Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte para esta config.


Elohin

Posts recomendados

Opa!

Seguinte, recentemente tive de enviar minha VGA pro RMA da ATi no Canadá, apresentou "artefatos" na tela.

Bom, algumas pessoas me disseram que PODE SER QUE SEJA A FONTE, alimentando mal a beberrona... eu queria uma opinião dos senhores a respeito disso. Fiz o teste no http://www.extreme.outervision.com/PSUEngine

mas ainda tenho dúvidas.

Minha config.:

Athlon X2 64 bits 4400+

ASUS A8R32-MVP Deluxe

2 x 1gb Corsair 400 XMS

HD Sata 7200 rmp 250 GB

ATi Radeon X1900 XTX

Seventeam ST-500BKV-03G

Gabinete Thermaltake com 2 fans de 120 mm cada

Como acho que a fonte foi uma má escolha, estou olhando agora uma Zalman... a de 500 watts é suficiente? Ou seria recomendado a de 600 watts? Se quiserem indicar outra fonte, tudo bem...

Valeu pela atenção! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu acho que até sem as duas pernas em danirava, ehheeheheheheh. Bom voltando ao tópico a zalman 500-HP tem a mesma potencia nas linhas de 12v que a zalman 460B-APS, ou seja, elas tem a mesma potencia útil. As unicas diferenças da zalman 500-HP pra zalman 460B-APS são os cabos modulares e os Heat pipes, que na minha opinião são frescuras que não justificam os 100,00 a mais da zalman 500-HP, ahh e alem disso tem uma maior concentração de potencia nas linhas de 5v e 3,3v do que a zalman 460B-APS, essas pouco usadas atualmente,

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zalman 460B-APS segura seu PC com uma mão nas costas e sem uma perna!

Uai... estranho isso, porque onde fiz os testes (url no 1º post), acusou uma necessidade de 470W, o que, teoricamente, não poderia ser suprido por uma fonte de 460W. A afirmação de vocês vêm de algum teste ou algo assim? O teste que fiz no site está errado? A seventeam minha é realmente o meu problema? :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O seu PC deve consumir entorno de 300W, você deve ter feito algo errado la na calculadora, eu te aconselho a leitura desse tópico que ensina como usa-la: http://forum.clubedohardware.com.br/como-faco-calcular/450715?t=450715&highlight=como+calcular. Depois da leitura volte lá e calcule novamente,

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu PC deve consumir entorno de 300W, você deve ter feito algo errado la na calculadora, eu te aconselho a leitura desse tópico que ensina como usa-la: http://forum.clubedohardware.com.br/como-faco-calcular/450715?t=450715&highlight=como+calcular. Depois da leitura volte lá e calcule novamente,

abração

Valeu a diga Pedro! ^_^

Refazendo o cálculo, obtive uma necessidade de 400W nesse meu pc.

Continua valendo a Zalman 460? Caso eu fique com uma Zalman 500 (tenho um amigo com uma pra vender e talvez eu fique com ela) existiria algum ponto negativo, fora o preço?

VAleu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não, a zalman 500-HP é um clone da 460B-APS, só que com linhas de 3,3 e 5v mais fortes, o que você não vai aproveitar, com cabeamento modular e Heat pipes, se você puder, e quiser, pagar por ela, pegue que é uma boa fonte. você ainda esta calculando errado, essa sua configuração, ainda com 3 dispositivos plugados continuamente na USB consome no pico do pico 300W, siga os passos la do topico que eu te passei que você ira comprovar,

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço o empenho em ajudar pessoal! Obrigado mesmo!

Agora, falta um dado importante nessa nossa discussão... a tal da fonte seventeam que eu tenho. Ela, de fato, pode ter sido a causa dos "artefatos" na tela da minha ATi? Essa linha de fontes da Seventeam é problemática até que ponto? Eu devo mesmo efetuar essa troca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço o empenho em ajudar pessoal! Obrigado mesmo!

Agora, falta um dado importante nessa nossa discussão... a tal da fonte seventeam que eu tenho. Ela, de fato, pode ter sido a causa dos "artefatos" na tela da minha ATi? Essa linha de fontes da Seventeam é problemática até que ponto? Eu devo mesmo efetuar essa troca?

Eu acho o seguinte!

Essas fontes da série BVK da Seventeam, são para configurações mais antigas, da época dos Athlon XP, que demandavam muito na linha de 5V. Pode reparar na etiqueta a corrente de tal linha.

Você tem uma configuração que demanda bastante nos 12V. Aliás, sua placa é uma chupadora de 12V....

O que pode estar acontecendo, é que a fonte não tenha a disposição de tanta potência nesses 12V.

Com a Zalman não teras problemas, pois ela oferece 34A na linha de 12V.

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Valeu a diga Pedro! ^_^

Refazendo o cálculo, obtive uma necessidade de 400W nesse meu pc.

Continua valendo a Zalman 460? Caso eu fique com uma Zalman 500 (tenho um amigo com uma pra vender e talvez eu fique com ela) existiria algum ponto negativo, fora o preço?

VAleu!

Você agradeceu ao Pedro, e se leu as dicas, não as entendeu..

Veja ai:

Config.:

Athlon X2 64 bits 4400+

ASUS A8R32-MVP Deluxe

2 x 1gb Corsair 400 XMS

HD Sata 7200 rmp 250 GB

ATi Radeon X1900 XTX

2 fans de 120 mm cada

Colocando um DVD que provavelmente você tenha esquecido de citar (ou seria movido a vento?)

Veja ai o resultado do cálculo.. Menos de 300 watts no pico...

Elohin.jpg

Isso se seu processador não for do modelo EE, quer Windsor ou Brisbane, caso em que a demanda total de pico cairia para uns 278 Watts...

Para colocar a fonte numa zona confortável, de máxima eficiência, se deve entender que a máxima potência exigida de sua config, fique em uma demanda de 70% da capacidade dessa fonte. A fonte portanto irá trabalhar numa faixa de 45 a 70% da capacidade de oferta sua, zona em que sua eficiência estaria num valor dos mais elevados tipicamente..

Então, numa demanda de 296 Watts, a potência mínima que sua fonte deveria disponibilizar deveria estar por volta de 296/0,70 = 423 Watts, o que leva a indicação de uma ZM460B-APS...

Quanto aos pontos negativos de uma ZM500, não os conheço, é uma fonte muito nova, não reconheço uma boa relação custo benefício nela, mas pontos negativos, tirando o preço, não acredito que os tenha..

Correto meu amigo???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Agradeço o empenho em ajudar pessoal! Obrigado mesmo!

Agora, falta um dado importante nessa nossa discussão... a tal da fonte seventeam que eu tenho. Ela, de fato, pode ter sido a causa dos "artefatos" na tela da minha ATi? Essa linha de fontes da Seventeam é problemática até que ponto? Eu devo mesmo efetuar essa troca?

Concordo com o danirava, e se essa troca não for muito onerosa pra você eu a indicaria, pois a zalman 500-HP (ou a 460B-APS) tem uma vida util bem maior, ja que elas concentram potencia nas linhas de 12v e a tendencia no mundo do hardware é a fixação dessa tensão como o padrão da maioria dos componentes,

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você agradeceu ao Pedro, e se leu as dicas, não as entendeu..

Veja ai:

Config.:

Athlon X2 64 bits 4400+

ASUS A8R32-MVP Deluxe

2 x 1gb Corsair 400 XMS

HD Sata 7200 rmp 250 GB

ATi Radeon X1900 XTX

2 fans de 120 mm cada

Colocando um DVD que provavelmente você tenha esquecido de citar (ou seria movido a vento?)

Veja ai o resultado do cálculo.. Menos de 300 watts no pico...

Elohin.jpg

Isso se seu processador não for do modelo EE, quer Windsor ou Brisbane, caso em que a demanda total de pico cairia para uns 278 Watts...

Para colocar a fonte numa zona confortável, de máxima eficiência, se deve entender que a máxima potência exigida de sua config, fique em uma demanda de 70% da capacidade dessa fonte. A fonte portanto irá trabalhar numa faixa de 45 a 70% da capacidade de oferta sua, zona em que sua eficiência estaria num valor dos mais elevados tipicamente..

Então, numa demanda de 296 Watts, a potência mínima que sua fonte deveria disponibilizar deveria estar por volta de 296/0,70 = 423 Watts, o que leva a indicação de uma ZM460B-APS...

Quanto aos pontos negativos de uma ZM500, não os conheço, é uma fonte muito nova, não reconheço uma boa relação custo benefício nela, mas pontos negativos, tirando o preço, não acredito que os tenha..

Correto meu amigo???

Faller, de fato houve um erro na minha simulação, se não me engano coloquei o sistema como sendo com processador duplo, acho que foi isso. Fico satisfeito com o resultado! Vou correr atrás de uma Zalman mesmo, aproveitar que a vga nova tá vindo, e vou colocar uma fonte mais decente no pc tb! Com relação à potência, ainda não decidi... mas vai ser entre a 460 e a 500 mesmo! Obrigado rapaz!

Valeu tb Danirava e Pedro pela ajuda aí no tópico!

Abraços! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...