Ir ao conteúdo

PC liga, mas só inicia depois de muita insistência.

Yarkan

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal. Estou com um probleminha.

Meu computador liga, mas a tela fica preta e o indicador do monitor fica em standby. A luz power do gabinete fica acesa e a vermelha as vezes acende e as vezes não, dependendo da vez que torno a desligar e ligá-lo. Depois de muita insistência ele dá um bip muito diferente do padrão que todos conhecem parecendo até um código em "notas musicais" bem curto. Depois de desligá-lo após esta vez e ligá-lo de novo ele dá o bip de vida e inicia normalmente.

Isto vem acontecendo há alguns dias e num desses dias apareceu uma mensagem de erro na tela da bios dizendo o seguinte: "Checksum failed"

E me apareceu as opções de continuar ou entrar no setup.

Pesquisei sobre a mensagem e diz que se refere a bateria que alimenta a memória da bios para que as configurações do setup fique armazenadas.

Onde a solução é a troca da bateria. O que ainda não o fiz.

Uma teoria que havia na pesquisa sobre esta mensagem, é de que

esta mesma memória pode ter sido danificada... "sabe-se lá como"... E na hora da leitura das configurações dá este erro. Achei fazer sentido, porque

a bateria entra em ação quando a alimentação da placa mãe é cortada por completo (Quando desligamos o estabilizador por exemplo). Eu fiz um teste deixando o PC desligado com o Estabilizador ligado durante a noite.

Na manhã seguinte eu liguei e o computador respondeu na primeira vez com sucesso. Bem... Uma outra teoria com base nessas duas, que vi nas minhas pesquias é de que tais circunstâncias em que o PC se apresenta significa que a placa mãe está com os dias contados. Isto é verdade?

Eu já efetuei o clear CMOS e a BIOS foi atualizada no começo deste ano.

Alguém sabe o que posso fazer? Alguém pode me oferecer ajuda?

Ou pelo menos me dar mais informações?

Configuração:

Celeron D 315 núcleo prescott 2.26Ghz L2 256Kb

Gigabyte 8VM800Pro vídeo, som, rede onboard

DDR 256Mb 400Mhz

HD Samsung 40Gb 7200 RPM

Powercolor ATI 9600 PRO 256Mb 128bits AGP

DVD-RW SONY Multi speed

Sou antecipadamente grato.

Postado

Amigo pelo o que entendi ficou um pouco confuso, Você deixou o estabilizador ligado para "recaregar a bateria" ? Tenta atualizar a bios ou talvez trocar a bateria da mb.

Na bios o primeiro boot esta para hard drive? testa com outra fonte também.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...