Ir ao conteúdo

Multímetros de AC

webpsr

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Algumas dúvidas pairam a minha cabeça sobre múltimetros de AC, procurei por toda a net mas não conseguir encontrar nada a respeito.

- Porque existe uma bateria DC em um multímetro de AC? Qual seria a relação?

- Como podemos ler a sequencia de fase em um multimetro medindo uma tensão trifásica, a fim de visualizar e evitar qualquer tipo de inversão?

Grande abraço a todos!

• Membro VIP
Postado

- A bateria DC num multímetro eletrônico, digital portanto, serve para alimentá-lo. Num multímetro analógico, serve para alimentar a medida de resistência elétrica.

- Desconheço um modo de verificação de seqüência de fase com multímetro..

Abraço...

Postado

Caros amigos,

peço desculpas por ter me expressado incorretamente. A minha dúvida é qual a vantagem de você possuir em um projeto uma alimentação DC quando comparado a AC direto da rede elétrica. Pode acontecer de a rede cair, e assim o multímetro desligaria caso tivesse montado de acordo com ka segunda opção, porém, seria apenas essa vantagem?

Quanto à detecção de fase, existem multímetros especiais para isso, minha dúvida é como haveria esta comparação.

Obrigado por todas as respostas

Abraço!!!

• Membro VIP
Postado

Sua expressão ainda está confusa...

Primeiro você fala de um projeto alimentado com AC, depois fala do multímetro desligar se alimentado em AC quando houvesse queda...

Por acaso não queria saber porque os multímetros não são alimentados direto da rede AC ???

Postado

A primeira parte da sua dúvida eu não compreendi direito...

Realmente existem multímetros que são alimentados por baterias, e assim o são simplesmente para serem portáteis e poderem ser utilizados "em campo" (onde nem sempre haveira uma tomada de alimentação...) e outros são alimentados na rede elétrica, utilizados invariavelmente em laboratórios, e assim o são para que o dono da empresa não precise ficar comprando baterias toda hora...

Quanto a segunda parte da dúvida, você talvez esteja se referindo a um PAVM (Phase Angle Volt Meter). É um aparelho que tem condições de medir a defasagem entre dois sinais elétricos AC de mesma frequência. Com base na frequência e no tempo decorrido entre os instantes em que um sinal e o outro passa pelo zero, pode-se calcular a defasagem, em graus.

Pode-se medir, ainda, a defasagem da tensão em relação a corrente (em circuitos indutivos ou capacitivos)

• 7 meses depois...
Postado

você está confuso amigo?

Voltímetro para medir AC não precisa de bateria, geralmente são encontrados para atender fins específicos.

MULTITESTE: Usa bateria, só que como o nome diz MULTI=VÁRIOS testes. Esse tipo mede tensão AC/DC/RESISTÊNCIA/CORRENTE AC/CORRENTE DC isso em um único instrumento.

SEQÜÊNCIA DE FASE: É um instrumento específico para atender a necessidade de onde se tem que ter as fases R S T na seqüência correta, geralmente onde se faz necessário o uso de uma seqüência de fase é onde se usa motores elétricos que devem trabalhar em um só sentido de rotação, sob pena de causar algum dano caso uma das fases seja invertida.

Boa Sorte,

Postado

Amigo, não consegui entender dentre outras coisas, essa coisa do multimetro desligar, desligar o q, tente ser mas especifico no q você quer, e vamos por partes...valeu???

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...