Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alguém se habilita em me ajudar em um circuito por favor?


landyscape

Posts recomendados

Gente, eu fiz o layout desse circuito no paint porque to num pc velho e não tem PCB ou Protheus ou qq outro programa pra desenhar layouts aqui!!!

Seguinte, eu fiz esse circuito aqui numa protoboard e liguei a DB25 no pc, a ideia era que quando enviasse sinal 1 apenas o 1º led ligasse e energizasse um fio do motor de passo, quando enviasse sinal 2, apenas o 2° led e o segundo fio do motor, sinal 3 o 1° e 2° led e o primeiro e segundo fio do motor e por ai vai...

Só que envio o sinal certinho pelo programa que fiz e placa não funciona fireito.... por isso acho que o problema tá nela...

Alguém ae que já manja mt de circuitos poderia dar uma olhada no esquema que fiz e dizer se to (provavelmente estou) alguma *****?

A foto está hospedada no Image Shack, quem conhece sabe que não é vírus, o site é 100% seguro

Valeu a ajuda!http://img409.imageshack.us/my.php?image=layoutfx9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigo, eu acho q pra alimentar o circuito você nao precisa de uma fonte externa, pode tirar do proprio conector..vou procurar saber o pino. e usa fonte externa so pra alimentar o motor.

e na saida, eu acho q ta errado la. se eu nao me engano deveria ser:

- a tensão q vem da fonte entra no coletor do TIP e o Emissor q vai pro motor. a base ta certa. você ligou o motor e o coletor juntos. O led também ta errado ele tem q estar em paralelo com o motor..através de um resistor de uns 220 ohm.

Na hora q você liga o circuito, o motor ja começa a rodar? pelo q ta no desenho, sim.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu desenho tem os colectores todos ligados entre si e por sua vez a +5V .

Isso está incorrecto e pode mesmo destruir os transistores.

Ou então a notação de "linhas que se cruzam" e linhas que não se cruzam não faz sentido no resto do circuito.

Por outro lado a a ligação base emissor está em paralelo com os led e como a tensãp BE é de cerca de 0,7V os leds nem devem acender..

Outra questão está relacionada com a capacidade de corrente de saída dos ls138 e o ganho dos tip31.

A corrente de saída dos ls138 multiplicada pelo ganho dc dos tip31 não produzem a corrente de colector suficiente para actuar os motores. ou usa uns drivers tipo ulnxxxx por exemplo ou transistores darlington.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...