Ir ao conteúdo

Processador p4 3.06...

Visitante

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal,

Tenho um problema relativamente fácil de resolver, mas sou leigo e não consegui resolver sozinho.

Pois bem, estou montando uma máquina nova com os seguintes periféricos:

placa-mãe: Soyoo P4X400 Dragon Ultra PLatinium

PROCESSADOR: P4 3.06Ghz

MEMÓRIA: DDR 400 512Mb

HD: 1 scsi ultra 160 de 18Gb e um IDE de 60Gb 7200 RPM

CONTROLADORA: Adaptec 29160N

PLACA DE VIDEO: GeForce 2 440 64Mb (provisória)

CD-ROM: 52X

COMBO: Samsung 48x52x48x16

COOLERS: 2 frontais e 2 traseiros (tira o ar do PC)

FONTE: ATX 350w

COOLER CPU: Volcano 7+

PROBLEMA APRESENTADO

Montei o computador seguindo as instruções do manual da placa mãe, sem problema algum. Essa semana recebi o processador e a memória, que estava faltando.

Instalei o processador, botei um pouco de pasta térmica no seu centro, que faz contato com o dissipador do cooler. Instalei o cooler em cima e OK.

Depois de todo montado, pluguei o mouse, teclado e liguei.

Quando apertei o botão no gabinete para ligar, notei que todos os coolers ligara, os HDs ligaram, o CD-ROm e o COMBO ligara, tudo ligou! Entretanto, não deu vídeo.. o Monitor permaneceu inoperante.

Também percebi que, com ou sem a memória instalada, a CPU não emitia o BEEP para dar vídeo ou o BEEP acusando falta da memória instalada.

Retirei a memória, o processador e liguei a CPU.. A mesma coisa.. Nada de BEEP!!!...

Instalei novamente a memória e o processador e deixei a máquina ligada uns 20 min. Notei que o processador não esquentou... Desliguei o cooler do processador e novamente vi que ele não esquentou...

Não sei se o problema é na placa mãe, no processador ou algum erro na montagem.

ALGUÉM TEM ALGUMA OPINIÃO DO PROBLEMA OU ALGUMA SUGESTÃO DE PROCEDIMENTO QUE DEVO TOMAR??? Não sei mais o que fazer!!! Preciso trabalhar e ele será meu PC de trabalho (sou webmaster de um provedor).

• Membro VIP
Postado

Esta placa possui algum jumper ou dip switch? C a placa não bipa mas passa corrente por ela, as fans giram, o HD acende, o CDROM inicia... o problema é no processador, ou má configuração ou defeito mesmo.

Dê mais detalhes desta placa-mãe.

Postado

tem um jumper chamado CMOS CLEAR JUMPER, mas deve ser pra resetar alguma coisa... dip switch, não sei o que seria isso..

Pelo que você falou, deu a entender que descarta problema na placa mãe, mas se tiver algum defeito, seria apenas no processador.. Entendi bem?

Obrigado,

Daniel.

Postado

voce falou que o processador não esquenta...

isso é bem estranho

leve o processador ate o vendedor e peça para ele testa-lo.

caso tenha comprado na internet ou não queira levar ate o vendedor tente testar com alguem que tenha uma placa-mãe de p4 que esteja funcionando.

Postado

É.. o processador não esquenta... Mas será que mesmo com o processador queimado não era pra dar o BEEP da placa mãe?

Ou o processador queimado pára de dar o beep? Pelo menos tá passando corrente pra placa mãe, pois os fans ligam etc...

Obrigado,

Daniel.

Postado

é, quando o problema é no processador ela não da BEEP nenhum, porque depende processador pra fazer os BEEPs.

mas NEM SEMPRE que não da BEEP o problema é no processador.

Postado

Ah outra coisa... Não sei se você conhece o processador  P4, mas na parte em que colocamos a pasta térmica, que é onde faz contato com o dissipador do cooler, tem um buraquinho no proprio processador... Não sei pra que serve aquele buraco, mas como a pasta térmica é colocada perto dele, percebi que entrou pasta térmica dentro do buraco...

Você sabe pra que serve aquele buraco e se o problema todo é porque entrou pasta lá?

(se esse foi o problema, é uma idiotisse da INTEL, pois é bem próximo ao centro do processador e onde costuma-s eaplicar a pasta).

VAleu!!

• Membro VIP
Postado

Q eu saiba não existe nenhum buraco em cima da proteção metálica do DIE deste processador não... Tá esquisita esta história... Scanneia ele e coloque a foto para q possamos ver...

• Membro VIP
Postado

Aquele buraquinho não sei bem qual é a função.

Ali dentro tem o core (parecido com o do Athlon e P3 antigos), e pasta. Então não tem galho ter pasta ali (se bem que eu imagino aquilo como um respiro).

Sugestão: Sua fonte. Essa fonte é fraquinha para o micro que você montou. Primeiro verifique se o speaker está ligado corretamente na placa, mas seria bom você emprestar uma boa fonte (talvez a sua seja boa, mas você só disse 350W) e testar com outra.

Postado

Pessoal, já que pediram, aí vai as imagens escaniadas do processador (frente e trás). Deixei um pouco grande para verem os detalhes e o buraco do qual falei.

Notem que na borda, da foto que mostra a parte de cima do processador, dá pra ver um pouco da pasta térmica.. findei tirando ela mas ainda ficou alguns resquíceos.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.samnet.com.br/users/daniel/p41.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.samnet.com.br/users/daniel/p42.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

A fonte eu informei errado, ela é ATX 400W

Alguém tem mais sugestão?

Desde já obrigado a todos pelas postagens..

Abraço,

Daniel.

Postado

Fala rambo-GRUNGE- e pessoal,

Cara, você tem razão... Uma foto vale mais que mil palavras mesmo.. Eu observei tudo no processador, mas não notei isso! Não sei se veio assim ou eu mesmo danifiquei..

Bom, mas agora está tudo ok (quase tudo). Com uma pinça, cuidadosamento ajeitei o pino.. E para minha surpresa, liguei a CPU e o Processador esquentou : :)))))))  O danado quase queima meu dedo (salvo o exagero).

Agradeço a todos pela ajuda, mas tenho aguns outros problemas...

O processador funcionou, mas ainda não dá vídeo! Se eu desinstalo a memória e/ou a placa de vídeo, dá BEEP, acusando a falta deles...

Mas se eu instalo a memória, da o BEEP da falta da placa de vídeo..

Se eu instalo a placa de vídeo, deixando tudo OK, não dá vídeo.!

A placa de vídeo está funcionando, pois é a mesma que estou usando na máquina que estou usando agora...

A placa é uma PINE GEFORCE 2 MX400, 64MB AGP. Não sei qual é a tensão dela, não achei isso em parte alguma, mas no manual da minha placa mãe diz que minha placa-mãe só aceita adaptadores AGP de 1,5V..

E outro fator curioso... Na primeira vez que liguei a CPU, foi no botão frontal do gabinente... mas depois dessa vez, toda vez que ligo o estabilizador, a CPU liga sozinha... A CPU so volta a ligar sob o comando do botão frontal se eu mudar o jumper, na placa-mãe, do CMOS, para apagar tudo... E mesmo assim, sempre na segunda tentativa de religar a CPU, basta liiigar o estabilidador que o PC liga, mas, claro, ainda sem dar o vídeo..

alguém pode opinar na solução? estou quase chegando lá ehehehehheeheh  :)

Postado
Postado Originalmente por Daniel Cavalcante@14 Set. 2003,14:04

A placa é uma PINE GEFORCE 2 MX400, 64MB AGP. Não sei qual é a tensão dela, não achei isso em parte alguma, mas no manual da minha placa mãe diz que minha placa-mãe só aceita adaptadores AGP de 1,5V..

vai no site do fabricante da placa de video o procura pra ver se la tem a tensão da placa.

pode ser esse mesmo o motivo de não estar ligando.

falou

:cool:

Postado

Cara, onde você mora? Dê uma olhada na fonte, veja se não está em 220V (se você mora num lugar onde é 110V)

Isso já aconteceu comigo (e era o dito botãozinho da fonte)

Postado

Fala pessoal!

Descobri o problema.. É a placa de vídeo mesmo... testei hoje um modelo PCI e deu vídeo...

Testei duas AGP, acho que de 4x e não deu vídeo.. Agora sobre a AGP tenho várias possibilidades:

1- a porta AGP está defeituosa

2- testei placas AGP diferente de 1,5v

3- minha placa não reconhece a placa de vídeo por ser modelo antigo....

Alguem tem algum comentário a respeito?

Obrigado a todos.

Postado

Fala Phoenyx,

Amigo, esse é o problema... Não sei se minha placa é 2X ou 4X.. espero que seja 2X.

A marca é PINE e não achei o seite do fabricante, a fim de averiguar.. Na própria placa, não achei nada que identificasse se era 4X ou 2X...

De qualquer forma, vou comprar uma RADEON 9600 ou superior, mas vai demorar... E o pior é que a garantia da minha placa está com o prazo próximo do fim, e preciso saber seé problema do SLOT AGP, a fim de reclamar perante a SOYO o problema.

Alguém sabe me dizer o site da PINE ou de como identificar qual o tipo de AGP da placa?

Acredito que pergunto isso na parte do forum errada, pois aqui é placa-mãe, mas como tudo começou aqui.. pergunto aqui e vou repetir a pergunta no forum de placa de video.

Obridado pessoal!

• Membro VIP
Postado

Só por curiosidade tenta trocar a sua fonte por outra mais forte...

A causa do computador não ligar pode ser a baixa potencia da fonte. Coloca uma de 450 ou 500 e veja se da diferença (tenta fazer isto na loja q comprou o resto...)

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por carvalhoso@16 Set. 2003,16:36

A causa do computador não ligar pode ser a baixa potencia da fonte. Coloca uma de 450 ou 500 e veja se da diferença (tenta fazer isto na loja q comprou o resto...)

Ê Carvalhoso, leia o tópico inteiro para não pegar o "bonde andando", este problema ele já resolveu... :P

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Phoenyx+16 Sep. 2003,19:45-->
carvalhoso@16 Set. 2003,16:36

Ê Carvalhoso, leia o tópico inteiro para não pegar o "bonde andando", este problema ele já resolveu... :P

Tem certeza que resolveu??

Parece que a máquina não dá video...

Só com placas PCI (mais antigas, consumo de energia muito baixo...)

Será q com uma placa aceleradora que consome muito mais energia a fonte ainda assim conseguiria segurar o computador ligado, fornecendo energia suficiente para a placa de video???

• Membro VIP
Postado

A máquina poderia ficar instável mas ligaria sim. O mais provável é a placa d vídeo incompatível mesmo.

Sobre placas PCI consumirem menos energia você está enganado, no caso dele consome mais, este AGP8X transfere 1.5v, ou menos, dependendo da VGA.

Fica frio, não peguei no seu pé, é q pareceu q você não tinha lido os posts e isto poderia confundir ainda mais a cabeça dele, q já deve estar uma pilha com isto...

Até :**

Postado

:hmmm: Curto e grosso: Aproveita que seu pc táh na garantia, vai na loja que você comprou ele, troque todos os itens (mesmo os que não apresentam defeito), por outros iguais. Assim você soluciona este caso. não é possível que você não pensou nisso antes... Mesmo que o venderor não queira trocar as suas peças, você deve insistir, porquê é um direito seu como consumidor!!! Vamos agora parar com este tópico ENOOOORME sobre NADA!!!! Fácil demais resolver isso pô!!! Troca logo e pronto!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...