Ir ao conteúdo

Necessito de auxilio para adquirir uma placa de som Off-Board

T_M_SILVA

Posts recomendados

Postado

Bom dia, amigos do fórum!

Recentemente adquiri um teclado de música semi-profissional, e ele possui entrada e saída para cabo MIDI (cabo que permite troca de dados com um computador), no entanto, o plug desse cabo é semelhante a um joystick (pelo que me consta, específico para placas de som Off-Board). O meu PC tem som on-board, somente com aqueles plugs para microfone e fones. Pois bem, ja me cientifiquei de que necessito da placa de som, mas vamos às perguntas:

Tenho pertensão de criar arranjos de música através desse recurso e gravar no computador, pois creio que essa conexão MIDI possibilite a referida tarefa través de programas específicos. Portanto gostaria de saber se vocês conhecem uma placa de som que proporcione uma qualidade razoável para o que quero fazer e que não seja tão caro, pois ja fiz um Up no PC e estou com poucos recursos.

Também gostaria que me explicassem acerca da quantidade de bits e de canais, em que isso influencia? Desculpem-me pela extensão do texto, pois sou leigo no assunto e necessito resolver essa questão!

Desde já fica o meu agradecimento àqueles que puderem colaborar.

Fiquem com Deus!

Abraço.

• Administrador
Postado
Também gostaria que me explicassem acerca da quantidade de bits e de canais, em que isso influencia? Desculpem-me pela extensão do texto, pois sou leigo no assunto e necessito resolver essa questão!

Vamos tentar te ajudar... rsrsrsrsrsrsrsrs

A resolução de uma placa de som envolve dois fatores: a quantificação, medida em bits, e a amostragem, medida em KHz. Para entender o que isso significa, considere a produção de um CD comum. No estúdio de gravação, um computador transforma o sinal elétrico proveniente dos microfones e dos instrumentos dos músicos num arquivo digital. Esse arquivo, que depois é registrado no CD, usa o formato 16/44,1, ou seja, o computador pega 44,1 mil amostras do sinal a cada segundo e cada amostra é transformada num número de 16 dígitos (bits).

O problema é que, enquanto o som natural varia infinitamente, a placa tem apenas 65.536 valores (os dois valores de cada bit, 0 ou 1, potenciados 16 vezes) para descrever cada amostra do som, o que leva a erros.

Esses erros são provenientes das variações dos sinais enquanto eles são captados pelo PC, por isso a necessidade de boas gravações em estúdios, já que estes são bem protegidos de sinais externos que podem influenciar ainda mais na qualidade da gravação, no caso.

Com a necessidade de haver uma melhoria nessa captação, surgiram placas de som, claramente com maiores quantidades de bits, as que antes rodavam a 16, agora, já suportam a taxa de 24 bits, o que dá uma captação de sinal melhor.

Aumentar a freqüência de amostragem também pode melhorar o resultado de sua gravação, pois o computador supostamente passa a captar melhor os tons muito agudos.

Portanto, as placas de som 24/96 e 24/192 (com 24 bits e 96 ou 192 KHz) gravam melhor o som. Mas a diferença é sutil, para notá-la, é preciso ligar o micro a fones de ouvido ou a um aparelho de som de excelente qualidade, por isso na maioria das vezes, eu mesmo, sempre indico do meu gosto, que para realmente poder se notar a diferença tanto na emissão de sinal, ou na captura de sinal, utilizar um som profissional, porque a ouvidos nus (ou seja, somente ao ouvido com aparelhagem normal), ou utilizando fones de ouvidos profissionais - o problema é que claro, esse equipamento não é tão acessível a todos, mas é uma forma de se notar a diferença claramente...

Além disso, a resolução melhorada não incrementa o som dos CDs e arquivos MP3 que você já possui. Por outro lado, permite usar o micro para ouvir discos DVD-Audio, que têm altíssima fidelidade sonora (o micro precisa ter um drive de DVD).

Se você pretende fazer gravações, escolha uma placa de som com a maior relação sinal/ruído (S/N) possível, de preferência acima de 100 dB (decibéis). Uma placa com S/N alta gera menos ruído, o que facilita a vida do usuário --não é preciso gravar com o volume quase no máximo, o que evita dores de cabeça.

Quanto a sua placa de som, isso também vai depender do tanto que você vai poder desembolsar...

Tem placas de som boas, médias, ruins, claro, os preços variam, vai do seu bolso...

Dj Rayke

Postado
Quanto a sua placa de som, isso também vai depender do tanto que você vai poder desembolsar...

Tem placas de som boas, médias, ruins, claro, os preços variam, vai do seu bolso...

Dj Rayke

Boa tarde, Dj Rayke!

Primeiramente agradeço pela explicação acerca das placas de som.

A priori, não tenho pretensão em adquirir algo muito profissional, vontade até tenho, mas o momento não me é permissivo. Para atender à demanda, gostaria de uma placa de som "boazinha", com preço popular e o que necessito de maior importancia, que é a entrada tipo joystick, para conectar meu PSR-330 via cabo MIDI.

Uma opção pela qual me interessei é a placa Creative Live 5.1, com 05 canais, 16bits e entrada joystick, Você acha que é uma boa placa, levando-se em conta qué é para uso quase que doméstico?

Também havia me interessado pela Creative Live 7.1 de 24 bits, mais ela não possui a entrada de que necessito.

Aguardo sugestões!

Fique com Deus!

abraço.

• Administrador
Postado
Uma opção pela qual me interessei é a placa Creative Live 5.1, com 05 canais, 16bits e entrada joystick, Você acha que é uma boa placa, levando-se em conta qué é para uso quase que doméstico?

Também havia me interessado pela Creative Live 7.1 de 24 bits, mais ela não possui a entrada de que necessito.

T_M_SILVA... Vou te aconselhar algo um pouco mais elevado... no caso... te aconselho a Audigy 2 ZS, ela é um pouco mais cara, porém, é superior a essas duas, e vai lhe dar uma qualidade de áudio satisfatório, utilizo ela, mas não MIDI, e sim, para som profissional, e sua taxa de resolução é muito boa... Procure dar uma olhada nos preços...

Dj Rayke

Postado
T_M_SILVA... Vou te aconselhar algo um pouco mais elevado... no caso... te aconselho a Audigy 2 ZS, ela é um pouco mais cara, porém, é superior a essas duas, e vai lhe dar uma qualidade de áudio satisfatório, utilizo ela, mas não MIDI, e sim, para som profissional, e sua taxa de resolução é muito boa... Procure dar uma olhada nos preços...

Dj Rayke

Bom dia Dj Rayke, acabei comprando mesmo a live 5.1, estive agora a pouco dando uma olhada nos preços da placa que você me indicou e por enquanto não tenho condições de comprá-la.

Agora estou com um pequeno problema, ela veio com um CD que não dá suporte para WinXP, o Windows a reconhece, indica que instalou alguma espécie de driver dele mesmo, mas a placa não gera som. Estive pesquisando na net e vi que ela é famosa por dar esses problemas de instalação.

Você saberia me dizer quais os procedimentos para a instalação e onde consigo encontrar os drives corretos. O prório site da Creative é muito subversivo nessa parte!

Fique com Deus!

Abraço.

• Administrador
Postado

T_M_SILVA, acesse aqui:

http://us.creative.com/support/downloads/

E escolha o modelo da sua placa que é SOUND BLASTER, depois basta escolher Live, e no terceiro quadro escolher o modelo de sua placa de som...

Há muitas pessoas que adquiriram placas como essas falsificadas, quando eu adquiri a minha Live 5.1, o CD dela, veio com suporte a XP... não sei né... mas você baixa o driver por aí...

Hoje não tenho mais a placa e nem o CD... rsrsrsrsrs, mas faça um teste com esses drivers aí...

Abraços...

Dj Rayke

Postado

Bom dia DJ Rayke!

Essa minha placa eu comprei OeM, mas a atendente a colocou dentro de um plástico anti estatico e pos um CD Sound Blaster da creative dentro, aparentando ser original. mas quando eu o coloquei a tela ficou preta e piscando. Consegui interromper a execução do CD com CTRL+ALT+DEL. O windows reconhece dois novos dispositivos: O dispositivo de áudio (esse o windows instalou o driver generico dele) e o controlador de audio e jogo (essa está como não instalado), e ainda assim sem emissão de som, se bem que tentei com a saída de fone tradicional. Ainda que não seja legitima, gostaria ao menos de ve-la funcionando, do contrario, vou tentar troca-la por outra

Entrei no link que você forneceu e baixei o driver e o playcenter. Também coletei algumas informações na internet acerca da instalação dessa placa. Quando chegar em casa vou ver se consigo instalar e amanhã posto novamente o resultado.

Obrigado pela força!

Fique com Deus!

abraço.

Postado

Bom dia, Dj Rayke!

Tentei de todo o jeito instalar a Live 5.1 no meu xp ontem, mas não teve cxonversa....desabilitei o áudio on board, desabilitei o plug in play para que o Windows não instalasse os seus drivers genéricos e tentei instalar com o CD original. Para a minha surpresa, ele executou e pareceu estar instalando o Driver. Mas posteriormente o que eu vi foi uma série de programas velhos e bugados. quero ver se devolvo a placa e pego o meu dinheiro de volta, posi pelo que entendi, tem que se fazer uma especie de gambiarra no windows para ela instalar, e isso pode me dar problemas quando eu for fazer novos upgrades. então queria ver com você uma placa que instale bem no XP com preço baixo...até uns 80 R$. Existe?

Aguardo sugestões!

fique com Deus!

abraço.

• Administrador
Postado

Essa placa de som, não deveria ocorrer tais problemas, te aconselho a testar essa placa de som em outro PC, e verificar se o mesmo ocorre, se ocorrer, troque a placa de som, o problema pode estar nela... Troque por uma de mesmo modelo, as live 5.1, são boas placas de som...

Postado

Boa tarde, DJ Rayke!

Depois de algumas pesquisas na internet conclui que a live 5.1 é um pouco "enjoada" de se instalar no WinXP, requerendo até mesmo um pouco de sorte para a instalação com êxito, no ponto de vista de alguns.

Tanto que voltei a loja e eles me propuseram a devolver o dinheiro sem qualquer hesitação. Diante disso, comprei uma plaquinha genérica (goldship 1501) com 6 canais e a entrada DB15 (joystick), que representa minha necessidade efetiva. essa instalou corretamente e da um som até legal. o unico problema é que não deixa o windows desligar por vias normais (ja vi na net, é outra "incompatibilidade"). Agora estou aguardando o cabo MIDI chegar. Novamente creio que ela irá atender a essa demanda, pois lembremos que o cabo MIDI apenas permite troca de dados e não de som, em si.

Porém ainda tenho plano de adquirir algo mais avançado, mais observarei o funcionamento desta atual para ver como se sai frente à tarefa.

Qualquer coisa torno a postar.

Obrigado pela força!

Fique com Deus!

• 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...