Ir ao conteúdo

Ao configurar opções na BIOS, micro desliga

Autobot

Posts recomendados

Postado

Bom dia, caros colegas.

Primeiramente gostaria de parabenizar o site pois as informações são sempre muito úteis. Sou um assíduo visitante e hj resolvi me cadastrar e postar o que está acontecendo com minha máquina.

Como podem ver na assinatura, não é lá uma "Brastemp" mas por hora está me atendendo. Ou melhor, estava.

Minha máquina estava funcionando perfeitamente até que, no meio da semana, peguei um processador de uma amiga para testar e instalei em minha máquina. Como o bicho tava mortinho, a máquina não deu nenhum sinal de vida. Até aí, tudo bem. Retirei o processador dela e reinstalei o meu. Para minha surpresa, o computador começa a iniciar e desliga sozinho. Depois de alguns testes percebi que se eu resetar a BIOS e deixar na configuração padrão da MB, ou seja, Athlon XP 1.1 GHz, a máquina funciona normalmente, mas com baixa performance. Se entro na BIOS e configuro o processador, deixando o mesmo como Athlon XP 3200, a máquina desliga. Na verdade, basta eu resetar a BIOS que a máquina volta a funcionar, mas na config padrão. Se eu entrar na BIOS e não mexer em nada, salvar e sair, a máquina volta a desligar. Será que o processador foi pro buraco? Ou a MB? Já troquei as memórias, a fonte e até e a placa de video, mas nada parece surtir efeito.

Alguém teria alguma sugestão?

valeu!

Postado

Cara este aviso e o mais comun eo CHASSIS INTRUDED FATAL ERROR SYSTM HALTED, não resove ressetar pelos jumper da bios o do chassis , o problema e que tem periferico em curto no PC com as mão voce não sente, avoltagem e de 1 a 2 amperes

faça o teste do MARCELINO , vamos la coloque o PC aberto em cima da mesa com totos os perifericos ligado, ligue o PC e com uma mão encoste na parede de cimento (terra) e com a ponta da LINGUA encoste no chassis da torre parte de metal sem pintura, voce vai sentir um formigamento na lingua ou seja o PC esta em curto.

COMO RESOLVER comece a retirar um por um dos perifericos ate não não sentir o choque, o mais bandido em curto e o teclado , ja encontrei curto na placa que cobre o conectores ( as barbatana de metal ) em parafuso oxidado que prende a placa-mãe no chassis da torre, cara teste um por um.

Postado

Pessoal, valeu pelas respostas, mas se eu não configurar a BIOS, deixar como padrão a máquina funciona normalmente. O problema só ocorre quando configuro o processador. Outros detalhes q não foram citados no primeiro post: O problema ocorre com os componentes dentro e fora do gabinete; foram testados 3 teclados diferentes; testada também apenas com placa de vídeo; conjunto testado em dois cômodos diferentes e depois em outro apartamento, descartando possível problema na rede elétrica...

Se mais alguém tiver alguma sugestão, agradeço.

Postado

Amigão,

Seu processador é Athlon XP 3200+(400 MHz FSB)(Model 10)(Barton)???

Faça o seguinte: Verifique se após configurar com a velocidade correta, em qual temperatura o processador chega. Ou seja, configure no setup, reinicie a máquina e novamente entre no setup e acompanhe durante uns 15 minutos.

Pode ser também que seja por causa do chip existente neste tipo de processador, pois ele realmente é chato. Tente passar uma pasta térmica, aproveitando este processo, reinstale o cooler.

Posta depois o resultado da temperatura, ok! Pois ela pode ser a grande vilã!!!

Postado

Ainda não consegui providenciar a pasta térmica, pois a que estava era velha e retirei. Após a sugestão, configurei no setup e voltei lá para verificar a temperatura. Mesmo com o cooler a pleno funcionamento, girando em torno de 4500-4800 RPM, o processador esquenta até chegar a mais ou menos 72-73º C. Ao chegar nesta temperatura a máquina desliga. Em alguns momentos percebi que havia grande variação nos valores 3.3v e 5v (acima de 5%, para menos), sendo 3.3 ficando abaixo de 3v e 5 ficando abaixo dos 4.5. Esta questão da fonte aconteceu apenas 1 vez. Após desligamento, aguardei o resfriamento do conjunto, religuei e reconfigurei o processador. O quadro que se repetiu foi o da temperatura. Porém, desta vez a tensão ficou dentro do normal. Será que essa temperatura está alta demais, fazendo com que a máquina desligue ao chegar em 72-73ºC?

Postado

Alguns processadores quando chegam a uma temperatura X desligam automaticamente para não quiemar ... certamente é isso que está acontecndo ...

1-Troque a pasta termica e limpe o cooler ...

2-Se a tensão deu uma oscilada , é melhor verificar e se possivel trocar a fonte...a fonte é de potência REAL ?

Postado

Galera, boas novas. Consegui outro cooler, limpei-o e retirei o thermaltake que estava lá. Apesar do cooler que consegui girar menos (3100 RPM em media) que o Thermal (4600 RPM em media) o processador não passou da casa dos 53º C. Este cooler tem apenas a base de cobre, menos pás na hélice e gira mais fraco, porém o dissipador é maior. Retirei o thermaltake limpei mas ainda não tive coragem de instalá-lo, já que agora a máquina está funcionando beleza. Consegui configurar todas as opções da BIOS e desde a instalação deste novo cooler o micro não desligou, não reiniciou nem nada.

A fonte também não está mais oscilando. Estabilizou.

De qq forma, agradeço a todos que postaram para me ajudar.

valeu!

• mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...