Ir ao conteúdo

Monitor com imagem amarelada

anderson.mcd

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Estou com problema no meu monitor LG Studioworks 520Si.

De uma semana para cá, a imagem do monitor começou a ficar amarelada e hora azulada, voltando ao normal com uns tapinhas.

Desconectei o cabo do monitor que liga à placa de video e recoloquei, porém não tive exito.

Imagino que seja solda fria, estou quase abrindo o monitor para ressoldar.

Possuo alguns instrumentos como chaves, ferro de solda e multimetro, seria necessário mais instrumentos para o reparo?

Atenciosamente, Anderson!

Postado

Ola Anderson.mcd , com certeza é um mau contato.

Pode ser no conector do cabo junto a base do chassis , mas pode ser também no

soquete do cinescópio (plaquinha do tubo de imagem).

É um pouco trabalhoso devido as blidagens mas com cuidado você vai obter exito.

Ferramentas ? Somente chave Philips , ferro de solda e solda .

Boa sorte !

de:

py1acb Angelo...

Postado

Muito obrigado, py1acb!

Uma coisa que me deixa inseguro é quanto ao Flay Back, é verdade que a tensão armazenada está entre 20.000 a 25.000 volts ou é pelo menos suficiente para matar uma pessoa? Como eu faço para desenergizá-lo e trabalhar com segurança?

Postado

O tubo que armazena,você não precisa descarrega-lo neste caso,só não mecha na chupeta conectada no tubo.Eu tive este problema e o defeito era o cabo quebrado.

Se gostaria de aprender como descarregar,olhe o link(eu uso um fio e uma chave de fenda com o cabo bem isolado).

Dicas de consertos

Postado

Olá silvio.a.s,

O cabo que você se refere, é aquele que conecta na placa de video ou é outro cabo?

Para saber se é o cabo, deverei comprar outro e testá-lo?

Será que não é solda fria?

Agradeço a sua ajuda!

Postado

Bom dia amigos.Uma forma de você descobrir e testando a continuidade do cabo,torcendo ,mexendo nele e se nao constatar nada então,quase 100% de chance de ser solda fria na placa do cinescopio.Seria bom ter um sucador de solda.o que da mais trabalho e a blindagem da placa,de resto e so soldar toda placa pra garantir que nao ira dar mais o defeito.

Postado

Muito obrigado pessoal, mas volto a perguntar: é mito ou verdade que a tensão elétrica armazenada no Flay Back está entre 20.000 e 25.000 volts ou é pelo menos suficiente para matar uma pessoa? É necessário desenergizá-lo para trabalhar com segurança?

Alguem teria uma imagem ilustrativa da placa do cinescópio para localizá-lo no monitor?

Postado

Amigos o fly back nao armazena carga.Quem armazena carga e o crt(tubo de raios catodicos).Nao chega a matar mais dizem que doe muito. hehehhehe.So e necessario descarrega lo se for mexer no tubo ou trocar o fly,que nao e o caso.Amigo se nao esta seguro,peça pra alguem que tenha mais experiencia ok.Qto a imagem da placa do cinescopio nesse link você pode visualiza la:http://www.burgoseletronica.net/paginadetv/identificacaodaplacadotubo.htm

Postado
Muito obrigado pessoal, mas volto a perguntar: é mito ou verdade que a tensão elétrica armazenada no Flay Back está entre 20.000 e 25.000 volts ou é pelo menos suficiente para matar uma pessoa? É necessário desenergizá-lo para trabalhar com segurança?

Alguem teria uma imagem ilustrativa da placa do cinescópio para localizá-lo no monitor?

Amigão,eu já tomei descarga do ânodo do tubo,e não morri,mas tu não leu nada do que eu postei,o que carrega é o tubo"trc""cinescópio" ,é na verdade uma válvula que armazena como um capacitor de grande porte.,se tu tiver duvida mete o dedo na saída do TSH com a tv ou monitor ligado.Até.
Postado
Amigão,eu já tomei descarga do ânodo do tubo,e não morri,mas tu não leu nada do que eu postei,o que carrega é o tubo"trc""cinescópio" ,é na verdade uma válvula que armazena como um capacitor de grande porte.,se tu tiver duvida mete o dedo na saída do TSH com a tv ou monitor ligado.Até.
(Se não tem interesse em aprender,não mecha no monitor,deixe para alguém qualificado.)
Postado

Opa pessoal, agradeço a dicas de todos vocês.

Li todas as informações postadas.

jorgelslopes, mexi e remexi no cabo que é conectado na placa de video, no PC. Nada mudou na imagem, agora vou partir para o próximo plano que seria abrir o monitor para fazer a ressoldagem.

silvio.a.s, minha desculpas, imaginei que o Flay Back tinha algo haver com o tubo porém eu fiz uma confusão. Percebi que você tinha informado que quem armazenava energia era o tubo e a chupeta de alguma forma libera essa energia.

Meu maior interesse em abrir o monitor é mesmo para aprender, claro que gostaria de consertá-lo mas eu sou assim (curioso do tipo BULÃO...hehehe).

Ah, não meto o dedo ali não, amigão (hehehe) acredito em você!

Mais uma vez, obrigado pessoal!

Postado

Abrir o monitor, estou na dúvida onde pode ser o defeito.

Existe uma parte do cabo que liga a placa do cinescópio, por meio de um pequeno conector (lembra o conector que liga a fonte de alimentação do PC à placa-mãe).

Quando mexo nesse conector junto com a parte do cabo com 6 fios (3 pretos, 1 vermelho, 1 azul e 1 verde) a imagem oscila ficando totalmente boa, hora fica amarelada e a maioria das vezes não dá sinal de imagem.

Minha dúvida é: o defeito é no cabo, no conector, solda fria nessa parte do conector ou ambos? Será que existe a quinta opção (rs)?

Tem uma blindagem metálica que impede que eu observe a parte traseira (onde fica os pontos de solda) da placa do cinescópio, como faço para tirar essa blindagem que parece está soldada na placa?

Postado

Amigo, com certeza seu problema vai ser solda fria, e com relação a blindagem como você mesmo falou ela esta soldada na placa de cinescopio, e so você dessoldar os pontos onde estão soldados e retirar, depois e so ressoldar os pontos q estão com solda fria na placa, qq coisa post aqi...Boa Sorte!!!

Postado
Amigo, com certeza seu problema vai ser solda fria, e com relação a blindagem como você mesmo falou ela esta soldada na placa de cinescopio, e so você dessoldar os pontos onde estão soldados e retirar, depois e so ressoldar os pontos q estão com solda fria na placa, qq coisa post aqi...Boa Sorte!!!

Dessoldei a blindagem (ufa...que trabalhão) e procurei se existia pontos de solda quebrados ou soltos no conector. Por azar não tinha!

Mexi no cabo de novo e percebi que o defeito está no cabo (mesmo defeito do monitor de silvio.a.s). Agora terei que comprar um novo cabo.

Obrigado todos pela ajuda, fico agradecido!

Postado
Amigo então tu nao testou o cabo como eu disse ,se nao ja teria encontrado o defeito e nao ia ter trabalho.

Sim, eu testei como você mencionou.

Eu também teria que ter o trabalho de dessoldar a blindagem para observar se existia trincas no(s) ponto(s) de solda, afinal é necessário procurar o máximo de defeitos para solucioná-los, então não era simplesmente mexer na continuidade do cabo.

E se tivesse trincas no ponto de solda? Seria um trabalho a mais...

Detesto trabalho de "Português", algumas receitas de um bom serviço se resumi na paciência, observação, dedicação e trabalho necessário.

Agradeço a sua ajuda, você me ajudou e muito!

Postado

i aí pessoal!

podedm me ajudar??

recentimente trtokei minha placa d video(coloquei uma gforce fx5200 128mb)mas agora meu monitor fica com a imagen amarelada e dar uns tapinha nele nao resolveran nd

Postado
i aí pessoal!

podedm me ajudar??

recentimente trtokei minha placa d video(coloquei uma gforce fx5200 128mb)mas agora meu monitor fica com a imagen amarelada e dar uns tapinha nele nao resolveran nd

Olá amigo,

Posso tentar te ajudar porém você poderia dizer qual a marca e o modelo do seu monitor?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...