Ir ao conteúdo

Será que vai dar zebra?

longuete

Posts recomendados

Postado

Vou substituir minha X800GTO por uma 8800GTS. Será que minha atual fonte vai aguentar? Tem gente que diz que sim... outras dizem que não... estou na dúvida.

Obs.: o meu PC é o da assinatura

Postado

Grande, difícil dizer ai! Mas acho melhor pegar uma seventeam 550! A 8800 puxa muito! É bom observar que se a sua atual aguentar, aguentará no limite! Boa sorte!

Postado

Mas ela "puxa muito" somente quando estiver rodando um jogo pesado ou simplesmente por rodar o Windows já é o suficiente pra ela puxar muito?

Como faço para calcular o consumo do meu PC? Lembro que tinha um site que a gente ia selecionando o hardware e no final ela dava o consumo do sistema.

Postado

Fui no site http://www.extreme.outervision.com/psucalculator.jsp e calculei o consumo do meu sistema. A fonte recomendada deve ter no mínimo 415W. Como eu calculei para que o sistema consumisse até 90% da potência da fonte, acredito que essa fonte recomendada esteja 10% acima do consumo real do sistema. Embora eu tenha especificado o uso de um CDROM e de um DVDRW simultâneos, o uso dos 2 HD também em simultâneo e o consumo de da minha placa de captura (eu acho difícil acontecer de serem usados os dois drivers (DVDRW e CDROM), dois HD e uma placa de captura durante um jogo). Selecionando-se somente os dispositivos usados durante o jogo, o consumo não passa dos 380W. Sendo assim, acho que ainda vou ter uma folguinha caso continue com minha 420BKV. Mas fica minha pergunta: esse site é confiável?

• Membro VIP
Postado
Fui no site http://www.extreme.outervision.com/psucalculator.jsp e calculei o consumo do meu sistema. A fonte recomendada deve ter no mínimo 415W. Como eu calculei para que o sistema consumisse até 90% da potência da fonte, acredito que essa fonte recomendada esteja 10% acima do consumo real do sistema. Embora eu tenha especificado o uso de um CDROM e de um DVDRW simultâneos, o uso dos 2 HD também em simultâneo e o consumo de da minha placa de captura (eu acho difícil acontecer de serem usados os dois drivers (DVDRW e CDROM), dois HD e uma placa de captura durante um jogo). Selecionando-se somente os dispositivos usados durante o jogo, o consumo não passa dos 380W. Sendo assim, acho que ainda vou ter uma folguinha caso continue com minha 420BKV. Mas fica minha pergunta: esse site é confiável?

O site é confiável sim se você usar de bom senso para colocar os dados de sua config. Você deve ter feito o cálculo errado... Veja ai o resultado..

longuete.jpg

Sua demanda, no pico do pico, não passa de 290 Watts, com uma corrente máxima da ordem de 16 Amperes nas linhas de 12 Volts...

Se sua fonte é antiga (muito uso), coisa assim de 2 anos de uso normal, ou um ano de uso intensivo (10 horas dia) aconselho você a pensar sua fonte com 20% a menos de capacidade, ou seja, ela seria capaz de suprir com folga nesse caso não 26 Amperes na linha de 12 Volts mas sim cerca de 21 amperes, o que dá e sobra para a sua config. Você estaria operando ainda a 75% da capacidade de fornecimento da fonte.. (nas tensões de 3,3 e 5 Volts nem esquente pois a fonte fornece ai energia de sobra...)

Veja um tópico aqui no fórum a respeito do dimensionamento de fonte e uso dessa calculadora da qual te passei o resultado...

http://forum.clubedohardware.com.br/como-escolher-melhor/464986

Olhe com atenção o item 7 (calculadora)

Entretanto essa tua fonte não é nenhum primor ne tocante a consumo de energia... Veja que no momento que a sua config demandar 290 Watts a tua fonte vai estar solicitando da rede elétrica cerca de 290/0,65 = 446 Watts. Essa diferença ai, de cerca de 156 Watts de calor gerado, de energia colocada fora, corre por conta da baixa eficiência dessa linha de fontes da ST, a linha BKV. Fuja dela se você puder.

Se esse seu PC estivesse sendo alimentado por uma fonte moderna, como uma ZM460B-APS, estaria demandando da rede cerca de 290/0,80 = 365 Watts, cerca de 75 Watts a mais... Essa diferença de consumo extra de 156 - 75 = 81 Watts a menos se deve ao boa eficiência da ZM...Com essa economia de energia (cerca de R$ 1,00 a cada 30 horas de funcionamento do seu PC com essa potência) você poderá amortizar a diferença no preço de uma para outra fonte em pouco tempo... E a fonte indicada é em tudo melhor do que essa sua ST. Veja ai..

ZM460B-APS x ST420BKV

Rendimento de 80% x Rendimento de 65%

PFC ativo x Sem PFC

Corrente de 34A em 12 V x Corrente de 26A em 12 Volts

Tem mais , mas chega isso.

Essa fonte está em falta no mercado, mas logo logo deverá voltar. Fique antenado para um dia trocar.... Assim que a mesma estabilizar seu preço, pois vai voltar num valor alto agora no início... (pouco antes de sumir estava a R$ 270 no ML)

Abraço...

Postado

Te aconselho a trocar a fonte por uma de 450 ou 500w reais.

ex: montei um pc novo para meu irmão que resolveu desembolsar (ele foi ao paraguai)o resultado foi esse:

Proc: Intel Q6600

MB: ASUS P5K Premium Wi-fi

VGA: 8800GTS de 320MB da XFX

HD: 300GB seagate SATA2

ram:4GB (4x1GB) DDR2 1066 não me lembro a marca

Gravador DVD da pioneer (sata) e Gravador DVD da LG (ele já tinha esse)

Fonte: 500w reais da Dr.Hank (foi a unica que ele achou de "marca" no paraguai)

Fiquei com um receio furioso na hora de montar o pc, mas o fonte aguentou tranquilo, isto é, testei o pc por horas a fio em jogos como Lost Planet, Battlefild 2142, Bioshok e STALKER e foi bem.

pesquisei sobre essa fonte e a qualidade dela e muito boa, (tem até led azul na cooler traseiro) a unica coisa ruim dela e que a eficiencia da fonte não chega a 80% como as outras do merca.

sendo assim não fique na duvida e compre uma fonte de qualidade e boa com a zalman, OCZ entre outras, mas de 450W para mais

Postado

É gente. Quanto a fonte, tô vendo que não vai ter jeito mesmo: vou ter que trocá-la. Mas não poderei fazer isso agora. Já que a 8800GTS puxa de verdade quando está em full, posso maneirar na jogatina (pra não forçar a fonte) e aguardar um pouco pra comprar a fonte. Posso fazer isso?

• Membro VIP
Postado
faller, você fez a conta com a X800GTO, mas ele disse que pretende trocá-la por uma 8800GTS e manter a mesma fonte ;)

Erro meu, mil desculpas ai ao colega longuete e muito obrigado a você amigo e conterrâneo Razi the Dragon. Vou ver se consigo remendar barato esse erro dai...

Essa tua placa atual, a X800GTO, consome cerca de 60 Watts e a nova placa consome cerca de 103 Watts, veja ai...

8800.jpg

São portanto, no pico, cerca de 40 Watts a mais... Ou seja, 310 Watts no pico, o que levaria a corrente na saída de 12 Volts a 19A, quando sua fonte poderia estar podendo fornecer 21 Amperes. Fica no limite mas deve dar.. Reconsidere a potência gasta com tantos drives DVD/HD. Poupe ai, desligue dois desses até você não conseguir comprar uma nova fonte... E ai você pode jogar sim e curtir a nova 8800....

Abraço..

Postado

Mas será preciso desligar os drivers ou basta não acessá-los? E com relação a fonte, qual vocês acham melhor: a ST-550PAG (550W) ou a Thermaltake W0100RU (500W)?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...