Ir ao conteúdo

Pergunta básica sobre aterramento

Moritz16

Posts recomendados

Postado

Olá.

Se é somente a fonte que está ligado ao fio terra, como é que as demais sobrecargas (HD, placa mãe, etc) vão para o terra? Tipo, passam pelo gabinete até chegar na fonte, ou pelos próprios fios da fonte?

Obrigado

Moritz

Postado

Moritz16,

Posso estar errado, mas acho que o fio terra é ligado na tomada da sua casa e não na fonte do computador, pois assim se houver uma descarga maior de energia, não irá atingir o computador.

Postado

O fio terra é ligado na tomada, mas qual cabo de 3 pinos que está ligado na tomada com esse fio terra? A fonte somente certo? Então é atraves do cabo da fonte que toda a descarga vai para o terra, aí a minha pergunta era se as descargas da placa mãe, hd, etc, vão para a fonte, para ir para o terra, atraves do gabinete, que é de metal, ou essa energia tb passa através dos fios de energia/neutro da fonte que estão ligados as peças do cpu?

O motivo da minha pergunta é que montei um cpu em uma caixa de papelão, aí a fonte esta ligado na tomada com o fio terra, mas aí ela está isolada de qualquer outro componente do cpu, então no caso, teria que ligar um fio da placa mãe até a fonte e do hd até a fonte para a sobrecarga ir para o terra?

Obrigado

Moritz

Postado

Cara tu montou tua cpu em uma caixa de papelão? Isso é um tanto incomum e não muito aconselhavel. Bom não entendi muito bem o que você quer fazer, mas vou dizer o que eu acho estar certo. O fio terra é ligado no pino do meio (que é um pouco diferente dos outro dois) da tomada de 3 pinos. Quando há uma descarga grande de energia eu acredito que com o fio terra essa descarga não deva nem chegar da fonte nem dos outros componentes do pc. Outra coisa ligar a fonte direto na tomada não é uma boa ideia, mesmo com aterramento, eu sugiro a você comprar um bom filtro de linha, para não arriscar seu equipamente. Aqui eu uso um estabilizador, e nesse mesmo forum há uma grande discussão sobre estabilizador x filtro de linha, muitos dizem que o estabilizador atrapalha a fonte, e que o certo é usar apenas um filtro de linha. Como eu sempre usei estabilizador e nunca tive problemas, continuo usando. Confesso que depois que li alguns posts da galera pro filtro de linha, fiquei tentando a fazer o mesmo, mas tenho medo de mudar e ter algum problema com isso, porque a rede aqui apresenta bastante oscilações. Não entendi muito bem o qual a sua dúvida, espero ter ajudado (embora acho que não), mas de todo jeito logo logo aparece algum que entenda mais do assunto e possa se sair melhor.

• Membro VIP
Postado
Olá.

Se é somente a fonte que está ligado ao fio terra, como é que as demais sobrecargas (HD, placa mãe, etc) vão para o terra? Tipo, passam pelo gabinete até chegar na fonte, ou pelos próprios fios da fonte?

Obrigado

Moritz

O fio terra está presente na tua tomada naquele 3º pino. Dali ele é levado até a fonte, onde é ligado no chassi da mesma e também no negativo da mesma. Como tens como gabinete uma caixa de papelão (nunca vi disso) o terra é levado não pelo gabinete mas sim pelos fios pretos dos chicotes da fonte. Ele está lá presente na tua mobo sim, via negativo da fonte.

Outra questão, HD's, DVD's e placas-mãe não tem o menor costume de ficarem dando descarga, nem ficam submetidos a sobrecarga alguma. Não sei de onde tu tirou essa ideia?? Mas, de qualquer modo, eles todo tem o terra em seus negativos de fonte. Os gabinetes metálicos tem também a função de blindar o conjunto como um todo. Esse teu de papelão só faz um "papelão", não blinda nada...

Abraço...

Postado

Obrigado pelas respostas.

É, pra ser mais exato, foi numa caixa de monitor 15" que coloquei a placa mãe, fonte e HD lá dentro, gabinete custa caro. ^_^

Bem, não estou levando choque em lugar algum, e to ligando direto o cabo na fonte na tomada por falta de um filtro de linha.

Será que há perigo de estragar algumas das peças do cpu pos estar montado na caixa de papelão?

Vou ver se tiros umas fotos depois. :lol:

Moritz

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...