Ir ao conteúdo

Barulho ensurdecedor Pentium D960

estefania

Posts recomendados

Postado

Tenho um Pentium D960 3.6Ghz, fonte Huntkey Green Star 550w reais e motherboard Asus P5B Deluxe Wi fi Ap Solo. Uso o fan que veio junto com o processador.

A temperatura do processador está sempre entre 70 e 75 graus, a da motherboard entre 40 e 45 graus e a fan speed entre 3600 e 3900 rpm( dados do hardware monitor do setup).

Tirei o fan, limpei e troquei a pasta, conferi o encaixe, perfeito, e tirei a tampa lateral do gabinete para ventilar. Mesmo assim, a temperatura não baixa de jeito nenhum. E o fan faz um barulho ensurdecedor.

Só que quando o pc tava novinho, uns 7 meses atrás, era super hyper silencioso, mesmo quando eu tava com um monte de programa aberto, ou tava jogando Need. Não fazia barulho nenhum. Hoje em dia, não dá pra agüentar o barulho. É muito alto.

Coloquei no modo silencioso(no setup) e o fan fica em 2000 rpm em media.Agora quando a cpu ta ociosa, nao faz mais o barulhão, mas quanto da trabalhando, volta tudo de novo. Resolveu um pouco do barulho, mas tenho medo que queime o processador, pois a temperatura continua a mesma.

O que eu devo fazer para acabar com o barulho e esfriar o processador?

Postado

Talvés se trocasse o cooler do proscessador,outra é que vale também é em dias mais quentes

o computador sofre mas quanto a placa mãe é melhorar a ventilação com mais coolers ou trocando o gabinete

Postado

Cara Estefania;

A resposta do nosso amigo RED_L é válida...

Mas você disse que tirou o Cooler e limpou, mas que limpeza você fez???

Pois a limpeza correta do cooler é você retirar até a ventoinha dele, com o alcool isopropilico limprar a graxa que com esse tempo e pelo que você me falou resseca muito rápido.

Bom vou postar um link de como fazer a limpeza, espero que não tenha nenhum problema fazer isso.

Obs.: caros moderadores se for proibido postar links com tutoriais peço desculpas minha única intenção é ajudar a colega.

Segue o tutorial:

http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=4677&zoneid=24&resumo=

Caso consiga arrumar por favor post para saber se foi de alguma valia nossa ajuda.

Abraços e boa sorte.

Postado

Alguns detalhes:

1º - Se você puder usar o alcool isopropílico na limpeza, melhor ainda pois ele evapora muito mais rápido.

2º - no lugar do óleo use graxa, pois o resultado é bem melhor.

Qualquer dúvida é só postar.

Postado

esse clock é original ou você fez algum overclock?

a temperatura ta muito alta mesmo, veja o tutorial que o colega colocou ai emcima e veja se você fez tudo corretamente, aproveite e veja se no processador tem algum adesivo colado sobre ele.

e coloque uns fans adicionais no gabinete, para melhorar a circulação, vai melhorar também, compre no minimo 2 fans para o gabiente.

caso nada disso resolva, o jeito é trocar o cooler do processador mesmo

Postado

Pela descrição, concordo que deve ter dado alguma ***** durante a limpeza. Ou pior, pode ter alguma coisa batendo nas pás do fan. Ou as pás, batendo nas aletas do dissipador, isso pode explicar o barulho... uma má lubrificação de mancal nunca iria gerar algo que pudesse ser remotamente taxado de "ensurdecedor".

Minha sugestão é, abra a lateral do gabinete, com o cooler ligado, e preste atenção no funcionamento dele, veja se consegue identificar o barulho. Pode ser até um parafuso preso nas aletas.

Postado

A limpeza que eu fiz foi tirar a poeira, limpar a pasta térmica velha e por nova. Não cheguei a desmontar o cooler, pois ele não tem parafusos, só encaixe na lateral, e é bem difícil de mexer, e como o material parece não muito resistente, fiquei com receio de quebrar.

O gabinete fica o tempo todo com a lateral aberta. Os cabos estão todos bem longe do cooler( tem aquela malha preta em volta). Eu conferi o encaixe e o cooler não tem nada batendo na ventoinha,está bem preso. É um barulho semelhante a um secador de cabelo.

Vou tentar fazer como no tutorial e seguir as dicas de vocês para ver se dá jeito.

Obrigado a todos!

Postado

Estefânia tente fazer a limpeza que o motinhajr lhe passou, faço sempre aqui e funciona muito bem... E veja também se esse barulho não vem de outro cooler como da fonte, etc..

Boa sorte!!

[]´s

Postado

O meu cooler não dá pra desmontar. É inteiro. Daí, tirei ele da cpu e com uma seringa com a agulha torta, coloquei algumas gotas de óleo de máquina misturado com grafite em pó nos rolamentos. Mexi bastante pra espalhar e depois coloquei de volta. Coloquei no modo performance, o máximo e nem sinal de barulho mais. Não respingou nada por dentro depois de funcionando. O problema era engraxar mesmo. Agora que ele tá no máximo, o processador foi pra 62 a 65 grause nada de barulho. Ta jóia. Obrigado a todos pela dica.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...