Ir ao conteúdo

Qual a ordem das partições?

gutofelix

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Estou querendo entrar no mundo do Linux. Meu notebook tem a seguinte configuração:

Processador e Intel Core 2 Duo T5500 (1,66GHz e 2MB de Cache)

Memória 2GB DDR2 533MHz (2 x 1GB)

HD de 160GB 5400RPM

Quero dividir o HD em 3 partes, uma para o Windows XP, uma para o Linux e outra para Arquivos. A partição Windows terá 30GB, a Linux 10GB e a Arquivos 120GB.

Qual a melhor ordem para eu colocar essas partições? Windows, Linux e Arquivos? Linux, Windows e Arquivos? Windows, Arquivos e Linux?

É necessário fazer a partição SWAP já que tenho 2GB de memória?

Aguardo a resposta pois estou louco para instalar o Linux logo!

• mês depois...
  • Membro VIP
Postado

Caro amigo,

Recomendo que crie as partições assim:

- 29,9 GB - NTFS - Windows.

- 10 GB - ReiserFS - Linux root - / -(recomendo o Ubuntu ou Kurumin).

- ~100MB - Linux swap

- 120 GB - FAT-32 - Arquivos.

Atente para o sistema de arquivos FAT-32 na sua partição de arquivos, para que o Linux possa gravar nela sem problemas. O Linux já escreve em NTFS mas como você é iniciante, sugiro que comece sem ter que configurar muita coisa, certo? ;)

Abração!

• 8 meses depois...
Postado

Bah... Bullshit. Se ele fizer a formatação em fat32 terá que particionar o espaço restante em vários, já que o sistema FAT32 não suporta partições maiores que 40 GBs.

Utilize o Ubuntu. Ele não precisará fazer qualquer configuração para escrever em NTFS.

• Membro VIP
Postado

Tópico Encerrado

Já existe um tópico destacado (Tópido de duvidas freguentes) sobre esse programa/assunto. Por favor faça sua questão naquele tópico para o fórum ficar mais organizado.

Além disso essa é uma sessão para postar dicas e tutoriais, por isso estou movendo para a sessão correta.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...