fácil que pegar vírus na net usando Windows.

Postado

Realmente Revil o cedega é pago...isso é um problema...mas para games cerio q seja a melhor solução...visto que o valor dele não é dos mais altos...hehee.

e tem também o WineX q é da mesma empresa do cedega que serve para rodar aplicações 3D

e realmente...pra ser mais fácil q pegar víros no Windows...tem q ser muiiiiiiiito fácil..rsrs

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...