Ir ao conteúdo

usuária muito iniciante desesperada: Instalação

Mandica

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Eu sempre consulto o site como visitante e semrpe consigo tirar todas as minhas dúvidas lendo tópicos daqui, mas só hoje me cadastrei, porque estou realmente desesperada. Eu encontrei outros tópicos semelhantes mas nenhum era completamente o meu caso, além disso os "perguntantes" tinham muito mais experiência que eu, e para mim peço que seja explicado tim tim por tim tim se possível, pois não sou muito experiente mesmo com computadores. Só que sou pobre e não tenho dinheiro pra pagar técnico :mad:

Eu comprei um Notebook CCE Info linha Win, Processador Intel Pentium Dual Core T2080, Barramento 1.73 GHZ/533 MHz, 1GB DDR2, Chipset Intel Castiloga 945 GML Express...foi pela submarino lá tem as outras especificações: http://www.submarino.com.br/software_productdetails.asp?Query=&ProdTypeId=10&CatId=60211&PrevCatId=11124&ProdId=1981254&ST=BL60211&OperId=0&CellType=2

Essa porcaria vem com Windows Vista Starter, que é uma droga e não dá para fazer nada, além de ser incompatível com programas que preciso usar par ao trabalho. Até aí tranquilo, a minha Universidade disponibiliza através de um convênio com a Microsoft, Windows XP Professional para uso acadêmico, e como esse era o fim do laptop beleza. Fui inocentemente instalar. Claro, não dá para "downgradear", então instalar normalmente não funciona.

Dei boot do CD e acho que meti os pés pelas mãos. Instalei na partição que estava do Windows Vista (a maior, eu não particioinei, mas aparecem outras duas pequeninas lá), e ele perguntou se eu queria formatar. Eu disse que sim porque eu não tinha nada mesmo no laptop. Depois prosseguiu e disse que já havia um Windows instalado. Eu achei estranho, porque pensei ter formatado, ele perguntou se eu queria instalar por cima que iria subsituir, eu concordei e dei enter, ou R sei lá, o que mandava lá fazer para concordar.

Aí prosseguiu a instalação normalmente (naquela telinha azul de instalação), até que chegou o momento que precisou reiniciar para continuar a instalar. Reiniciou e tal...mas aí dá boot pelo CD, e começa a verificar hardware como se fosse fazer tudo de novo. Daí fica tela preta e não prossegue. Primeiro achei que fosse problema do meu CD, e como eu tinha um pirata velho do Win Pro,coloquei ele e reiniciei. Acontece a mesma coisa (e vi em algum tópico antigo aqui aocntecer a mesma coisa com alguém, mas ninguém respondeu o que poderia ser). Então no desespero resolvi voltar para o Vista para pelo menos usar o laptop para alguma coisa, nem que fosse só para internet. Ele começa o processo de instalação, finaliza e vai reiniciar...e aí o que acontece? Dá boot pelo CD e começa a instalar tudo de novo, do início. Já fiz isso tantas vezes que minha key não funciona mais. Já tirei o CD e iniciei de novo ele dá erro de sistema operacional. Depois eu reparei que o CD que vem junto é de reparação do Vista, embora no site da Submarino diga que venham CDs de instalação. E descobri que perdi minha garantia porque tentei instalar um software que não vem com as configurações originais do produto.

Já chorei, me desesperei, arranquei os cabelos, porque é meu instrumento de trabalho e agora não serve mais para nada. Gostaria de saber se alguém sabe se existe alguma solução para o meu problema, ou se realmente tenho que doar os 2300 reais que eu nem comecei a pagar para o ferro velho. Só queria instalar o XPzinho, continuar usando meus rpogramas do trabalho e me divertir de vez em quando na internet...me desculpem o e-mail quilométrico, estou mesmo desolada.

Me ajudem, sem esquecer que eu sou bem iniciante de computador. Sou bióloga e só uso para trabalhar.

Postado

Queridos, por incrível que pareça a assistencia técnica da CCE me ajudou em alguma coisa. Eles me disseram para baixar o clearhdd.exe colocar num CD e me deram lá os comandos para limpar o HD, e aí depois posso instalar o XP normalmente. Mas agora estou com outra dúvida, eu baixei o clearhdd.exe

Como faço um Cd bootável com isso?? Imagem de Cd eu sei gravar pelo Nero, mas ele é um exe e não uma imagem de cd. Não tem floppy no note, então não adianta eu gravar o programinhs num disquete...me ajudem por favor.

Postado

Mandica,

Copie os arquivos de um disco de inicialização do win98, por exemplo, para dentro de um pendrive. Reinicie o notebook e vá no BIOS para ajustar a sequência de boot. Mude para inicializar com usb ou ler dipositivos móveis.

Já ia esquecendo, coloque também o clearhdd.exe na raiz dos arquivos que você copiou para o pendrive. Você se lembra como é o boot com disco do Win98... vai acontecer o mesmo só que do teu pendrive... quando você tiver o prompt livre apenas execute da seguinte maneira:

x:>clearhdd.exe c:

onde x:> é a unidade que está representando o teu pendrive e c: a partição que você quer formatar.

Ou se preferir:

c:>clearhdd.exe 0

onde c:> é a unidade que se deseja limpar e o parâmetro de limpeza 0 (ZERO).

Atenciosamente,

Adolfo.

Caso você não consiga deve procurar ajuda de pessoas mais experientes. Um técnico não é tão caro assim. Você é do Rio? Se você quiser posso te ajudar.

Outro ponto importante é saber se o hardware tem compatibilidade para o sistema que se pretende instalar. Eu fiz um downgrade de sistema operacional em um notebook VAIO, que veio com Windows Vista Home Premium, mudando-o para Windows XP Professional. Depois descobri que não havia drivers para som, rede, leitor de cartões de memória e rede wireless. Resumindo, voltei para o sistema que veio de fábrica...

Postado

oi olha temta fazer uma coisa emtra em linha de comandos

ascreva lá format c:

este vailhe formatar todo o pc depois vai criar uma partiçao.espere até a partiçao estar comcluida depois renici o computador e coloke o cd de imstalaçao do xp.

espero ke isto ajude pois ainda não to muito a par do vista

Postado

As montadoras de notebook, fazem isso de proposito, p/ forçar e/ou ajudar as pessoas a migrar p/ o Vista. Uma pergunta p/ a autora do tópico.

Quais programas, você quer executar, que o Windows não deixa? Já tentou ver, versões atualizadas dos programas? Downgrade, você terá mais dor de cabeça do que nunca... As montadoras de notebook, só projetaram o computador p/ uma determinada versão do Windows. Então, os drivers, nos sites deles, só estarão p/ esse sistema. O único sistema que não tem isso é o Linux, que reconhece quase tudo, durante a instalação e/ou o Live CD/DVD.

• mês depois...
  • Membro VIP
Postado

Tenho esse mesmo notebook e fiz a mesma coisa, apaguei o vista starter (inútil) e coloquei o XP professional.

Não tem grandes complicações, mas se você é realmente novata em informática, sugiro procurar alguém mais experiente ou mesmo um profissional para fazer isso, instalar o windows não é nenhum bicho de sete cabeças mas também não é exatamente uma tarefa fácil para quem não tem prática.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...