Ir ao conteúdo

Gravação de 7,5GB de vídeos em no máximo duas mídias de DVD?

Posts recomendados

Postado

Olá!

Bom, meu problema se resume especificamente em gravação de DVD, por isso não sabia se postava na seção de gravadores ou na seção de mídias, mas achei esta seção mais adequada.

É o seguinte: Tenho 20 vídeos mpeg de skateboard, que, somados, tem aproximadamente 7,5GB. Como cada mídia de DVD tem 4,7GB, antes de tentar gravar, eu achava que conseguiria gravar esses vídeos em 2 mídias apenas, só que durante o processo de criação de um 'DVD de Vídeo', percebi que qualquer arquivo adicionado tem seu tamanho aumentado, desta forma, atingindo mais rapidamente o limite de capacidade da mídia.

Sim, eu cheguei a testar a gravação em um DVD de Dados, e desta forma os arquivos não tem o seu tamanho aumentado. Mas há aquele velho problema de alguns DVD Players não aceitarem vídeos em DVDs de dados, que é meu caso. Ou seja, a opção DVD de Dados é descartada, neste caso.

Resumindo a minha dúvida: Qual é a possibilidade de eu gravar, em no máximo duas mídias de DVD, 20 vídeos mpeg que totalizam 7,5GB, sem ser em dados?

Postado

Goldstorm,

Creio que o melhor caminho é você utilizar o DVD LAB PRO (eu dizendo isso de novo... hehehe)... após o produto do LAB ficar pronto e a salvo no HD, utilize o DVD Shrink para compactar... você pode ajustar o Shrink para salvar em DVD 5 ( 4,7 GB ) ou DVD 9 ( 8,4 GB ) ... se você quiser salvar no HD, ou seja, sem gravar imediatamente após o shrink concluir o BACKUP, escolha salvar em ISO (opção disponível após clicar no ícone de BACKUP) e depois grave com qualquer programa... o IMAGE BURN para mídias de 8,4 GB é uma das melhores opções atuais pois ele ajusta a mudança de camada de forma excelente...

Por que utilizar o Shrink ??? No seu caso, o LAB poderá entregar o produto acima de 8,4... então o shrink ajusta isso para você... se o produto do LAB ficar abaixo de 8,4 então não haverá necessidade do Shrink... mesmo assim, grave com o image burn...

Postado

Te encontro em todas as seções, Elmo! Huahuahua!

Muito obrigado pela dica. Mas eu não entendi uma coisa:

Pra que eu usaria o DVD Lab Pro? Me desculpe, mas é que você não deixou isso muito claro em sua primeira frase e eu acabei não entendendo...

E usando o DVD Shrink, os vídeos perderão qualidade? Porque eles já não estão muito bons, não queria perder mais, sabe? =/

E o problema não é muito o tamanho dos arquivos, e sim o tipo de gravação 'DVD de Vídeo', que aumenta o tamanho dos arquivos na hora de adicioná-los a lista, fazendo com que o limite de capacidade da mídia seja atingido mais rapidamente. (Isso acontece pelo menos no Nero. Em outros programas eu não sei se acontece o mesmo)

Ou seja, o que eu queria saber é como posso gravar esses arquivos em no máximo duas mídias, (que seria o correto, considerando a capacidade de cada mídia e o tamanho total dos arquivos) sem que o maldito software aumente o tamanho deles! =/

Mas é claro, se a solução for mesmo compactar, estou disposto a fazer isso, e peço desculpas pela insistência no erro.

Postado

Goldstorm,

Um DVD para rodar em um player doméstico tem que atender um determindado padrão ou especificação... isso está contido na ISO 9660... os arquivos que o player entende são os de extensão .IFO (information), .BUP (BackUP dos .IFO), .VOB (Visual OBjects), .PUO (Proibited User Operation), .VTS (Video Tile Set)... quem cria isso para você é um programa do tipo DVD LAB PRO, a partir dos arquivos MPEG 1 ou MPEG 2 ou mesmo .VOB... o LAB não converte de/para outro padrão... não altera a qualidade... não comprime ou estica... ele apenas monta a estrutura e possibilita você criar um MENU a nível profissional... possibilita ainda criar marcas de capítulos, etc...

Quando você pega um filme grande, acima de 4,7 GB e quer colocar em uma mídia de 4,7 GB, a solução é compactar... o Shrink faz isso... obviamente, quanto maior a compactação para caber na mídia, pior a qualidade... de qualquer forma, se você compactar um filme comercial em uns 60 %, não dá para notar muito o que perdeu...

No seu caso, como passa pouco de 8,4 e você quer em 8,4 , a compactação será pouca... faça e depois assista, antes de gravar, para saber se ficou bom mesmo...

Oia, existem outro milhões de caminhos para fazer o que você quer... esse é apenas um deles... eu não tenho intimidade com o LAB, mas já esquentei a cuca com ele e sei do que ele é capaz... tem melhores, mas eu não sei indicar...

Quanto a estar em todas, são poucas áreas do fórum que eu frequento... falta de tempo e de conhecimento...

Postado

Deixa eu ver se eu entendi...

Dentro do DVD Lab Pro, eu escolho os vídeos que eu vou querer (mpeg), monto um menu, adiciono recursos extras (como capítulos), e salvo tudo isso em um único arquivo (suportado pelo player) para depois ser gravado em um uma mídia de DVD, simplesmente adicionando esse arquivo na lista de gravação?

Se for isso mesmo, surgiram algumas dúvidas:

1. Esse arquivo resultante do DVD Lab Pro, é para ser gravado na mídia em que tipo de gravação? Vídeo ou Dados?

2. Se eu quiser que o arquivo resultante do DVD Lab Pro não ultrapasse 4,7GB (para caber em uma mídia), basta adicionar vídeos que resultem em menos que 4,7GB, ou os recursos extras como o menu utilizarão muito espaço também?

3. O tamanho total dos vídeos não ultrapassa 7,5GB. Isso caberia em duas mídias de DVD, se não fosse o problema do Nero aumentar o tamanho. Usando esse esquema do DVD Lab Pro eu terei que compactar o arquivo mesmo assim?

Postado

Goldstorm,

Eu não sou nem aprendiz no LAB, mas direi o pouco que acho saber...

Sim, o produto gerado pelo LAB será uma pasta contendo uma subpasta de nome VIDEO_TS e nela estarão os arquivos no padrão de DVD de filmes...

1-você pode gravar a resultante com o IMAGEBURN... recomendo com ênfase esse aplicativo porque ele é bom demais... no caso de arquivos, utilize a opção BUILDER... no caso de imagem ISO, apenas ISO WRITE... é direto e mais fácil de ajustar para gravar...

2-Os recursos ficarão em um arquivo de nome VIDEO_TS.IFO... qualquer recurso adicionado aumentará o tamanho deles... mas são arquivos pequenos demais... coisas de 50 KB ou menos, mas, de qualquer forma, ocupam espaço, embora muito pouco... se der, organize os arquivos para passar muito pouco de 4,7 GB (4,38 GB reais)... assim o SHrink vai compactar pouco e a perda será insignificante... se ficar abaixo de 4.7, nem precisa utilizar o Shrink... basta gravar...

3-Respondido acima... provavelmente não...

Postado

Ok, Elmo! Acho que todas as minhas dúvidas estão respondidas agora! =D

Muito obrigado pela sua ajuda! Assim que puder vou testar e se o tópico ainda não tiver caído eu posto pra dizer se deu tudo certo!

Abraços,

Goldstorm

Postado

Goldstorm,

O primeiro tópico do fórum deve estar disponível até hoje... não é raro alguém abrir um tópico com alguns anos... revivendo o morto... hehehe... eles ficam armazenado porque a sua dúvida poderá ser de outros... digo mais, se você tivesse a paciência e tempo para procurar, encontraria as melhores respostas para a sua dúvida... na parte superior da tela do fórum existe a função PESQUISAR, justamente para isso...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...