Ir ao conteúdo

[HELP] Conservação de Mídias

YoiTi

Posts recomendados

Postado

Li vários tópicos sobre o assunto mas ainda restou uma dúvida, e já aproveito para resumir os pontos sobre conservação de mídias.

A minha dúvida é sobre um Spray q você passa sobre a mídia deixando-a com uma conservação melhor e prevenindo q a mídia descasque e pegue aquele "virus" q come a parte laminada dele... o Elmo havia falado mas eu não consigo encontrar... porque tmb ouvi falar q tm uns sprays q falam q é pra midias e fotos, mas na vdd é pra carro e isso **** a mídia... se alguem tiver conhecimento sobre esse spray ou um método parecido por favor me informe.

Aqui vão as dicas q peguei no fórum:

1. Sorte^^;

2. Apesar de muitos terem aquele porta-cds com aquela parte preta q cabe 12 cds ,24 cds ,36 cds, etc, não é recomendável a utilização, pois eu li relatos q (não sei quais as condições para ocorrer isso) essa parte preta pode derreter e grudar na midia, daih é um adeus midia porque é irrecuperável.

Para resolver isso a melhor opção q encontraram foi guardar nakelas embalagens de papel mesmo;

3. Se for algo muuuuuuuito importante sempre faça um backup, deixando o backup intocável e lacrado;

4. Sempre compre mídias de marca, apesar q isso depende muuuito de sorte, pode ser q você compre umas midias d marca e no dia seguinte elas descasquem, mas é mais confiável (eu acho);

5. Gravar as mídias em velocidades mínimas, isso não sei porque, se alguem souber me diga^^;

6. Não sei se realmente funciona pra todos, mas quando eu gravo no Nero eu ativo a opção "Verificar dados após gravação" (ou algo assim), pelo menos pra mim sempre pegou erros, e quando não pegou a mídia estava perfeita. Ou se houver outro modo, sempre verifique se os dados gravados estão funcionando bm, antes de dar um ShiftDel nos arkivos q estão no HD^^;

7. E o básico né, não expor ao sol, não deixar simplesmente jogado com a parte laminada pra cima e tal.

8. (Dica do Elmo^^) Para aqueles que usam ou pretendem pagar alguem para imprimir aquelas etiquetas pra midia (tipo da Pimaco), não é recomendavel, pois caso haja descentralização da etiqueta pode ferrar o seu driver de cd/dvd.

9. Não lembro onde li isso mas concordo, se for possível grave um pouco menos do tamanho q suporta uma midia, tipo se for um dvd q suporta 4.7Gb grave uns... 4gb eu acho, pois, acho q 99% das vezes, quando uma midia começa a descascar ela começa pela borda mais "fora" da midia, então talvez você consiga salvar todos os arquivos q contem na midia, e assim gravar outra.

Já aviso que: são informações tiradas da net, se algumas das informações não conferirem, por favor, digam, trocando informações valiosas poderemos todos preservar melhor nossas mídias.

E fica aqui meu convite para aqueles que entendem bastante sobre conservação de mídias, escreverem nos dando dicas de conservação.

E repito a Lei nº 1 da Conservação de mídia^^: SORTE \o/

Postado

YoiTi,

Não existe um método 100 % eficaz... um dia vai dar bronca... até aquilo que armazenamos na cuca...

1-Não creio... mas acredito no azar... tem cara que só olhar a mídia, racha... seca pimenteira brincando...

2-Existem estojos de primeiro mundo... e muitos de décimo mundo... os de pano parecem melhores, mas tem também com envelope plástico... nunca ouvi falar de derreter e danificar, mas tudo é possível nesse e no outro mundo...

3-Se for importante, faça um backup... se fpr muito importante, faça 2 backups...

4-Existem poucos fabricantes de mídias de DVD no mundo e muitos de CD... creio que para descascar deve-se Não ter cuidado, inclusive morar em áreas litorâneas, com muito sal no ar...

5-Midias de DVD todas que gravamos são roxas, exceto as RW e RAM... umas mais escuras, outras mais claras, fruto do cianíno que entra na química dela e nada tem a ver com qualidade... colocar ao sol é quanto ao calor e não luz... raios UV produzem cancer, mas mídia não fica doente...

6-Não se trata de velocidade mínima e sim média... as de 16x, grave em 8x... quando muito, em 10 ou 12x... grvar em velocidade máxima poderá gerar uma queima superficial e nem todos os leitores conseguirão ler...

7-Gravar com verificação é recomendado... sempre... qualquer erro de gravaç~~ao será detetado na hora, antes de apagar o arquivo fonte...

8-Vero...

9-A borda externa é onde os dedinhos tocam... sujam e o suor contém sal... ajuda a danificar, oxidar, descascar... devido esse cuidado, nem todos gravadores e leitores suportam overburn...

Postado

huauhauhauha valeu elmo pelas suas opinioes^^.

1. Isso é vdd^^, tm vez q você malz grava alguma coisa na midia e ela simplesmente desmancha na mao^^.

2. Sobre os porta-cds onde tm aquele "pano-plastico" preto derreter, isso foi dito por mais de uma pessoa, talvez seja por causa do calor não lembro bm, foi uma conversa no mIrc, e os participantes estavam relatando suas "tragedias" com portas cds, tinha um q começou até a guardar em capas caseiras feitas com papel A4^^, mas realmente não ouvi falar nda sobre qualidades dos porta-cds, poderia ser isso mesmo, mas vai saber.

5. uhauhauhauahuauhauh realmente^^... midia não fica doente^^... então essa informação esta deletada.

6. média é?? mas uma gravação em menor velocidade sempre é melhor não é?? ou não altera em nda??

Postado

YoiTi,

Era algo semelhante... a marca era outra, made in Espanha... mas a função era a mesma... sugiro testar... apenas tome cuidado para não aplicar em demasia e borrar o lado dos dados... já coloquei em meus favoritos... hehehe

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...