Ir ao conteúdo

[Coolers] Duas dúvidas...

Tio Cururu

Posts recomendados

Postado

Seguinte gente, tenho duas dúvidas.

Eu tenho uma fonte de 450W e o cooler dela começou a ficar bastante barulhento, achei que era sugeira e fui limpar, quando vi que havia uma folga acima do normal na hélice.

Só que eu tenho um PC velho aqui que tem uma fonte de 300W que tá com o cooler novinho em folha, nem sujo está.

Se eu colocar o cooler do PC velho no novo, ele consegue suprir a refrigeração da fonte, mesmo ela sendo mais forte?

A outra dúvida é referente a minha placa 3D.

Eu tinha uma GF4 MX 440 64MB e troquei por uma GF 6200 AGP8x 256/64 DDR2 com dissipador, quando eu liguei ela, a temperatura no Windows tava em torno de 38~42 graus, quando abri alguns jogos (GTA SA por exemplo), a temperatura subiu pra 81 graus! O_o

Li na Internet que muita gente coloca cooler nessa placa, mas vi gente que colocou por cima do dissipador, outros que colocaram cooler de Pentium III.

O que é melhor, eu procurar um cooler dela mesmo ou colocar um cooler qualquer adaptado por cima do dissipador?

Como se coloca um cooler por cima do dissipador?

Se eu colocar um cooler na lateral do gabinete, será que melhora nas temperaturas?

Obrigado! ;D

Postado

Como diria nosso célebre Jack, o estripador, vamos por partes!

Se eu colocar o cooler do PC velho no novo, ele consegue suprir a refrigeração da fonte, mesmo ela sendo mais forte?

Se a fonte for genérica, serve. Eu já fiz mesmo um sistema com dois coolers na fonte de alimentação, usando fan de gabinete de 80mm, pra ajudar na exaustão do case e diminuir a temperatura da fonte ao mesmo tempo.

Agora, se a fonte for de potência real... daí eu não posso garantir nada. A maioria dos fans de fontes boas são de rolamento, e/ou têm desempenho melhor que um convencional.

O que é melhor, eu procurar um cooler dela mesmo ou colocar um cooler qualquer adaptado por cima do dissipador?

Como se coloca um cooler por cima do dissipador?

Eu sugeriria comprar um cooler de VGA compatível. Aquele dissipador passivo não me parece assim tão bom. Mas se você preferir, pode colocar um fan desses de gabinete mesmo, jogando ar na direção do dissipador. Pode prendê-lo na placa por parafusos (usando a furação na placa, ou prendendo-os entre duas aletas do dissipador), ou prendê-lo por meio de fios (FIOS NÃO CONDUTIVOS!), mesmo fio de Nylon serve, se você tomar o cuidado de usar pontos frios como apoio (não prenda no dissipador, e não chegue perto dos chips).

Outra solução é cortar um pedaço de acrílico no tamanho adequado, fazer a furação nele e usar o espaço de uma placa pci (mas sem encostar nos contatos do slot), fabricando um ponto de apoio para a placa.

Se eu colocar um cooler na lateral do gabinete, será que melhora nas temperaturas?

Não só ajuda como eu acredito que seria a melhor solução para o seu caso. Talvez colocar um fan de 80~120mm jogando ar da lateral em cima da VGA.

Postado

Valeu cara, mas ficou duas dúvidas ainda.

Eu dei uma olhada, tanto na internet como em lojas, eu não achei cooler pra essa placa de vídeo. =X

Eu não sei se você já viu minha placa, mas ela tem dois furos pra prender o dissipador, ambos são em posições diferentes da de um cooler convencional, como eu faço pra prende-lo? Não entendi muito bem essa do fio de nylon.

Não só ajuda como eu acredito que seria a melhor solução para o seu caso. Talvez colocar um fan de 80~120mm jogando ar da lateral em cima da VGA.

Eu medi aqui e o "buraco" que meu gabinete tem pra colocar cooler lateral fica de frente pro processador, a placa de vídeo fica mais embaixo, será que mesmo assim resolve?

Será que se eu colocar aquele cooler maior atrás resolve? Ele também fica mais de frente com o processador, mas como o buraco é maior, acredito que a ventilação também seja maior e melhor.

Valeu. ;D

EDIT:

Me falaram que existe um exaustor que se coloca na entrada PCI que pode ajudar, ele ficaria embaixo da placa, bem de frente com o dissipador, será que ajuda?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...