Ir ao conteúdo

Capacitor fonte 1000uf 16V x 2200uf 16V

rau

Posts recomendados

Postado

Minha fonte Seventeam tem um capacitor de 1000uf 16V bem no centro dela que tá estufado. Eu tinha aberto a fonte apenas pra limpar e notei essa capacitor desse jeito, mas não havia notado nada de errado com a máquina, apenas de uns dias pra cá comecei a notar um zumbido bem baixo vido da fonte. Acho q é esse capacitor. Agora pergunto, tenho um capacitor aqui que tirei de outra fonte queimada, ele tem 2200uf 16V, queria saber se posso usa-lo pra substituir esse de 1000uf? Desculpe se a pergunta é *****, mas é que ainda não entendo muito de reparo de fontes nem de eletrônica, mas dessoldar e soldar um capacitor não é complicado, apenas preciso ficar atento à polaridade dele, certo? Só queria saber mesmo se posso substituir por esse. Obrigado!

Postado

Achei um aqui nas minha bagunças de 1000uf 25V, posso usar esse pra substituir o de 16v? Ele tem a mesma especificação quanto a temperatura de operação.

• Membro VIP
Postado

Capacitores eletrolíticos para fontes de alimentação chaveadas requerem determinadas características especiais como baixo ESR (resistência série equivalente), ou seja, não é somente caso de capacitância e tensão. Se os capacitores que são substitutos tiverem essas características, ótimo, caso contrário não irão aguentar muito tempo....

Abraço...

Postado

E como eu sei q ele possui essas caracteristicas? porque nele só tinha as informações de capacitância, tensão e temperatura de operação, nada mais. E é fácil achar esses capacitores q você fala?

Postado

Eu esqueci de dizer q esse capacitor eu tirei de um transformador daqueles universais que vão de 3 até 12V, tava queimando, mas o capacitor tava com aspecto bom, pelo menos por fora...

• Membro VIP
Postado

Pela tua descrição não é um capacitor indicado para alta frequência. O que define isso é a linha desse capacitor. Veja ai..

PICT0002.jpg

A linha de capacitores 8450 é genérica, para uso normal, corrente contínua, retificação 60 Hz. A linha 85600, chamada de HFC (High freq.cap's), é destinada a trabalho em alta frequência. Veja a diferença na tensão de isolação. Enquanto em uma linha comum se consegue no mesmo caneco colocar cap para isolação de 50 Volts, numa linha HFC, somente para 16 Volts. É outra tecnologia, é um cuidado extremo com a resistência série equivalente, que vai definir a tensão de ripple da fonte e o aquecimento desse capacitor, em alta frequência. O destino de teu capacitor, trabalhando em alta frequência se ele não for para tal, é estourar brevemente... Aguarde..

Os datasheets dos fabricantes são a melhor maneira de visualizares isso...

Abraço...

Postado

O capacitor q eu tirei da fonte tinha os valores:

CAPXON

1000uf

16v

C542

KF

VENT

Consegui uma fonte AT com capacitores aparentemente bons, com mesmos valores de capacitancia, tensão e temperatura, inclusive da mesma marca, CAPXON, mas com os seguintes dados:

9203

KM

VENT

Esses me serviriam?

Postado

acabei de fazer uma busca rapida no google e aparentemente os da serie KF sao pra alta frequencia e os da serie KM pra 50/60Hz, q mé... se eu for numa eletronica e dizer que quero capacitores pra alta frequencia eles vão entender ou capacitor pra fonte?

• Membro VIP
Postado
acabei de fazer uma busca ràpida no google e aparentemente os da serie KF sao pra alta frequência e os da serie KM pra 50/60Hz, q mé... se eu for numa eletrônica e dizer que quero capacitores pra alta frequência eles vâo entender ou capacitor pra fonte?

Se o cara da eletrônica fizer cara de espanto com a tua pergunta, vire e fuja... Vai ser melhor comprar numa sapataria ou num açougue......

Quando você tira o capacitor de uma fonte antiga, considere o valor de capacitância menor do que aquele impresso na fachada. O tempo de uso em retificação sem controle de fator de potência faz com que o capacitor trabalhe igual embreagem de sapo, aos solavancos ou aos picos. Isso acaba estressando os capacitores e diminuindo sua capacitância..

Mas pelas tuas deduções já percebi que pegaste o espírito da coisa. Que retificação em alta frequência não é a mesma coisa que a retificação em 60 Hz...

Abraço...

Postado

Muito obrigado pelas explicações, Faller! Pela sua experiência, esses capacitores são fáceis de achar em eletrônicas?

Fui no site da CAPXON e realmente esse modelo KM é da série Standard e o KF que eu tinha na fonte é da série Low Impedance / ESR Type. Não quero me desfazer da fonte só por causa de um capacitor, porque é difícil ir de loja em loja catando as especificações dos capacitores pra depois ir na Internet procurar pra saber se o capacitor é realmente o que eu quero, haja saco! Mas acredito que sejam baratos, dependendo eu compro os que a loja tiver e depois vejo se são apropriados.

Postado

Vou pedir esse capacitor aqui na Farnell do Brasil:

Manufacturer: RUBYCON

Order Code: 1144692

Manufacturer Part Number: 16ZL1000M10X20

RoHS : RoHS Compliant Yes

Description

* CAPACITOR, 1000UF 16V

* Capacitance:1000µF

* Tolerance, capacitance ±:±20%

* Series:ZL

* Voltage, rating:16V dc

* Capacitor dielectric type:Aluminium Electrolytic

* Case style:Radial

* Pitch, lead:5mm

* Terminal type:Wire ended

* Temperature, operating range:-40°C to +105°C

* Current, leakage:160µA

* Current, ripple AC:1820mA

* Diameter, body:10mm

* Diameter, lead:0.6mm

* Frequency, impedance:100kHz

* Frequency, ripple current:100kHz

* Impedance:0.023R

* Length / Height, external:20mm

* Temp, op. max:105°C

* Temp, op. min:-40°C

* Temperature, impedance:20°C

* Temperature, ripple current:105°C

* Time, operating life:4000h

* Tolerance, +:20%

* Tolerance, -:20%

* Voltage rating, DC:16V

Postado

Só pra avisar, minha fonte começou a apresentar um comportamento anormal. Tem dia que funciona o dia inteiro sem problema, mas tem dia que o PC reinicia do nada, ou simplesmente desliga. 99% de certeza que é o capacitor que eu pus, como tá demorando pra chegar o capacitor que comprei, será que estou forçando outros componentes da fonte ao fazê-la trabalhar assim?

O capacitor ainda tá com aparência externa normal.

• 8 meses depois...
Postado
só pra avisar, minha fonte começou a apresentar um comportamento anormal. Tem dia que funciona o dia inteiro sem problema, mas tem dia que o pc reinicia do nada, ou simplesmente desliga. 99% de certeza que é o capacitor que eu pus, como tá demorando pra chegar o capacitor que comprei, será que estou forçando outros componentes da fonte ao fazê-la trabalhar assim?

O capacitor ainda tá com aparência externa normal.

amigo você deve colocar capacitor com as mesmas espesificaÇÕes pois com tensão maior o capacitor demora a carrega e com capaciancia maior ele demora a descarregar pois isso fara com que a sua fonte trabalhe fora dos padroes

Postado

Esse post é bem antigo e provavelmente sera fechado pelo moderador, mas ja resolvi isso a muito tempo. Comprei um capacitor proprio pra fontes, baixa ESR, e dentro da especificação correta.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!