Ir ao conteúdo

No Break 600va

lrocker

Posts recomendados

Postado

E aí gente, beleza?!

Gostaria de contar com a ajuda de vocês para saber se um no-break de 600VA, suporta, sem problemas, uma fonte de 450w(real), mais um monitor CRT de 17". Caso contrário terei q trocar o meu no-break.

Só uma dúvida, sobre a dicussão, do real uso de um estabilizador, em outro tópico, isso não vale para no-break, estou certo?

Pelos esclarecimentos, eu agradeço.

• Membro VIP
Postado

Um monitor deve demandar cerca de 50 Watts. A tua configuração quem sabe uns 150 Watts, não sei, você não a declarou.. A eficiência da fonte, também não a declarou, mas veja..

Imaginando:

Monitor => 50W

PC => 150W

Eficiência da fonte => 70%

Real demanda da fonte = 150 / 0,70 = 214 Watts

Total = 50 + 214 = 264 Watts

Geralmente um no-break de 600 VA possui 300, ou um pouco mais de Watts (você não colocou). Nesse caso daria..

Repita esses cálculos com dados que tens para verificar se dá ou não..

Abraço...

Postado

A configuração da minha máquina é esta:

AMD Athlon 64 3800+

Placa Mãe ASUS A8V-X

2Gb Memória Kingston

HD 250Gb Seagate

Placa de Vídeo Geforce XFX 6800 Xtreme 256mb/256bit

Placa de Som Genius 5.1

Gravador CD-RW/DVD-RW Samsung

Leitor CD-RW/DVD-R LG

Modem/Joystick USB

Gabinete X-Blade

1 Cooler Frontal 12x12cm c/leds

1 Cooler Traseiro 12x12cm c/leds

1 Cooler Lateral 8x8cm c/leds

Display Digital Multicolor

Fiz os cálculos no site eXtreme Power Supply , e dei 294w, somente a CPU.

Pretendia comprar uma zalman ZM360B-APS, com 80% de eficiência...

A outra opção é uma huntkey LW6450SG, com 85% de eficiência, nesta última opção, não estou a par de sua qualidade.

Levando em consideração, a minha configuração, uma das duas fontes acima, um monitor CRT 17", e mais uma impressora, pelo meu entendimento o no-break não suportaria.

Devo colocar, q quando rodo algum jogo por mais de uma hora, o no-break aquece, suponho q ele é fraco, e a eficiência da minha fonte é baixa, elevendo assim, ainda mais o seu consumo.

O meu no-break deve chegar no máximo à 330w.

Fica a pergunta, qual, ou de quanto, seria o no-break adequado para os meus requisitos?

Muito obrigado. Abraços.

• Membro VIP
Postado
A configuração da minha máquina é esta:

AMD Athlon 64 3800+

Placa Mãe ASUS A8V-X

2Gb Memória Kingston

HD 250Gb Seagate

Placa de Vídeo GeForce XFX 6800 Xtreme 256mb/256bit

Placa de Som Genius 5.1

Gravador CD-RW/DVD-RW Samsung

Leitor CD-RW/DVD-R LG

Modem/Joystick USB

Gabinete X-Blade

1 Cooler Frontal 12x12cm c/leds

1 Cooler Traseiro 12x12cm c/leds

1 Cooler Lateral 8x8cm c/leds

Display Digital Multicolor

Fiz os cálculos no site eXtreme Power Supply , e dei 294w, somente a CPU.

Pretendia comprar uma zalman ZM360B-APS, com 80% de eficiência...

A outra opção é uma huntkey LW6450SG, com 85% de eficiência, nesta última opção, não estou a par de sua qualidade.

Levando em consideração, a minha configuração, uma das duas fontes acima, um monitor CRT 17", e mais uma impressora, pelo meu entendimento o no-break não suportaria.

Devo colocar, q quando rodo algum jogo por mais de uma hora, o no-break aquece, suponho q ele é fraco, e a eficiência da minha fonte é baixa, elevendo assim, ainda mais o seu consumo.

O meu no-break deve chegar no máximo à 330w.

Fica a pergunta, qual, ou de quanto, seria o no-break adequado para os meus requisitos?

Muito obrigado. Abraços.

É isso ai mesmo.. Veja ai seu cálculo está correto..

lrocker.jpg

Essa demanda de 290 Watts deverá ser retirada da tomanda da parede com uma eficiência próxima aos 80% => 290/0,80 = 362 Watts.. Agregando uns 60 Watts desse seu monitor, 522 Watts... Isso ai deve levar a um no-break de 700 VA tranquilamente.

Sua printer tem a necessidade de ser colocada em no-break..

Vou perguntar diferente.

Você necessita imprimir mesmo com a falta de energia???

Posso fazer a última pergunta..

Você tem a real necessidade de colocar ai um no-break em sua config, ou isso dai deriva da necessidade do vendedor vender???

Se você for comprar um no-break decente, compre um que gere forma de onda senoidal pura, igualzinha a da rede, para no mínimo você ofertar uma energia igual a da rede ao faltar essa.

Abraço...

Postado

Caro, "faller"... é o seguinte, possuo um no-break de 500va TS-SHARA, ligado a um CPU, e um monitor CRT, comprei uma placa de vídeo, q se liga à fonte, depois disso notei q o no-break aquecia além do limite, não suportando a potência absorvida.

Possuo uma fonte P5 da satellite, percebi q quando jogava algum jogo, ele dava uma travadas, então fiz um teste, colocando uma outra fonte genérica, ligada somente na placa de vídeo, separada da outra, então parou de travar. Conclui q Vou ter q comprar uma fonte com potência real, essa é a certeza q tenho.

Quanto ao no-break, resolvi colocar, porque aqui na minha cidade a energia oscila bastante, e em minha casa a tensão varia em torno de 204V. Vou confessar q sempre fui usuário de estabilizador(tartaruga), após isso migrei para um no-break, sendo assim, o motivo de eu usar ele, é pela instabilidade da energia elétrica.

Tenho algumas perguntas à você, já q entende do assunto.

*O meu no-break está super-aquecendo, porque ele não suporta os 522w, q demanda minha configuração, ou seria por causa da minha fonte ser genérica, e está forçando o próprio?

*Relacionando a pergunta acima, você acha q um no-break de 700VA, não daria super-aquecimento também, referindo-se aos mesmos 522w exigidos, afinal esse deve ter uma potência real, de mais ou menos 460w. Há alguma relação nestes valores? Devo comparar os 522w consumidos para com os 460w do no-break?

*Qual a fonte você sugere para a minha configuração? O q você acha da ZALMAN 360, ou da HUNTKEY 450?

*Para você qual a real utilidade de um no-break?, no meu caso em q há muita variação de energia, levando em conta q estaria protegendo os componentes internos, e até mesmo a fonte. Isto faz sentido?

*Algo poderia substituir o no-break, como por exemplo, filtro de linha, e aterramento?, este último eu já possuo.

*Quanto custaria um no-break, q opere em onda senoidal, e quanto teria q ser a potêcia dele, no meu caso?

Estou começando a frequentar o forum agora, no entanto pretendo aprender, e ajudar o quanto puder, logo peço descupas por enchê-lo com tantas perguntas, contudo espero q assim eu possa me decidir pela melhor saída.

Pela atenção, muito obrigado.

Abraços...

• Membro VIP
Postado

Vou tentar te responder lá por dentro do post mesmo, em negrito para facilitar.

Caro, "faller"... é o seguinte, possuo um no-break de 500va TS-SHARA, ligado a um CPU, e um monitor CRT, comprei uma placa de vídeo, q se liga à fonte, depois disso notei q o no-break aquecia além do limite, não suportando a potência absorvida.

Possuo uma fonte P5 da satellite, percebi q quando jogava algum jogo, ele dava uma travadas, então fiz um teste, colocando uma outra fonte genérica, ligada somente na placa de vídeo, separada da outra, então parou de travar. Conclui q Vou ter q comprar uma fonte com potência real, essa é a certeza q tenho.

Quanto ao no-break, resolvi colocar, porque aqui na minha cidade a energia oscila bastante, e em minha casa a tensão varia em torno de 204V. Vou confessar q sempre fui usuário de estabilizador(tartaruga), após isso migrei para um no-break, sendo assim, o motivo de eu usar ele, é pela instabilidade da energia elétrica.

Tenho algumas perguntas à você, já q entende do assunto.

*O meu no-break está super-aquecendo, porque ele não suporta os 522w, q demanda minha configuração, ou seria por causa da minha fonte ser genérica, e está forçando o próprio?

- Primeiro corrigindo um erro na minha soma do post anterior... 290 Watts/0,80 = 362 Watts + 60 do monitor = 422Watts e não 522 Watts..

Um no-break de 500VA, esse da TS-Shara, deve poder ofertar somente uns 350 Watts no máximo dos máximos. Você está demandando dele no pico, acima dos 400 Watts. Agradeça que ele não pegou fogo ainda... Não adianta trocar a fonte ai que ele não vai aguentar... O no-break é fraco para essa tua config.

*Relacionando a pergunta acima, você acha q um no-break de 700VA, não daria super-aquecimento também, referindo-se aos mesmos 522w exigidos, afinal esse deve ter uma potência real, de mais ou menos 460w. Há alguma relação nestes valores? Devo comparar os 522w consumidos para com os 460w do no-break?

- Essa pergunta sua ai tem sentido com o erro de soma que eu fiz. Agora corrigindo, para a real demanda de sua config, que é de 422 Watts, no pico, você vai entender que dá certo sim. Desculpa-me o erro foi meu.

*Qual a fonte você sugere para a minha configuração? O q você acha da ZALMAN 360, ou da HUNTKEY 450?

- No seu caso, com certeza absoluta, fosse eu com esse problema, iria de Zalman460B-APS, nenhuma outra. Com essa fonte dai você pode aposentar eu no-break. Notei você dizer que a tensão oscila muito ai, e chega até 204 Volts... Ora meu amigo. Isso dai é tensão normal, nem caiu 10% ainda... (estou imaginando 220 Volts como nominal). Com essa fonte ai você pode alimentar seu PC numa boa com qualquer tensão entre 90 e 270 Volts. É isso mesmo.. Qualquer tensão sem chave seletora nem nada. Direto na tomada.. esses 204 Volts, com uma mão nas costas.. e se cair para 190.. ou 180, ou 170, ou 160, ou 150, ou 140, ou 130, ou 120, ou 110, ou 100, ou 90... Ainda dá... E se cair para 80... Ainda dá, veja ai um teste feito pela SPCR, numa fonte da Corsair, com PFC ativo, forçando a fonte a baixar ainda mais a alimentação... Alimentaram ela com 80 Volts, 12% a menos que o mínimo permitido, e ela ficou numa boa... PFC ativo na entrada, tire estabilizador de perto, não é necessário..

PFCcomtensobaixa.jpg

Claro, se seu problema for a falta de energia, só o no-break resolve..... Mas na oscilação... Deixe para a fonte..

*Para você qual a real utilidade de um no-break?, no meu caso em q há muita variação de energia, levando em conta q estaria protegendo os componentes internos, e até mesmo a fonte. Isto faz sentido

- No-break foi concebido para gerar energia, a partir de uma bateria, na falta da rede primária. Na presença da rede, grande parte dos no-breaks nada, absolutamente nada fazem com a tensão de sua rede. Repassam ela para as tomadas de saída. Alguns no-breaks, os chamados no-breaks interativos, tem também internamente um estabilizador, que, na presença da rede faria com que esses seus 204 Volts pulassem para mais perto dos 220 Volts, sem a menor necessidade, pois sua fonte, se tivesse PFC ativo na entrada, aceitaria até quedas de tensão de 220 para 90 volts... Quanto mais 200, com as duas mão nas costas... No-break serve para gerar uma energia muito da porca, sob a forma de onda retangular, altamente estressante para a fonte, na hora em que a energia da tomada vai embora. Só. Proteção elétrica ao ao seu PC ele somente poderá fornecer se internamente ele contiver um bom filtro de linha /proteção contra surto. Isso você coloca por fora se quiser, e com desempenho muito, mas muito melhor do que muitas proteções que estão ai dentro de no-breaks e estabilizadores....

*Algo poderia substituir o no-break, como por exemplo, filtro de linha, e aterramento?, este último eu já possuo.

- Na função de gerar energia não. Na função de proteger, sim, definitivamente sim, um bom filtro de linha/supressor de surtos dá conta do recado. Consulte www.clamper.com.br

Já estão chegando aqui no Brasil boas proteções importadas, veja:

http://www.altera.com.br/dispprod.asp?COD=APC_PH8VT3

Tem somente 2 problemas:

1) Tomadas não compatíveis com nossos pinos de alimentação (alguns adaptadores provocam a não continuidade do aterramento)

2) São para uso em 110 Volts..

Tem outras nacionais também, algumas delas boas proteções:

Dê uma olhada ai: http://www.altera.com.br/lista.asp?f1=27&f2=1&f3=&f4=

*Quanto custaria um no-break, q opere em onda senoidal, e quanto teria q ser a potêcia dele, no meu caso?

- A potência a mesma.... Teria que aguentar aqueles 422 Watts (que errei na soma e disse 522 no post anterior. O correto seria 422Watts. Veja ai um exemplo de no-break senoidal puro: http://www.imagemrio.com.br/descricao.asp?CodProd=27512

Entretanto esses no-breaks operam com estabilizador interno e como não gosto nada de estabilizador não os uso.. Se você busca proteção elétrica para seu PC não é necessário no-break. Uma boa régua de tomadas com filtro de linha/supressor de surto é mais do que suficiente, e muito mais barato... Só use no-break se você buscar energia alternativa para uso em falta da energia primária. Se for somente para salvar a aplicação e fechar o PC, pode ser um no-break desses baratos, como o seu. Se for para uso contínuo na falta de energia, só tolere no-break senoidal puro...

Estou começando a frequentar o forum agora, no entanto pretendo aprender, e ajudar o quanto puder, logo peço descupas por enchê-lo com tantas perguntas, contudo espero q assim eu possa me decidir pela melhor saída.

Pela atenção, muito obrigado.

Abraços...

Postado

Muito obrigado, Faller, vou comprar essa fonte que você recomendou, e depois resolvo se compro um filtro de linha, ou um no-break de 700VA.valeu!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...