Ir ao conteúdo

Mais coolers no PC (como?)

gRock

Posts recomendados

Postado

Galera, eu tenho uma placa mãe PCCHIPS A31G, ela vem só com 1 entradinha extra pra cooler (a do processador e +1) que ja está ocupada, meu PC ta esquentando bastante, principalmente minha placa de video (8600GT XXX EDITION) então eu queria colocar mais um ou 2 coolers no PC, o problema é como eu vou abrir mais slots pra encaixar os coolers, até pensei em desencapar no meio dos fios de um cooler ligado que eu ja tenho e emendar o outro, mais ficaria meio " enjambrado " demais né, tem alguma coisa que eu possa fazer ? ^^

minha fonte tem muitas entradas 12v, tava pensando em comprar aqueles adaptadores que tem na spon

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=35&categoria=260&subcategoria=0&id=1016

esses aqui, eu acho..

emfim, alguma maneira barata de fazer isso ? ^^

eu quero colocar só +1 cooler. na parte da frente do PC

ja tem um atrás

muitissimo obrigado por qualquer ajuda :)

Postado

Olha, gRock, eu não entendi muito bem o problema... pelo que eu li, são dois problemas, o primeiro é fazer novos buracos para colocar os coolers, e o segundo é adaptar os fios de um cooler antigo para conectá-lo à fonte, certo?

1° problema: Abrindo novos slots para o cooler. Pelo que eu vi, uma prioridade é resfriar sua placa de vídeo, e talvez fosse bom colocar um cooler na lateral, em cima da VGA, ou logo abaixo. Para fazer isso, simplesmente abra um buraco do diâmetro do ventilador do cooler e quatro furos acompanhando a furação do cooler (simples, mesmo, você pode fazer isso com uma dremel ou coisa parecida, ou levar a lateral para alguém fazer pra você, não sai caro).

Se não conhecer ninguém que faça isso, procure alguma loja de informática da sua região e pergunte, eles saberão responder (quase certo que sim).

2° problema: Adaptando os fios. Olha, primeiramente eu não recomendo utilizar coolers velhos, daqueles bem usados. Ainda mais se forem fans genéricos, porque eles têm uma vida útil, e perdem muita potência depois disso (antes de, finalmente, travar). E fans são MUITO baratos, mesmo os de qualidade maior (você consegue um ultra-quiet 120mm da akasa a menos de 40 reais). MAS se quiser fazer isso mesmo... o recomendado é arrumar uma tomada macho de 12v, que pode muito bem ser de uma fonte ou cooler velho, e soldar os fios do cooler q você quer adaptar nos contatos. OU, no caso dos coolers que ficam na lateral, e se você não for regular a intensidade deles, solde diretamente os fios dos dois coolers, tomando cuidado com a polaridade (para não inverter exaustão e ventilação). Uma solução menos recomendada mas q funciona para quebra-galho é emendar os fios como você falou.

Postado

valeu pela ajuda amigo, eu fiz aquilo mesmo, soldei ontem os fios dos 2 coolers, instalei direitinho e ta perfeito! xD

o cooler é novinho tambem, é um akasa (os dois são, na verdade) ball bearing, acho que não vou ter problemas ^^

muito obrigado pela ajuda.

Postado

você não precisa ligar as ventoinhas na placa mãe, pode ligar direto na fonte e caso você queira fazer gambiarras com fio, acho melhor você fazer na fonte do que na placa mãe. inclusive eu tenho 2 fans aqui no pc gambiarrados ehaouheoaehoaheoahe, ta uma maravilha

Postado
valeu pela ajuda amigo, eu fiz aquilo mesmo, soldei ontem os fios dos 2 coolers, instalei direitinho e ta perfeito! xD

o cooler é novinho tambem, é um akasa (os dois são, na verdade) ball bearing, acho que não vou ter problemas ^^

muito obrigado pela ajuda.

gRock, compre Fans que ja tenham o encaixe molex (4-pin, os mesmo usados por cd-rom) é simples!

é claro que o que você fez nao tem problema algum, mesmo porque um fan desses nao consome muita energia. Mas é melhor você ligar diretamente na fonte!

olha esse fan:

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_195&products_id=1643

compra um desse tipo!

Abraços!

• 2 meses depois...
Postado

até pensei em desencapar no meio dos fios de um cooler ligado que eu ja tenho e emendar o outro, mais ficaria meio " enjambrado " demais né, tem alguma coisa que eu possa fazer ?

Mas será que se emendar fios, mesmo que seja certinho, será que nao vai sobrecarregar a fonte ou a placa-mãe, sei lá, tipo, a alimentaçao é 12v, se colocar dois coolers o total será 24v em uma só saida de 12v, isso estaria sobrecarregando nao é? facilitando de queimar! eu acho!

Postado

liga direto na fonte ue, e você pode por quantos quiser pois ha cooler que vem com o cabo pra ligar na fonte e esse cabo é duplo um para ligar na fonte e outro para ligar outro dispositivo do mesmo tipo.

• Membro VIP
Postado

victorbochilof, pode emendar um fan no fio do outro, eu fiz isso aqui. Quanto a sobrecarregar isso não vai acontecer, você esta considerando a energia de forma errada, se você conecta dois aparelhos de 12v a tensão continua a mesma (desde que respeitada a potencia da fonte), pense numa casa, todos os fios de todas as tomadas saem de um unico fio na rua e isso não sobrecarrega ele ;),

abraço

Postado
victorbochilof, pode emendar um fan no fio do outro, eu fiz isso aqui. Quanto a sobrecarregar isso não vai acontecer, você esta considerando a energia de forma errada, se você conecta dois aparelhos de 12v a tensão continua a mesma (desde que respeitada a potencia da fonte), pense numa casa, todos os fios de todas as tomadas saem de um unico fio na rua e isso não sobrecarrega ele ;),

abraço

ou 2 se a casa for bifasica 220

outra coisa, se por exemplo você ligar duas fontes no mesmo pinos com saida de 12V cada uma vai ter 24V

• 1 ano depois...
Postado
Olha, gRock, eu não entendi muito bem o problema... pelo que eu li, são dois problemas, o primeiro é fazer novos buracos para colocar os coolers, e o segundo é adaptar os fios de um cooler antigo para conectá-lo à fonte, certo?

1° problema: Abrindo novos slots para o cooler. Pelo que eu vi, uma prioridade é resfriar sua placa de vídeo, e talvez fosse bom colocar um cooler na lateral, em cima da VGA, ou logo abaixo. Para fazer isso, simplesmente abra um buraco do diâmetro do ventilador do cooler e quatro furos acompanhando a furação do cooler (simples, mesmo, você pode fazer isso com uma dremel ou coisa parecida, ou levar a lateral para alguém fazer pra você, não sai caro).

Se não conhecer ninguém que faça isso, procure alguma loja de informática da sua região e pergunte, eles saberão responder (quase certo que sim).

2° problema: Adaptando os fios. Olha, primeiramente eu não recomendo utilizar coolers velhos, daqueles bem usados. Ainda mais se forem fans genéricos, porque eles têm uma vida útil, e perdem muita potência depois disso (antes de, finalmente, travar). E fans são MUITO baratos, mesmo os de qualidade maior (você consegue um ultra-quiet 120mm da akasa a menos de 40 reais). MAS se quiser fazer isso mesmo... o recomendado é arrumar uma tomada macho de 12v, que pode muito bem ser de uma fonte ou cooler velho, e soldar os fios do cooler q você quer adaptar nos contatos. OU, no caso dos coolers que ficam na lateral, e se você não for regular a intensidade deles, solde diretamente os fios dos dois coolers, tomando cuidado com a polaridade (para não inverter exaustão e ventilação). Uma solução menos recomendada mas q funciona para quebra-galho é emendar os fios como você falou.

eu usei 2 coolers de fontes de pc queimada.coloquei um atras e outro mna frente .ja tem lugar na caixa.liguei direto na fonte .deu certo baixou 15 graus.de 61 para 47.47.48 quando jogo aumenta para 54 antes 68
  • 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...