Ir ao conteúdo

MB Intel D975XBX2KR = problemas de RAM

hknoener

Posts recomendados

Postado

Comprei essa placa da Intel citada acima.

Comprei 2 memórias DDR2/800/1Gb/Samsung. A placa simplesmente não bootava com essas memórias. Testei com outras, barramento 667, e foi. Agora estou usando, temporariamente 2x256/DDr2/533. O fato é que essas primeiras memórias, Samsung, funcionaram em outras máquina que testei, mas à 533Mhz (era o limite da máquina).

Agora vem a coisa mais estranha ainda. Tentei colocar mais 2 pentes desse que estou usando, 256/DDR2/533, e o PC não bootou de novo. Tentei deixar as 2 de 256 e colocar uma de 512/DDR2/667. Também não bootou. Aí fiquei com uma pulga obesa atrás da orelha. Não entendi mais nada. Já mandei trocar as 2 memórias Samsung que comprei por Corsair ou Kingston, ver se resolve.

Alguém tem uma explicação pra isso?

Outra coisa: que configuração de SATA é essa, na BIOS, AHCI? Li no site da Intel que é um "SATA avançado", mas parece que se deixar configurado como "IDE" na BIOS, o HD não roda em SATA2, e não consigo instalar o XP com ele habilitado em AHCI.

Postado

1 update do problema: comprei um par de memórias 1Gb Corsair XMS2 e não rodou. Coloquei as de 256, configurei pra rodar manualmente à 667 e coloquei as de 1gb de novo, e daí foi. Parece que ele não roda memórias de 800Mhz nesse clock. Se fosse só isso o estranho, ainda tem que não consegui subir pra 1Gb a memória com pentes de 256, não consegui juntar memórias de 512 com 256, etc. Então vou ter que mandar trocar mesmo.

Só mais uma coisa: poderia ter algo a ver com o FSB do processador, por ser 1333 e rodar à 1066 por causa do FSB da MB?

• Administrador
Postado

Sua placa mãe, suporta memórias 800 Mhz, verifique no manual dela, se há lista de compatibilidade com as memórias, veja se lá vem especificando alguma coisa...

Dj Rayke

Postado

Pior é que não diz nada no manual. Na verdade o manual é meio porco. Mas não tem algo de errado aí? Porque ela funcionaria à 667 e não à 800? Porque ela não aceitaria aquele pente de 512 junto com as de 256? Porque ele não aceitaria 4 pentes IGUAIS de 256, apenas 2 deles? Ela está na garantia, vou pedir pra trocar. Creio que algo de errado tenha.

• 2 meses depois...
Postado
Comprei essa placa da Intel citada acima.

Comprei 2 memórias DDR2/800/1Gb/Samsung. A placa simplesmente não bootava com essas memórias. Testei com outras, barramento 667, e foi. Agora estou usando, temporariamente 2x256/DDr2/533. O fato é que essas primeiras memórias, Samsung, funcionaram em outras máquina que testei, mas à 533Mhz (era o limite da máquina).

Agora vem a coisa mais estranha ainda. Tentei colocar mais 2 pentes desse que estou usando, 256/DDR2/533, e o PC não bootou de novo. Tentei deixar as 2 de 256 e colocar uma de 512/DDR2/667. Também não bootou. Aí fiquei com uma pulga obesa atrás da orelha. Não entendi mais nada. Já mandei trocar as 2 memórias Samsung que comprei por Corsair ou Kingston, ver se resolve.

Alguém tem uma explicação pra isso?

Outra coisa: que configuração de SATA é essa, na BIOS, AHCI? Li no site da Intel que é um "SATA avançado", mas parece que se deixar configurado como "IDE" na BIOS, o HD não roda em SATA2, e não consigo instalar o XP com ele habilitado em AHCI.

amigo comigo está acontecendo o seguinte quando coloco 4 pentes de mémoria 800 MHz (1 Gb cada) ela não liga, quando coloco 02 pentes de memórias 533 MHz (1 Gb cada) ela funciona, eu mudei a latencia (no setup) para 800MHZ e ai aceitou 02 pentes mas não aceitou os 4 pentes o Sistema Operacional é XP SP2 OBs. todos os pentes de memórias estão OK. tente mudar a latência no setup da MB

• Administrador
Postado

Há uma restrição no caso do XP, referente a quantidade de GB de suas memórias...

Experimente instalar o Vista e veja se o mesmo ocorre...

Dj Rayke

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...