Ir ao conteúdo

AMD 5600+ Opinem, por favor

Posts recomendados

Postado

Oi galera...

eu não sou novo por aqui, mas é minha primeira postagem. Depois de sete anos (isso mesmo, sete!) com um Pentium II 400 (raramente usava meu micro de casa... passou 6 meses desligado, certa vez), decidi adquirir outro micro. Depois de muito pesquisar, ler, me informar, montei uma configuração simples, mas funcional sob o meu ponto de vista. Uso o micro basicamente pra funções Office, Internet e um pouco de música e vídeo. Atualmente estou lidando também (em outras máquinas, diga-se de passagem), com Premiere Pro e After Effects, em combinação com Corel e Photoshop. Segue abaixo a configuração para análise. Leiam, dêem dicas, critiquem, enfim, metam o pau (mas com carinho, tá?)...

MB — Abit AN 52 (R$ 219,00)

Processador — AMD Athlon x2 5600+ (R$ 310,00)

Memória RAM — 2x 1GB Kingston (KVR667D2N5/1GB) (R$ 58,00 cada)

HD — Samsung (HD321KJ) - 320GB (R$ 235,00)

TV — Encore ENL-TV-FM (R$ 70,99)

Vídeo — Não defini ainda...

Considerações:

- Pesquisei muito sobre a placa-mãe. Gosto de Asus M2N-E SLI (exatamente por ter previsão de suporte ao Phenon, possibilitando um bom up, caso eu necessite), mas, alguém sabe se há a mesma possibilidade de suporte da AN 52 ao Phenon?

- RAM: Dois gigas são mais que suficientes pra aplicações citadas, mas optei por uma placa com 4 slots pra não ficar contra a parede caso eu queira mais memória.

- HD. Sei que muita gente não gosta da Samsung em HDs, mas tenho um de 20GB há cinco anos e está tinindo de bom... Resolvi depositar alguma confiança na marca. Além do mais, eu sou um usuário responsável. Sempre mantenho o disco rígido organizado e desfragmentado.

- TV. Às vezes gosto de gravar algumas coisas da TV (muito embora seja quase sempre a mesma porcaria). É só uma plaquinha de recepção. Não tenho interesse em captar VHS, por exemplo.

- Vídeo. Tenho uma placa (128MB) razoável encostada em casa. Eu não ligo pra jogos de computador.

Postado

Considerações:

- Pesquisei muito sobre a placa-mãe. Gosto de Asus M2N-E SLI (exatamente por ter previsão de suporte ao Phenon, possibilitando um bom up, caso eu necessite), mas, alguém sabe se há a mesma possibilidade de suporte da AN 52 ao Phenon?

- RAM: Dois gigas são mais que suficientes pra aplicações citadas, mas optei por uma placa com 4 slots pra não ficar contra a parede caso eu queira mais memória.

- HD. Sei que muita gente não gosta da Samsung em HDs, mas tenho um de 20GB há cinco anos e está tinindo de bom... Resolvi depositar alguma confiança na marca. Além do mais, eu sou um usuário responsável. Sempre mantenho o disco rígido organizado e desfragmentado.

- TV. Às vezes gosto de gravar algumas coisas da TV (muito embora seja quase sempre a mesma porcaria). É só uma plaquinha de recepção. Não tenho interesse em captar VHS, por exemplo.

- Vídeo. Tenho uma placa (128MB) razoável encostada em casa. Eu não ligo pra jogos de computador.

Já que você vai pegar uma M2N-E SLI. confirua assim seu pc.

- ASUS M2N-E SLI

- AMD Athlon 64 X2 6000+

- Kit 2GB DDR2 800

- 160 GB Serial ATA II

- GeForce 8600GT

- Gravador DVD LG

- LCD LG 17

Com essa configuração eu sei que você não liga para confi de jogos. Mas no caso você disse que vai usar Corel e Photoshop, são aplicativos pesado que exigue configurações pessada. e você vai poder ficar também com um pc assim por um bom tempo...

Postado

Com esses tipos de programas de edição de imagem eu pegaria uma plataforma Core, se puder gastar mais, para trabalho então com certeza, pois "tempo é dinheiro" e um processador rápido faz diferença. Já a compatibilidade das AM2 com os Phenom é limitada e ainda estão preparando bios para isso, porém, dependendo do número de fases do regulador de vcore dessa M2N tenho minhas dúvidas com relação ao funcionamento de um quad-core mais forte.

Comprar motherboard para up de processador futuramente só no máximo até começo de 2009 +-, pois, AMD irá lançar socket AM3 para ddr3 e Intel os Nehalem com controlador de memória integrado e socket novo. Essa de future proof é marketing. Nenhuma fabricante, seja de chipset ou placa-mãe, vai querer te vender um produto que fique muito tempo, elas preferem vender produtos novos obviamente.

Quanto à placa de vídeo, se não for para projetos muito pesados uma 8500GT ou 2600PRO devem dar conta. Se tiver grana uma FireGL ou Quadro seriam o ideal para projetos grandes.

Essa que você tem é pci-express ou AGP, se for AGP terá de trocar.

Postado
Já que você vai pegar uma M2N-E SLI. confirua assim seu pc.

- ASUS M2N-E SLI

- AMD Athlon 64 X2 6000+

- Kit 2GB DDR2 800

- 160 GB Serial ATA II

- GeForce 8600GT

- Gravador DVD LG

- LCD LG 17

Com essa configuração eu sei que você não liga para confi de jogos. Mas no caso você disse que vai usar Corel e Photoshop, são aplicativos pesado que exigue configurações pessada. e você vai poder ficar também com um pc assim por um bom tempo...

Acho que pela eficiência, 5600 e 6000 estão muito próximos. HD eu prefiro maior mesmo. O Samsung que eu disse anteriormente já é SATA II. Já tenho gravador de DVD e LCD 17, comprados há menos de um ano. Ainda devo adquirir outro LCD, de 19, para usar o 17 como tela auxiliar durante edição.

Postado
Com esses tipos de programas de edição de imagem eu pegaria uma plataforma Core, se puder gastar mais, para trabalho então com certeza, pois "tempo é dinheiro" e um processador rápido faz diferença. Já a compatibilidade das AM2 com os Phenom é limitada e ainda estão preparando bios para isso, porém, dependendo do número de fases do regulador de vcore dessa M2N tenho minhas dúvidas com relação ao funcionamento de um quad-core mais forte.

Comprar motherboard para up de processador futuramente só no máximo até começo de 2009 +-, pois, AMD irá lançar socket AM3 para ddr3 e Intel os Nehalem com controlador de memória integrado e socket novo. Essa de future proof é marketing. Nenhuma fabricante, seja de chipset ou placa-mãe, vai querer te vender um produto que fique muito tempo, elas preferem vender produtos novos obviamente.

Quanto à placa de vídeo, se não for para projetos muito pesados uma 8500GT ou 2600PRO devem dar conta. Se tiver grana uma FireGL ou Quadro seriam o ideal para projetos grandes.

Essa que você tem é pci-express ou AGP, se for AGP terá de trocar.

A diferença de edifiência em edição de AMD para Intel é muito grande? Minha placa encostada é PCI-E. Pode ser que no futuro eu compre uma placa mais parruda. Apesar de ter a grana pra comprar até um E6750, pretendia usar apenas 50% do meu "décimo-esqueceram" pra montar esse gabinete. Não queria gastar muito, não, sabe?

Postado

http://www23.tomshardware.com/cpu_2007.html?modelx=33&model1=921&model2=873&chart=435

http://www23.tomshardware.com/cpu_2007.html?modelx=33&model1=921&model2=873&chart=437

Existe diferença, que é maior ainda se for realizar projetos grandes. Uma diferença na tabela de 15% em desempenho é bem significativo se a carga de trabalho for alta. Por exemplo se com o x2 eu demoro 4h com o core terminarei em 3,4h na estimativa bem porca, mas, o preblema é que a diferença chega a passar de 20% em alguns casos.

Postado

Existe diferença, que é maior ainda se for realizar projetos grandes. Uma diferença na tabela de 15% em desempenho é bem significativo se a carga de trabalho for alta. Por exemplo se com o x2 eu demoro 4h com o core terminarei em 3,4h na estimativa bem porca, mas, o preblema é que a diferença chega a passar de 20% em alguns casos.

Postado

No seu caso compensa os AMD mesmo então, mas, no caso estava comentando o uso profissional e não o custo benefício que importa mais para soluções caseiras. E as contas estão erradas, seriam ~32% na diferença de preço que você postou, não?

De qualquer forma espero ter ajudado.

Postado
No seu caso compensa os AMD mesmo então, mas, no caso estava comentando o uso profissional e não o custo benefício que importa mais para soluções caseiras. E as contas estão erradas, seriam ~32% na diferença de preço que você postou, não?

De qualquer forma espero ter ajudado.

Não! Eu quis dizer que o processador Intel está 47% mais caro. Se R$ 310,00 = 100%, R$ 455,00 = 147%. Se fosse levar em consideração o mais barato, aí sim, seriam quase 32% de diferença. Mas quis dizer que um era mais caro que o outro mesmo. Acho então que ficarei com o 5600+ mesmo. Depois, eu pretendo comprar um note (deverá ser um Turion, no Rio tem modelos a R$ 1750,00) e mais tarde (por volta do final de 2008, comprar outro micro, que poderá ser um Intel). De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda de todos!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...