Ir ao conteúdo

Problemas de aquecimento com Athlon X2 4800+

dvincenzi

Posts recomendados

Postado

Falae galera! Sou novo por aqui, mas porque gostaria de saber a opnião de vocês sobre o seguinte problema:

Eu comprei, segunda-feira passada, umas peças novas para o meu PC. São elas:

Asus M2n SLI Deluxe

Athlon AM2 X2 4800+ Brisbane

2 x 1 Gb DDR2 800

O restante, já tinha de antes:

MSI GeForce 6600

2 x 80 Gb Samsung SATA

1 x 160 Gb Samsung IDE

1 x Samsung DVD writer

Seventeam 420w PSU

Comprei também, um gabinete novo, pois não estava com vontate de retirar tudo do antigo. Comprei um com saída lateral de ar, com lugar para um cooler, e tb espaço para outros 3 coolers (2 atrás, um na frente). Após montar tudo, liguei tudo direitinho, instalei o windows e por ser um artista de computação gráfica, fui direto testar o 3ds studio max 2008. Devo avisar que estava só com o cooler original nesse ponto e sem outros coolers adicionais no case. Carreguei um arquivo que sabia que demorava no computador antigo, e coloquei pare renderizar. Durante isso, eis que lembrei que não havia ainda instalado o Asus Probe. Instalei-o, e fiquei alarmado com a temperatura. Estava por volta de 68 graus celsius durante o render. Abortei a renderização, e resolvi ver se tinha algo de errado.

Depois de olhar algumas coisa, peguei o cooler da CPU e analisei-o. Vi que era um AVC, de contrução bem ruim. A pasta térmica tb não parecei estar ajudando muito. Retirei a pasta e coloquei de novo. A temperatura caiu uns 3 graus mas ainda assim, muito alta. Então, ontem resolvi comprar uma pasta térmica pelo menos descente, e tb um cooler que fosse melhor um pouco. Como estou meio apertado de grana, comprei um Extream (o modelo de cobre e alumínio) e uma pasta Akasa. Coloquei tudo direitinho, e testei. O computador demorou mais para aquecer, mas depois de um tempo rodando em full, voltou a atingir a temperatura de 68-70 graus.

Arranjei dois ventiladores, dei uma arrumada nos cabos, e testei de novo. A temperatura demorou mais um pouco para subir, mas mesmo assim, atingiu lá os 68-70 graus celsius. Isso foi hoje. Nota-se, que a temperatura em Idle dele, está sempre entre 48-51 graus. No momento por estar tarde e frio, ela está 45 graus.

Lendo um pouco mais na internet, vi o pessoal usando o tal Everest. Instalei e fui checar tudo. Achei meio estranho a temperatura que estava sendo registrada nos cores individuais. Aqui estão dois screenshots:

Idle:

amd1.jpg

Full (Após uns 3 minutos):

amd2.jpg

Já fiz update da BIOS da minha placa, e nada. Tb já coloquei e tirei o cooler, experimentando algumas maneiras de colocação da pasta e nada mudou. Será que tem algum problema na CPU em si? Vou ligar amanhã pra loja para saber se ainda posso trocar, mas gostaria de saber se alguém mais tem alguma ideia. Estou pensando em de repente arranjar mas uns dois ventiladores para complementar os outros dois, mas estou duvidando que isso vá fazer uma diferença tão notável assim.

Estou aberto a sugestões.

Postado

A temperatura na Bios acusa a mesma que o Asus Probe e o Everest acusam para CPU. O meu problema porém, não é quando o PC está em Idle, e sim em full load, pois a temperatura está subindo demais.

Postado

se você puder testar esse processador em outra placa pra ter a certeza. nunca vi um proc. dar problema, ainda mais sendo novo, mas nunca se sabe com essas coisas chinesas...hehhee. Tente resetar o bios, pois talvez há uma configuração errada, ou não.

Postado

Ontem quando fiz o update da BIOS, ela resetou, então acho que não era isso. Cheguei até a pensar que talvez a tensão estivesse errada, pois estava mostrando 1.4. Coloquei 1.3 na Bios, e ficou certo, mas não houve diferença. Talvez o problema seja a temperatura interna do gabinete que precisa melhorar mais ainda...num sei. Esse problema é bem esquisito...

Quanto a testar em outra placa-mãe, vai ser complicado. A não ser que o cara da loja tenha como testar pra mim hoje. Não lembro de ninguém agora que tenha uma placa com soquete Am2.

Postado

Hmmmm...acabei de ter um insight aqui....a Placa de Vídeo tá rodando a 70 graus e ela fica bem próxima a CPU...de repente isso num tá ajudando muito. Arranjei um fan aqui de 4000 RPM, forte pra caramba e todo de metal...vou colocar e ver no que da, hehe.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...