Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fraude nos monitores LCD da Samsung 931BW, 206BW e 226BW ???


gemendes

Posts recomendados

Pessoal, esse artigo foi publicado no site francês Les Numeriques e também passou pelo site americano Be Hardware e teve uma parte traduzida por um usuário do fórum Adrenaline e fala sobre os diferentes tipos de telas usadas nesses monitores e em consequência uma pior ou melhor imagem no monitor, em geral, uma pior imagem já que o custo dela seria menor... segue o artigo...

" Aos proprietários do Samsung 931BW

Aviso: Era pra eu ter colocado no título, mas todo esse tópico serve pra proprietários do 226BW, 206BW e 931BW. O que foi e está sendo tratado aqui vale pra todos esses modelos. Ainda aguardo contribuições com seus modelos, painéis - A, S, C, D, W - todos os conhecidos até hoje, mês da compra, loja, mês/ano de fabricação e país - toda informação é válida pra criar uma "estatística" dos modelos vendidos pro Brasil. Obrigado!

E ai, pessoal!

Em minhas pesquisas sobre monitores LCD antes de adquirir um me levou à vários locais junto com desistencias e reavaliações de certos produtos que antes considerava ruim. Óntem estava procurando um review bom do modelo Samsung 931BW e encontrei menção dos modelos BW, 931, 206 e 226 no site www.behardware.com junto com o Review do modelo 226BW. Valendo lembrar que todos esses modelos foram lançados juntos e são em essência o mesmo monitor, com a diferença de tamanho apenas. O site www.lesnumeriques.com, em francês, realizou review do 226BW e se não me engano também do 931bw. Na verdade o site www.behardware.com é a tradução pro inglês do lesnumeriques, mas consta apenas o review do 226BW em seu site, com os seguintes dizeres sobre os modelos BW - traduzido por mim:

"Analise os fatos: A Samsung lançou uma nova família de telas no fim de 2006. Do lado de fora elas eram reconhecidas pelo seu corpo brilhoso, enquanto por dentro todas tinham rapidos painéis TN de 2ms

Em testes, o Syncmaster 931BW, 206BW e 226BW, também mostram uma caracteristica em comum, todos eles foram pré-calibrados. Não houve nenhuma necessidade de ajustar as cores manualmente já que elas eram verdadeiras e perto da perfeição. Isso era impressionante!" - Olha que os caras do lesnumeriques.com (behardware.com) calibram os monitores de teste com um colorímetro da Lacie...

Esse foi o veredito do primeiro teste do lesnumeriques.com. Na Europa muitos ficaram ouriçados querendo comprar esses painéis baratos e de excelente reprodução de cores após ler o review, mas aí começou a decepção. Vários e-mail começaram a chegar na caixa do Lesnumeriques contado que o monitor não era aquilo que eles falavam, etc. Então daí eles decidiram investigar e constaram que a série BW tinha dois painéis de fabricantes diferentes. Um Au optonics e outro painel da própria Samsung, mais tarde parece que foram constatados ainda outros painés além desses dois. Eles entraram em contato com a Samsung pra saber desse fato, mas a Samsung não soube explica-los e suspeitaram de a Samsung propositalmente ter mandando um painel escolhido à dedo e muito bem calibrado pra que fosse testado por um site conceituado, mas pro mercado a maioria dos painéis liberados eram em princípio piores e com pior reprodução de cores, cores menos fiéis de fábrica. O que deixou certas pessoas furiosas com esse tipo de atitude...

Daí descobriram uma forma de identificar esses painéis que, o que veio a ser por meio de uma letra após o número do modelo que se encontra na etiqueta traseira do monitor. Após o número identificador do modelo, na mesma linha, tem uma letra A ou S. Supostamente o modelo A tinha um painel AU Optronics e o S um Samsung. Basicamente foi o que foi comprovado, mas começou a surgir modelos com as mesmas siglas e com painés diferentes e até onde se sabe existe mais do que dois modelos diferentes de painés nessa linha BW.

Um técnico da Samsung forneceu pra eles um código secreto pra entrar num menu escondido onde era possível identificar qual o painel o monitor possuia independente da letra da traseira o que me leva à seguinte tradução e logo abaixo as instruções de como acessar esse menu:

"A tela da série A é de fato um painel AU Optronics. Já o "S" é difícil de dizer. O referencial listado é AMLCD 220M1, enquanto os Samsung são chamados de LTM2201M1. Há, entretanto, chances são de que eles são listados como paineis de outros fabricantes, AU (M220dw01), como 9M220Z1) e a LG-Philips (LM220WE1) não optou pelo sufixo 220M1.

Uma terceira versão dessa tela também apareceu na Asia e Estados Unidos, a "C", quer dizer como. Este fabricante não é muito conhecidos por produzir painés de qualidade ou pelo menos nenhum nos impressionou tanto quanto a versão S da série 226BW."

Pra identificar o fabricante do seu painel, faça o seguinte.

OBS: A Samsung de uns meses pra cá têm dificultado a identificação de quais painéis estão sendo montados em seus monitores da série BW. Ela tem promovido uma confusão pra que as pessoas só consigam identificar qual o painel só com a desmontagem do monitor. Por exemplo, há modelos com a letra S que sairam com painel A ou C, modelos com a sigla A não vi relatos que sejam outro além do A mesmo e o C existem dois tipos de paineis um, Chimei e outro CPT sendo o ultimo pior que o Chimei. Outra coisa, alguns estão vindo com a etiqueta traseira sem a letra e esse pode ser qualquer um, S, A ou um dos Cs.

- Configure o contraste e brilho pra 0

- Pressione o botão Menu

- Pressione o botão Source por 5 segundos (o segundo botão à direita)

Vai aparecer um menu oculto com várias informaçoes incluindo a do Painel. Em "Panel Info" ou Informação sobre Painel há um código similar aos relatados aí acima que o identifica.

Aqui estão as imagens de dois painéis diferentes, um "A" e outro "S":

Bem essa mensagem já tá ficando grande, então pra resumir o que foi dito em,

http://www.behardware.com/articles/6...e-verdict.html

Aqui outro review os paineis "Cs" x "Ss"

http://www.behardware.com/articles/6...r-226bw-c.html

onde vocês encontrarão tudo o que eu falei aqui mais muitas outras informações inclusive o teste comparativo com uma tela A e outra S:

A conclusão foi de que o S com painel Samsung realmente é o melhor, com cores muito perfeitas pra painés TN. Inclusive o behardware disse que eles ficaram muito impressionados e que essas telas chegavam a ter cores próxima a painés LCD voltados pro mercado profissional, com uma calibração perfeita já vinda de fábrica. Mas que o painel A apesar de não vir perfeitamente calibrado é possível, com um colorímetro deixa-lo muito próximo do painel "S". O site dá dicas de como fazer isso manualmente, sem colorimetro, apesar de o resultado não ser tão perfeito. Eles colocaram os perfis de cores gerados por eles pra download, pra que fosse instalado no Windows XP ou Vista e os programas necessários pra calibrar os modelos A de forma que fiquem semelhante aos "S", mas não garantem que seguindo esses passos as cores realmente vão ficar boas ou tudo vai funcionar perfeitamente já que os fabricantes de uma hora pra outra decidem usar painés de outros fornecedores sem informar nada!

Pra eles a Samsung deveria vender esses dois paineis como modelo diferente, de tão bom um é em relação ao outro ou ao menos que a Samsung fornecesse o perfil de cores de calibração pra que os clientes pudesse manter a mesma qualidade do que o painel melhor deles já que eles volte e meia mudam de fornecedor.

A resposta pra quem se pergunta se é melhor trocar o modelo A por um S ou procurar por esse modelo é: não vale a pena pelo fato de que é possível deixa-lo muito semelhante ao modelo S só com calibração, o problema é conseguir essa calibração...

Infelizmente eles não puderam adicionar perfis de cores pros outros modelos BW, mas disseram que eles receberam e-mails de leitores dizendo que o perfil de cores do 226BW feito por eles funcionou bem no 931BW, com pequenos contra-tempos.

Resumidamente é isso. Mas o motivo pra eu tá postando isso aqui é porque quero comprar um 931BW e agora com essa história de vários painés diferentes fiquei "perdido" e to querendo fazer uma pesquisa aqui com o painel de vocês. Se conseguirem entrar no menu oculto como explicado acima, por favor postem aqui os dados que ele mostra, se possivel tirem uma foto, e digam onde que compraram o monitor.

No site da Samsung tem dois códigos do modelo, um é feito no exterior e outro no Brasil. Então postem também o código que finaliza com as letras XAZ, que acredito estar na etiqueta do monitor também. Daí assim dá pra saber se os painéis que tão sendo montados no Brasil são piores que os que tão vindo de fora o que suspeito que sim. Na Mania Virtual tá vendendo o modelo fabricado fora do país, pelo menos pelo código divulgado no site deles indica isso.

Muito obrigado por qualquer ajuda!"

*Fonte: http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=161559

e eu encontrei uma confusão desse usuário quando ele disse que o modelo que a Mania Virtual vende é o importado, coisa que não é, porque se reparar nos códigos cedidos pela Samsung, o modelo fabricado no Brasil é o LS19MEWSFVM/XAZ o mesmo que é vendido pela não só Mania Virtual como a maioria das lojas no Brasil!

FICANDO CLARO QUE ISSO NÃO TEM NADA CONTRA A LOJA MANIA VIRTUAL, FOI SOMENTE UM EXEMPLO DADO PELO PARTICIPANTE DO FÓRUM

Se repararem quase no fim das especificações do 931BW no site da Samsung, ela fornece os dois códigos: um para o monitor importado (

LS19MEWSFV/XAZ) e outro para o nacional (

LS19MEWSFVM/XAZ)

***Especificações do fabricante Samsung

ENTÃO FICA A DÚVIDA:

A Samsung realmente concedeu um ótimo monitor (regulado e com o painel verdadeiro "S" para o Les Numeriques fazer o review e sair bem falado) e na hora de vender, vende com outros painéis como o "A" ou o "C" ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha o que achei aqui foi...

Monitor On time: 17 hr

Time Ch.No

Panel: 17 00

Upper. Lamp: 17 00

Lower. Lamp: 17 00

Auto Auto: On

Pixel Shift: OFF

Country: World Wide

Version: M-MD19W0CAb-1002

Cheksum: 4C0D

SO posso alterar os campos Worldwide e os ON/OFF

Espero que algo dai ajude...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To de olho em um 931bw mas esse topico me dixou com um pé atrás... :(

Posso adiantar que esse tópico nem me deixou um tanto arrependido, estou curtindo e muito o 931bw, só as cores e também o ótimo contraste..vixe! show de bola, sem falar que em jogos, fica lindo.:) Também não sei da veracidade da informação sobre "fraude" até agora ninguém falou nada que realmente comprovasse isso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:confused:Boa noite pessoal

Com tantas incertezas e confusões a respeito dos monitores LCD da Samsung série BW, não é melhor comprar de outro fabricante, ao invés de ficar se escabelando para saber quem é o fornecedor deste ou daquele modelo? Eu até que estava pensando em comprar um 22" 226BW ou o 2232BW. Depois das questões apresentadas vou começar a pesquisar para comprar monitores LCD da Phillips, LG, AOC, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso adiantar que esse tópico nem me deixou um tanto arrependido, estou curtindo e muito o 931bw, só as cores e também o ótimo contraste..vixe! show de bola, sem falar que em jogos, fica lindo.:) Também não sei da veracidade da informação sobre "fraude" até agora ninguém falou nada que realmente comprovasse isso mesmo.

Concordo também e não estou com nenhum arrependimento de ter adquirido o 931BW e pelo que notei, a definição de cores do monitor realmente impressiona tanto em jogos quanto na elaboração de sites (uma mão na roda para os webdesigners). E também não achei nada de A, S e C...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o meu e já fiz o pagamento, só aguardando a chegada agora.

Passando de um CRT 17" para um LCD 19", to até emocionado.

Comprei na www.efacil.com.br ( http://www.efacil.com.br/site/content/eletro/detalhe_eletro.asp?CodMer=2301266&MIDIA=98 )

R$ 610,00 à vista, mas se pagar no boleto sai por R$ 549,00, achei muito barato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:confused:Boa noite pessoal

Com tantas incertezas e confusões a respeito dos monitores LCD da Samsung série BW, não é melhor comprar de outro fabricante, ao invés de ficar se escabelando para saber quem é o fornecedor deste ou daquele modelo? Eu até que estava pensando em comprar um 22" 226BW ou o 2232BW. Depois das questões apresentadas vou começar a pesquisar para comprar monitores LCD da Phillips, LG, AOC, etc.

nada disso Ainge... o meu 931BW acabou de chegar... PERFEITO!

acho que isso é tudo intriga da oposição!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o meu e já fiz o pagamento, só aguardando a chegada agora.

Passando de um CRT 17" para um LCD 19", to até emocionado.

Comprei na www.efacil.com.br ( http://www.efacil.com.br/site/content/eletro/detalhe_eletro.asp?CodMer=2301266&MIDIA=98 )

R$ 610,00 à vista, mas se pagar no boleto sai por R$ 549,00, achei muito barato

Critikall, o eFácil é muito bom mesmo... além de preço baixo o frete pra minha região foi grátis e demorou 3 dias úteis... fora que o 931BW é excepcional!!!

paguei 584,10 à vista no boleto... muito bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Critikall, o eFácil é muito bom mesmo... além de preço baixo o frete pra minha região foi grátis e demorou 3 dias úteis... fora que o 931BW é excepcional!!!

paguei 584,10 à vista no boleto... muito bom!

Moro próximo de Patos de Minas, em direção a Uberaba. O pessoal da Martins ta sempre aqui, informaram que a entrega será feita até dia 10/12 mas espero que chegue até na sexta, senão, tá bão tamem.

Obs.: hehe, eu paguei 549,00; no link do produto lá em cima, no final onde tem .........&PgOrg= troque o &PgOrg= por &MIDIA=98

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

Galera, eu comprei o 931BW e estou satisfeito até que verifiquei alguns problemas com cores, ai fiquei indignado. Foi então que achei este tópico e também pesquisei um pouco e vi o lance de "A" e "S" e no meu não mostrou nada disso e verifiquei lá no post do adrenaline que pode ser porque as versões mais novas eles já tiram isso e tal.

Resumindo, o problema de cores no meu monitor era má configuração de minha placa de vídeo!! Eu estava configurando o monitor mas estava esquecendo da placa de configurar o software de minha placa.. ai configurei e ficou show..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moro próximo de Patos de Minas, em direção a Uberaba. O pessoal da Martins ta sempre aqui, informaram que a entrega será feita até dia 10/12 mas espero que chegue até na sexta, senão, tá bão tamem.

Obs.: hehe, eu paguei 549,00; no link do produto lá em cima, no final onde tem .........&PgOrg= troque o &PgOrg= por &MIDIA=98

pois é... aqui em Araguari eles passam com frequência também...

a gente nem mora muito longe então... moro perto de Uberlândia 30km e de Uberaba uns 130km mais ou menos... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

Galera, eu comprei o 931BW e estou satisfeito até que verifiquei alguns problemas com cores, ai fiquei indignado. Foi então que achei este tópico e também pesquisei um pouco e vi o lance de "A" e "S" e no meu não mostrou nada disso e verifiquei lá no post do adrenaline que pode ser porque as versões mais novas eles já tiram isso e tal.

Resumindo, o problema de cores no meu monitor era má configuração de minha placa de vídeo!! Eu estava configurando o monitor mas estava esquecendo da placa de configurar o software de minha placa.. ai configurei e ficou show..

mateyus, eu também não achei nada disso no meu... eu acho (tenho quase certeza) que esse negócio de telas de outro fabricante é intriga da oposição... haoeiuhaeoiu, ou se não é só no modelo 226BW no qual foi constatado as duas letras... A e S... no meu 931BW veio tudo certinho... muito bom o monitor!

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o site eFácil é de procedência ? eles trocam com facilidade caso venha com bad pixel ? Desculpem a pergunta mas eu não conheço este site, sou de Curitiba-PR

até

é confiável sim rafaelreis... o eFácil é a loja virtual do Martins, o maior atacado distribuidor da américa latina e é perto da minha cidade e conheço..!

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o meu e já fiz o pagamento, só aguardando a chegada agora.

Passando de um CRT 17" para um LCD 19", to até emocionado.

Comprei na www.efacil.com.br ( http://www.efacil.com.br/site/content/eletro/detalhe_eletro.asp?CodMer=2301266&MIDIA=98 )

R$ 610,00 à vista, mas se pagar no boleto sai por R$ 549,00, achei muito barato

Acabei de fazer alguns prints pra tentar entender qual é a jogada de marketing do e-fácil, pois no link do nosso amigo critikall sou direcionado para o produto de Código: 2301266

Pois bem, ontem comprei este monitor de mesmo Código: 2301266 por R$ 669,00 em 12x no visa.

Ontem mesmo cliquei no link acima e fui direcionado para o monitor com o mesmo Código: 2301266 pra R$ 610,00

Como não havia limite no meu cartão ainda, pois o pagamento da minha fatura fiz ontem e só deve liberar o limite na Segunda ou Terça, eu fiz outra compra pelo produto com valor de R$ 610,00 e fiz um comunicado à E-fácil para desconsiderar o pedido de R$ 669,00 e estarei junto a VISA registrando um evento de cancelamento da compra deste valor, que deverá ser considerada apenas a compra de R$ 610,00

Os dois pedidos estão aguardando confirmação de pagamento, obviamente só farei no de R$ 610,00 conforme a última imagem abaixo.

Tirem suas conclusões, ora o preço está um, ora o preço está outro. Todos os print's eu tirei hoje.

R$ 669,00

669.png

R$ 610,00

610.png

DOIS PEDIDOS

2_pedidos.png

A data de um pedido como 9/12/2007 é porque já havia passado da meia noite quando li a matéria e fiz a compra pelo link deste tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...