Ir ao conteúdo

Como mexer com o sata?

velox15

Posts recomendados

Postado

Lí verios tópicos e um delis disse assim:

Descobri o problema, os cabos estão funcionando corretamente, o caso era que o leitor estava em slave e devia estar em master, apenas isso!

E ele funcionava antes com o hd quebrado porque o hd estava em master e estando em master a mobo reconhecia o hd e por consequência o leitor que estava em slave... já só ele no cabo flat em slave a mobo não reconhecia...

Mas parece que o azar não quer descolar! Ok, então tudo beleza, o cd inicializa e eu fico bastante feliz que finalmente vou instalar o sistema operacional, particiono 2 vezes para ter três partições (obs: Elmo é possível sim fazer "infinitas" partições com o cd no início da instalação... pelo menos com o cd que eu tenho...). A partição do SO tem 40 GB e mando então formatar em NFTS (OBS2: a outra opção era "NTFS rápido" o que é isso, é FAT32? Algum erro de digitação?) e mando instalar o Windows, tudo rola corretamente até chegar a uns 14% o cd não consegue instalar um arquivo, eu tiro, limpo e ele instala mas quando chega nos 17% complica, o cd tá muito danificado e não consegue mais rodar... com muita insistência eu vou conseguindo instalar uns arquivos, tirando e limpando mais chega uma hora que fica impossível! Eu então saio da instalação e deixo para hoje fazer um cd que preste e instalar.

Só que agora quando vou instalar com um cd novo o cd não carrega (roda o cd, da pra ouvir o barulho rodando mas não inicia e para de rodar) e sempre aparece a mensagem: falta NTLDR. Pressione Ctrl Alt Del para reiniciar. Provavelmente o computador tentar inicialiar pelo hd só que a ***** do SO está incompleto! E agora, meu DEUS o que eu faço????

Sempre dá essa mensagem iniciando com cd ou sem cd. A BIOS reconhece tudo. Eu já tentei trocar o slot SATA, nada. Tb tentei iniciar com o cabo de dados do SATA desligado pra ver se o cd inicia e depois botar o cabo de novo mas aí aparece a velha mensagem: No bootable device -- Insert boot disk and press any key.

e não consigo fazer nda disto o que eu faço??

Me ajudem please preciso deste cpu para fazer 7 trabalhos!!!:muro:

:wacko::zoio::but::looka::ahh::bravo:

Postado

Vários usuários do Clube do Hardware postam diariamente duvidas referentes a Discos Rígidos SATA-I e SATA-II. A confusão é grande quanto à velocidade, nomes, recursos e especificações dos dois padrões.

Pesquisando a respeito do assunto, me deparei com uma informação que quero dividir com todos e creio que pode acabar com muita confusão que vemos hoje;

SATA-II na realidade é o nome da organização que foi formada para especificar o padrão das novas gerações de Discos Rígidos SATA. A confusão foi tão grande, não só aqui no Brasil mas no mundo inteiro, que essa organização mudou o nome e atualmente se chama SATA-IO (Serial ATA International Organization) clique aqui para conferir a versão em inglês.

Então qual é o nome correto para os já conhecidos SATA-I e SATA-II???

A nomenclatura correta é;

SATA-I = SATA-150 ou SATA 1,5Gb/s

SATA-II = SATA-300 ou SATA 3Gb/s

Observação:

3Gb/s são 375MB/s e não 300MB/s

1,5Gb/s são 187,5MB/s e não os 150MB/s

Porém o correto realmente é usarmos 150MB/s e 300MB/s porque temos que considerar que 20% de banda servem apenas para informações de paridade.

Mas qual o problema de chamarmos o SATA-300 de SATA-II???

SATA-II é na verdade todo e qualquer Disco Rígido que acompanha as normas impostas pelo SATA-IO.

O problema é que fabricantes e vendedores de posse dessa informação nomeiam seus HD´s como SATA-II sem que eles sejam SATA-300 para poder iludir os compradores, e muitas vezes conseguem. Hoje no mercado é fácil encontrarmos vários tipos de HD´s nomeados SATA-II;

1-) Discos Rígidos SATA-150 com “maquiados”. (Falso)

2-) Discos Rígidos SATA-150 com NCQ. (Falso)

3-) Discos Rígidos SATA-300 com NCQ. (Verdadeiro)

OBS.: Atualmente os fabricantes como Seagate e WD estão lançando diversos HD´s SATA-3Gb/s sem NCQ como é o caso do modelo ST300820AS da Seagate e diversos modelos da WD.

Respondendo outras duvidas sobre SATA;

Atualizado em 24/03/2006

A pinagem dos HD´s SATA é muito pouco difundida e não vi em nenhum dos fóruns que pesquisei, então caso alguém queira essa informação, ela esta abaixo;

O SATA utiliza-se de um cabo de dois pares (4 fios) para recepção e trasmissão de dados com uma impedância de 100 Ohms e um conector de 7 pinos para o transporte desses dados.

E a sua pinagem é assim;

HD´s SATA-I funciona em placa mãe SATA-II?

R= Sim sem problemas, porém com taxa de transferência de 150MB/s.

HD´s SATA-II funciona em placa mãe SATA-I?

R= Também sem problemas e também como no caso anterior à 150MB/s.

Posso instalar em uma Placa mãe SATA-II um HD SATA-I e outro SATA-II?

R= Sim você pode porém a placa ira fazer com que o HD SATA-300 trabalhe na mesma velocidade do menor SATA-150 (150MB/s). Isso somente não acontece quando você possui uma placa mãe com duas controladoras SATA distintas. Nesse caso se você instalar cada disco rígido em uma controladora eles trabalharão cada um na sua velocidade normal.

Todo SATA-II tem NCQ?

R= Sim, todos os HD´s SATA-300 possuem NCQ, enquanto no SATA-150 isso é opcional do fabricante.

E POR FAVOR ME AJUDEM

Postado

velox15,

Muito interessante suas informações... algumas curiosidades eu nem sabia ou desconfiava... hehehe

Somente me ficou uma dúvida: existe placa mãe com 2 ou mais conectores SATA e com uma controladora só para todos eles ??? pergunto devido ao que você escreveu no final do segundo post...

Postado

^_^

velox15,

Muito interessante suas informações... algumas curiosidades eu nem sabia ou desconfiava... hehehe

Somente me ficou uma dúvida: existe placa mãe com 2 ou mais conectores SATA e com uma controladora só para todos eles ??? pergunto devido ao que você escreveu no final do segundo post...

E possivel sim elmo la no BIOS tem 2 slaves pra ela (ou sata)

e meio doido mais e possivel mexer com os dois so que tive que passar pra outro tecnico o meu caso porque eu quebrei kbeça d mais e foi p/ io fabricante com defeito no sata e no duo Duel CORE e no leitor que veio cabo errado

(OBS: O cpu custou R$1.100 competo bem que eu desconfiei):D:lol:

Valeu por me ajudar te devo essa elmo me add como amigo:lol: :):lol:

Postado

velox15,

Se eu não tenho inimigos, TODOS SÂO MEUS AMIGOS e estão add no coração... hehehe... não utilizo o MSN e semelhantes... falta de tempo... o fórum consome o pouco que sobra... hehehe... qualquer coisa, você me encontra aqui mesmo... ou via MP...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...