Ir ao conteúdo

Qual micro teria melhor desempenho?

Posts recomendados

Postado

Estou montando uma máquina nova e tenho duas configurações com custos parecidos a escolher, uma primando pelo processador e outra pela placa de vídeo. Meu principal "vício" é o flight simulator X e, como a maioria sabe, é pesado pra caramba (meu atual XP3000+ 64 com uma FX5200 e 1GB de DDR não aguentam nada além do básico neste jogo). Aí vão as possibilidades:

Configuração 1:

- Athlon XP4400 brisbane (para fazer OC);

- GF 8800 GTS;

- 2 Gb DDR2 667Mhz.

Configuração 2:

- Athlon XP5600 windsor (sem OC);

- GF 8600 Fatal1ty;

- 2 Gb DDR2 800Mhz.

A configuração 1 fica +/- 250 reais mais cara. Então, baseado em questões práticas (sem alterar nada destas configurações), qual vocês optariam?

Vale gastar quase 50% a mais e comprar a DDR2 800 ao invés da 667?

O 4400 brisbane com OC chega perto do 5600?

Aguardo comentários, preferencialmente muitos...

Abraços aos membros!

Postado

da preferência pela placa de video... tenta pegar um 4800+ com essa 8800gts que eu acho que nao vai rolar gargalo. Em relação as memorias, pode ficar com as 667 que o ganho de desempenho das 800 so é visivel pra quem curte over e benchmark....Ah, por favor, USE UMA FONTE DE QUALIDADE, tipo seventeam serie pag, huntkey, zalman...(FSX ruleia, assim que montar meu pc vou jogar-lo)

Postado

Valeu André!

Quanto as memórias, eu +/- suspeitava disso. Vou economizar e comprar as 667 sem pestanejar.

Quanto ao 4400, alguém já fez over nele? Pelas minhas contas, se conseguir aumentar 20% ele quase alcança a velocidade do 5600 (a economia é de 200 reais). Já li por aqui que como o núcleo é de 65nm o OC fica mais fácil. Alguém tem uma experiência real para citar? Até que clock ele permanece estável e sem "ferver"?

Abs

Postado
da preferência pela placa de video... tenta pegar um 4800+ com essa 8800gts que eu acho que nao vai rolar gargalo. Em relação as memorias, pode ficar com as 667 que o ganho de desempenho das 800 so é visivel pra quem curte over e benchmark....Ah, por favor, USE UMA FONTE DE QUALIDADE, tipo seventeam serie pag, huntkey, zalman...(FSX ruleia, assim que montar meu pc vou jogar-lo)

Concordo e fico com a opção 1.

Postado

Bom, então em relação ao processador, acho que o 4400 vai me atender perfeitamente, pois com um pequeno OC eu alcanço a velocidade de um 5600... e ainda economizo 200 reais...

Andei dando uma olhada mais a fundo no preço das GF e, caramba, a 8800 é mais que o dobro da 8600!!! Tudo bem que ela é muito superior, mas pelo que tenho acompanhado a 8600 fatal1ty vai atender plenamente qualquer jogo da atualidade, ok?

Lembrando que não quero para benchmark, apenas para diversão, ou seja, não quero gastar 600 reais a mais para fazer 50 mil pontos com a 8800, ao invés da 8600 que faria 30, 40 mil pontos se, na prática, as duas trabalhariam com folga nos games de hoje em dia. Em outras palavras, estou pendendo para a 8600, por questão de economia (não tenho toda a grana na mão, teria que parcelar, etc...).

Alguém teria algum argumento definitivo a favor de uma ou outra placa?

Ah, este tópico está sendo extremamente útil para mim. Agradeço a todos!

Abs

Postado

DreamWalkr, uma pergunta Off- Topic. Para rodar um Q6600 de boa o cooler box já dá conta? levando em conta que não vou fazer OC por agora?E se fosse fazer OC, qual cooler recomendaria?

Postado

Pessoal:

Acho que então fechei a configuração:

- Athlon 4400 X2 brisbane

- GF 8600GT Fatal1ty

- 2 Gb DDR2 667 Mhz

A placa mãe vai ser uma M2N-E SLI. Acho que vai ser muito mais do que o suficiente para o atual momento.

Valeu pelas dicas... já estou estudando para fazer o OC corretamente no processador. Pretendo chegar sem forçar aos 2,8 Ghz, que seria a velocidade do 5600 X2.

Abs

• mês depois...
Postado

Terminei de montar meu PC novo, que ficou assim:

Atlhon X2 5600, XFX GF8600GT XXX Edition, 2 x 1Gb Kingston 667@800, M2N-E SLI, Samsung 250Gb 16M, Seventeam ST-450P-AG, Samsung 931BW, além de vários exaustores espalhados pelo gabinete, hehehe. :D

Ainda não deu tempo para afinar ela, apenas coloquei as memórias para rodarem em 800 MHz (funcionaram sem problemas), e fiz 31.582 pontos no 3DMark 2001 SE.

Postado
Qual foi o total desembolsado?

Obrigado.

beleza, vamos lá:

Processador: 430

VGA: 426

MoBo: 265

Fonte: 193

Memos: 200

Monitor: 699

HD: já tinha

Gabinete e diversos: +/- 200

Ou seja, uns R$ 1.700,00 + HD + Monitor

Fiquei super satisfeito com o resultado. Só estou procurando um evercool turbo2 para a 8600, que tá com 80° em full. Já li por aqui que com este cooler ela não chega a 60°...

Postado

Será que com a 8800 também apresentaria esta temperatura? Depois fala pra gente o valor que conseguiu o Cooler.

Obrigado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...