Ir ao conteúdo

Filtro de linha no estabilizador by faller

lrocker

Posts recomendados

Postado

Bom, faller, me desculpe eu usar o seu nome no título do tópico, mas foi para q você se atentasse, e assim já levar em evidência o seu projeto futuro.

É o seguinte, ei sei que você pretende montar um filtro de linha, nas suas férias, porém eu preciso de um filtro urgente, q irei montar dentro do meu estabilizador.

Pretendo usar o filtro do AlmeidaFilho, no entanto você sugeriu em outro tópico, que seria ainda mais seguro colocar mais varistores, também, entre terra e neutro, e fase, mais varistores em pararelo. Outra coisa q você citou, foi a colocação de fusíveis rápidos, ou seja, um toque final no filtro do AlmeidaFilho.

Gostaria de contar com sua ajuda, para que você faça um esquema bem simples, utilizando a base do AlmeidaFilho, com as modificações que você acha aconselhável. Mais ou menos assim, você faz um desenho da placa, com os componentes q vão ser utilizados.

Não sei se fui claro, mas ficarei imensamente grato se você puder sanar essa dúvida, minha, e de tantos q não encontram com facilidade, filtros bons no mercado.

Já entrei em contato com a clamper, para a aquisição de um filtro, direto de fábrica. Liguei para todas as lojas credenciadas da clamper em Porto Alegre, e nenhuma os tinha. De qualquer forma, acho que vai ser muito útil a dissiminação de um bom filtro, assim como a contribuição do Faller, e AlmeidaFilho.

Muito Obrigado.

• Membro VIP
Postado

O mérito todo do tópico do filtro é do Almeida Filho, quem trouxe a ideia e bem a desenvolveu. No pé do lápis, a escolha ou o pareamento de varistores não é uma coisa fácil, mas sim é viável. Imaginem uma fonte de corrente de 1 miliampere, aplicada num varistor. Meça a tensão do mesmo, faça a medida da tensão de montes deles. Case em tensão aqueles que apresentarem tensão mais aproximada (tantos quanto você queira) e ai estão os varistores que você deve colocar juntos.

Para fazer uma fonte de corrente de 1 miliampere, para medir varistores de 150 Volts, por exemplo, pegue uma tensão de 220 Volts e um resistor de 68.000 ohms . Cuide para não levar choque... Se ao invés de medir você puder observar em um osciloscópio é melhor...Sei que estou pedindo demais...

Se quiser pular essa parte, escolha numa mesma loja uma série de varistores de mesma marca, e confie no casamento natural (teoricamente eles terão suas tensões de clamp muito próximas)..

Eu recentemente troquei de PC com meu filho e não instalei nenhum SW de manipulação de esquemáticos nem de placa de CI, de modo que vou ficar te devendo essa de fazer uma placa especial. Na hora de fazê-la ela sai no tapa, sem pensar muito, mesmo se feita com fita isolante... Quando o fizer posto as fotos detalhadas... Antes nem que a vaca tussa.... Meu final de ano na empresa está muito atribulado para que eu possa parar para respirar... Sinto muito, mas não poderei te atender. Improvise, enjambre, hora, colocar um componente em paralelo com outro, isso é questão de dois furos no impresso...Quanto a fusíveis rápidos, é só comprá-los desse modo. Quanto aos dispositivos TCO, ou Thermal cut off, vão em série com os fusíveis e devem se aproximar dos varistores, ficar metidos no meio deles, para sensorear sua temperatura, e abrir assim que ela subir demais... Uma boa temperatura de operação é de 90º a 110º C..

Sinto não poder lhe ajudar conterrâneo...Mas não tenho tempo para piscar...

Abraço...

Postado

OK, sem problemas, nem esquenta, na verdade eu exagerei um pouco em pedir um esquema. O que quero, é somente saber dois pontos, q ficaram meio obscuros. São estes:

você disse no tópico do AlmeidaFilho, q poderia se colocar mais varistores ligados em Fase-Terra e Neutro-Terra.

Gostaria de saber de forma rápida, se posso colocar 9 varistores da mesma característica, 3 entre fase-neutro, 3 entre fase-terra, e 3 entre neutro e terra? No esquema do AlmeidaFilho, na versão 220V com aterramento, há três varistores, no total, entre fase-neutro-terra.

Outra coisa, q você sugeriu, foi colocar fusível rápido, mas estou com uma dúvida, àqueles dois fusíveis de 2A ou 3A q já estão no filtro continuam, certo?

Imaginando q sim, este fusível rápido q você utiliza nos seus filtros, quantos devem ser, um ou dois, e quais as caracteríticas dele, levando em conta o filtro do AlmeidaFilho. Estes fusíveis rápidos, devem ser ligados da mesma forma q ligo os fusíveis normais?

Caro faller, preciso somente destas informações para montar o meu filtro, da maneira mais segura possível.

Inclusive, devo pedir desculpas por ter abusado da sua boa vontade, e por estar até por vezes o importunando com minhas incertezas.

Desde já fico imensamente grato.

Postado

Faller, analisa aí...

Fiz um esquema aqui, para um filtro, utilizando a base do projeto do AlmeidaFilho, e as suas sugestões para um melhoramento da proteção.

Quero deixar claro que sou leigo no assunto, mas me arrisquei em seguir a base a critério, e acrescentei algumas coisas. Vou colocar a imagem do esquema, para que você possa ver, e dizer se está correto o que você tentou passar, ou não.

novomodeloqj2.jpg

Deixo para quem entende, analisar se este esquema de filtro procede...

Abraços.

EDIT: Este esquema, e características, tem todos os méritos do AlmeidaFilho, foi ele q o elaborou, fiz algumas modificações com a relevância nas palavras do faller. Resta saber se eu o compreendi corretamente, e receber sua aprovação ou desaprovação.

• Membro VIP
Postado

O fusível rápido, mil desculpas que não deixei isso dai muito claro, vai no lugar do fusível, e não mais um fusível. Esse fusível rápido tem uma caracterpidtica de ter o tempo de abertura do mesmo mais rápido do que o normal, mas ele é do mesmo tamanho, de mesmas faixas de corrente etc.. Portanto substitua o fusível normal por fusíveis rápidos:

SeveroRoth.jpg

Eu vou utilizar esse ai 49017 de código.. Tamanho normal de 20 milímetros.

Quanto ao lay-out de placa que foi desenhado, nada contra, entretanto como sugestão, apendo as seguintes;

1) Usualmente tenho visto nos filtros lá de fora, como exemplo o meu... seis varistores entre fase e neutro, dois varistores entre fase e terra e mais dois varistores entre neutro e terra, visivelmente nos afirmando que a grande maioria dos distúrbios na área de energia acontece entre fase e neutro. (dia-a-dia de geração de espúrios pelas indústrias, motores, etc..)

2) Se vocês entenderam a não necessidade do fusível "extra" vocês verão que existe o lugar para fusível que sobra.... Pois é ali que se colocaria um TCO, caso fosse utilizado, justamente naquele retângulo branco.. Se colocaria um TCO, com lides os mais compridos possíveis, e se separaria o último dos varistores entre fase e neutro cerca da espessura do TCO, para encaixá-lo justo ali entre os varistores..

5Protetores.jpg

Vejam como os TCO estão lá bem perto od banco de varistores, para "sentir" a sua temperatura. Funcionalmente o TCO opera como um fusível, abrindo a corrente primária, de entrada.

3) Esse filtro tem lado para entrada e saída. Por vafor, façam a energia entrar pelo lado direito, o lado dos fusíveis e sair lá pelo lado esquerdo, com base na placa mostrada. Ao contrário anula 1/3 das mecânicas de proteção que é justo aquela do fusível, o TCO, ou ambos, abrir quando o varistor está próximo a não aguentar mais a dissipação térmica...

Abraço...

Postado

Obrigado mais uma vez faller, pela atenção, quero dizer que já atualizei o desenho com o número de capacitores adequados, e as características dos componentes.

No entanto, tenho só mais uma dúvida, eu não entendi direito, sobre a ligação dos TCO, sei que eles devem ficar juntos com os varistores, justamente pela sua sensibilidade térmica, mas quanto a fixação deles na placa, está correto, entre os cortes de fase e neutro, ou seja, ligando fase e neutro separadamente, no banco de varistores? Devo ligar um dos pólos do TCO junto com uma das pernas do varistor, ou os dois pólos separados?

Depois disso, espero que eu não te encomode mais.

Mais uma vez, brigadão cara!

Postado

Faller, o TCO precisa "sentir" a temperatura do ar, perto dos varistores?? Desculpe se a pergunta é *****! No outro forum postei a foto do meu filtro com fusiveis térmicos, eles ficaram um pouco longe dos varistores, será q tem problema? Vou postar a foto aqui tb. Esses fusiveis são de 10A 250V 83ºC.

Novamente pros que ainda não viram, como comentei em outro topico, não reparem na montagem sem "zelo" por minha parte, esse foi meu primeiro filtro e as coisas sairam meio tortas, as soldas ficaram feias... mas já tem semanas e aparentemente tudo ok. Nao sei dizer a eficiencia dele em dados tecnicos porque nao tenho como medir, mas ta ai:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...