Ir ao conteúdo

Como acessar e criar partições invisíveis e para que server algumas especiais

doraimom

Posts recomendados

Postado

Olá.

Vamos começar pela parte mais fácil. Meu notebook tem uma partição especial invisível que serve para alguma coisa relacionada a segurança. Ela aparece com algumas opções nas configurações do SETUP da placa mãe. Ela se chama EISA CONFIGURATION e tem no meu PC 110MB de tamanho. Para que ela serve?

Como criar partições invisíveis? (Não compliquem onde não precisa. Obviamente partições não compatíveis com o Windows por exemplo, como a EXT3 não vão aparecer, MAS ESSA PARTIÇÃO NÃO É INVISÍVEL, apesar de não aparecer). Quando falo de partição invisível, portanto, é partição que foi criada com o objetivo de ser invisível, uso de segurança ou privacidade e não uma partição que está invisível porque simplesmente não foi reconhecida. São coisas completamente diferentes.

Continuação do segundo parágrafo.. Após criá-la, como acessar e usar essa partição invisível?

Obrigado.

Postado

doraimom,

Assunto interessante... creio que nela contém dados necessários que serão acessados e entendidos pelo hardware, não necessariamente arquivos com nomes conforme estamos acostumados ver... nunca pensei em partição, mas acho que o caminho é semelhante a arquivo "escondido"... você pode colocar um arquivo no HD e com um editor hexadecimal, tipo WINHEX, acessar a FAT e alterar a primeira letra dela, colocando um valor (acho que é o equivalente ao de interrogação) que dirá ao windows que aquele arquivo não existe, que foi deletado, mas como foi feito manualmente, o arquivo existe, os setores que ele ocupa continuarão a ser ditos como em uso... quando o sistema deleta, ele altera a primeira letra do arquivo, disponibiliza os setores ocupados para receber novos arquivos e transfere as informações para a lixeira, ou seja, move de uma pasta para outra... manualmente, o arquivo deixa de aparecer... apenas isso... agora, o windows, por exemplo, não vai conseguir encontrá-lo... mas um programa específico vai direto no setor e acessa os "bytes" desse arquivo...

As pastas e partições também tem informações... se alterarmos uma delas, "dizendo" ao SO que a pasta/partição foi excluída, de forma semelhante ao que podemos fazer com um arquivo, o SO normal, windows/linux/etc, não vai enxergar aquela pasta/partição...

Bem, creio que o caminho a ser pesquisado é por ai...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...