Ir ao conteúdo

Driver da 8600GTS parando o cooler?!

harrycwb

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, comprei uma 8600GTS da XFX ontem, mas estou tendo alguns problemas com o driver.

Tanto o do CD quanto o do site da nVidia, logo depois de instalados, reduzem a velocidade do cooler da placa, causando uma espécie de superaquecimento...

O que pode ser feito para arrumar isso? Quanto à instalar cooler e exaustores, já fiz tudo que me passou pela cabeça.

O problema está no driver mesmo, é quase certeza...

Gostaria de uma opinião de vocês.

Agredeço desde já.

Postado

O que pode acontecer, é que a placa já está fria o bastante e não necessita do fan pra refrigerar ela, pode ser também alguma configuração errada no driver, instale o Everest e veja a temperatura da placa, como dito pelo Paulo, o que o driver faz é diminuir a rotação do fan pra não fazer barulho desnecessáriamente.Abraços

Postado

Bom, eu supus realmente que fosse um superaquecimento.

Mas um monitor de temperatura aqui acabou de dizer que, antes dela travar, ela estava a 44°C. Acredito eu que isso não seja quente o suficiente, não?

Bom, vou contar como tudo aconteceu:

Eu comprei ela ontem, e, logo que instalei (hardware & software), passei o AquaMark3 pra ver o desempenho dela e tal. Mas, logo depois que a pontuação apareceu, o computador travou (o mouse respondeu por alguns segundos, mas logo depois de um bip, travou completamente) e eu tive que reiniciar.

Achei que ela estivesse muito aquecida, então abri o computador e coloquei um exaustor no slot embaixo do dela, para ajudar na refrigeração. Sem êxito, ela travou ainda mais rápido.

Daí desinstalei o driver da placa e deixei o computador ligado por meia hora, e ele não travou. Só que quando eu fui colocar o driver de volta, notei que quando eu cliquei no "Finish", o fan dela simplesmente parou de fazer barulho (ele não parou, mas reduziu drasticamente a velocidade).

Agora estou na dúvida se isso é problema no driver ou na placa mesmo ;S

Obrigado pela ajuda pessoal :)

Postado

Bom, a questão aí deve ser outra, ou então essa temperatura está sendo medida errado pelo sensor, porque 44 graus é bem abaixo da temperatura comum dessa série 8, e normalmente só é conseguida com soluções extras de refrigeração. Ou caso esteja essa temperatura na placa, é mais do q normal o cooler estar diminuindo a rotação.

Como é a temperatura ambiente no local onde fica o computador?

Como estão as outras temperaturas do PC? Hd, placa-mãe, etc...?

Qual a marca e modelo da fonte usada no PC?

Qual a versão do driver de vídeo q você tá usando?

Todos os drivers no pc são os mais atuais?

Com o everest, q o Igor(Doidao) citou, dá p você obter as várias temperaturas do PC.

Postado

Bom, moro em Curitiba, que não costuma ser uma cidade quente, mas aqui tem estado muito abafado ultimamente.

Para evitar confusões, vou instalar o Everest aqui e mostrar os resultados dele.

Tão logo eu tenha essas informações, vou colocar aqui.

Obrigado.

Postado

beleza! Mas e qto está a temperatura ambiente na cidade? Cerca de qtos graus? E no local onde fica o PC é usado algum aquecedor e/ou ar-condicionado?

Acrescenta as respostas junto das outras no teu post, e procura responder a td, p q a gente possa te ajudar da melhor forma possível.

Postado

Desculpe a demora, Paulo, não pude executar os testes logo que li aqui...

Bom, como a 8600GTS está travando o tempo todo, estou usando uma 7100GS aqui, por isso demorei um pouco.

A temperatura aqui na cidade está muito acima do normal, deve estar uns 20°C agora de noite, e aonde ele se encontra o vento não circula muito, e não ter ar condicionado; Mas, os testes foram efetuados com ele aberto, o que poderia dar uma ajuda.

Passei o Everest com a placa ligada no computador, sem driver nenhum de vídeo. Aqui está o resultado:

sdrirh6.jpg

Já com o driver instalado, o resultado foi esse:

cdrixj7.jpg

Não sei dar muitas informações sobre a minha fonte, mas presumo que ela tenha 400W de potência. Já me disseram que poderia ser ela, mas então por que quando eu ligo o computador sem o driver (e com sete coolers ligados), ela aguenta bem, mas quando eu instalo o driver, o cooler mal gira?

A fonte é essa:

imagem002kp9.jpg

E a situação da placa, quando estava instalada, era essa:

imagem004gv7.jpg

Espero que isso ajude a esclarecer minha dúvida...

Obrigado :)

Postado

cara, qto ao cooler diminuir a rotação com o driver instalado, teoricamente é normal, pois ele procura o equilíbrio entre a dissipação do calor com o menor ruído possível, como eu já havia dito e o Igor tinha confirmado. A questão é se a temperatura medida está certa ou não.

Sobre a tua fonte, tenho algumas dúvidas qt à mesma, considerando a necessidade da 8600gts e considerando seus coolers adicionais, 2 hd's, etc...

As termperaturas do everest omitiram a temperatura GPU, q seria bem importante. Mas das temperaturas medidas, algumas estão altas. Aqui, q é bem quente(mas uso ar-condicionado), mesmo com ar-condicionado desligado em dias quentes, a placa-mãe não chega aos 40 graus. O processador também parece quente, mas aí depende também da arquitetura, então não posso afirmar nada.

O travamento só ocorre com o driver instalado? E ocorre em qualquer momento ou há alguma condição especial p q isso ocorra? Qual a versão do driver? Já tentou monitorar a temperatura até o momento do travamento e ver se há alguma alteração importante? Esse travamento não tem como decorrência tela azul, tem?

Presta atenção nesse post e nos anteriores, e procura responder td, pois ainda faltam informações q tu ainda não respondeu.

Postado

Eu também achei que a temperatura da GPU seria importante, pois a hipótese de superaquecimento já está descartada, acho eu.

Quanto ao travamento, somente uma vez ele foi seguido de tela azul, mas daquelas que duram meio segundo, e então o computador reinicia.

Geralmente, o computador pára de responder completamente, com exceção do mouse, que funciona por mais alguns segundos. Então, o computador emite um bip, e depois disso ele trava completamente.

Como estou no trabalho agora, não posso confirmar a versão do driver que veio no CD, mas tentei também instalar um driver do site da nVidia, no caso esse aqui, que também apresentou o mesmo "problema":

http://www.nvidia.com.br/object/winxp_163.75_br.html

Postado

Não é q a tela azul SEJA DAQUELAS q duram meio segundo e desligam, isso é ajustável e você pode ver toda vez a msg tela azul q recebe.

Vou aguardar tuas respostas às outras perguntas e qq coisa posto de novo, e te digo como ver qd dá tela azul, pois agora tô meio sem tempo.

Postado

Amigo, surgiu uma hipótese nova q reparei aqui: esse driver q você colocou o link é p sitemas operacionais em inglês(US), e outros devem baixar a versão internacional. Inclusive, qd baixei a minha, baixei a versão internacional. Mas se fosse esse o problema, não era p acontecer com o driver q veio no cd, somente com o baixado da net. E eu também não sei o q pode ocorrer usando essa versão US em vez da versão international.

Teus outros drivers estão todos atualizados? Senão, atualiza.

Mas continuo sem confiar na tua fonte. Após tentar várias coisas, e caso nada resolva, seria interessante desabilitar estes coolers adicionais, deixar apenas um hd, e deixar o mínimo necessário pro pc rodar, e então ver se continua da mesma forma.

Qto à tela azul, vai no painel de controle->desempenho e manutenção->sistema->avançado->inicialização e recuperação->configurações, na parte sobre FALHA DO SISTEMA, desmarca o campo REINICIAR AUTOMATICAMENTE.

Postado

Bom, Paulo, desmarquei a caixa da tela azul, já já irei testá-la de volta, e postar aqui.

Quanto ao driver, mesmo entrando pelo site em português, o driver que o site me fornece é o em inglês:

drivedl8.jpg

Já quanto aos coolers, vou desabilitar tudo. HD secundário, todos os demais coolers, e etc.

Se, mesmo com tudo isso, acontecer tela azul, estarei quase certo que o problema se encontra na placa.

Obrigado, mais uma vez.

Postado

Bom, consegui ficar com a placa durante mais de uma hora, porém sem o driver instalado (performance terrível).

Quando instalei o driver, o setup me pediu para reiniciar o computador.

Logo que eu dei logon, cliquei em Iniciar, para abrir o Everest, a antes de aparecer o menu, ele travou.

Como a tela azul permaneceu por mais tempo, anotei isso aqui:

O problema parece ter sido causado pelo arquivo: nv4_disp

Informações Técnicas:

*** STOP: 0x000000EA (0x8964F948, 0x896A5F28, 0xBACEBCBC, 0x00000001). [sei que é o endereço do erro, mas pode ser útil]

nv4_disp

Não sei se é somente esse arquivo que está dando problema, mas de fato, o computador só trava com o driver instalado.

E agora?

Obrigado!

Postado
Bom, Paulo, desmarquei a caixa da tela azul, já já irei testá-la de volta, e postar aqui.

Quanto ao driver, mesmo entrando pelo site em português, o driver que o site me fornece é o em inglês:

drivedl8.jpg

Sim, mas você leu a ressalva no final das intruções?

Em inglês grosseiro:

Usuários sem sistemas operacionais em inglês(EUA, não britânico) são recomendados a baixar drivers internacionais, selecionando o idioma apropriado.

Users without English US operating systems are recommended to download International Drivers by selecting the appropriate language.

Como eu já havia dito, isso pode até não interferir em nada, não sei ao certo. Mas eu baixei essa versão:

http://www.nvidia.co.uk/object/winxp_163.75_uk.html

Qto à tela azul, a dica foi útil antes do q imaginávemos, né.

Esse nv4 está relacionado com o driver da placa de vídeo mesmo.

Dá uma olhada nisso aqui:

http://support.microsoft.com/kb/293078/pt-br

Desde q começou a ter problemas, você já formatou a máquina alguma vez devido ao desespero?

Mas antes disso, desinstala o driver, usa um bom programa p limpar registros desnecessários no sistema e arquivos temporários, e depois tenta novamente reinstalar o driver(depois de fazer a varredura no sistema e desinstalar o driver, reinicia o pc antes de tentar instalar o driver novamente.

Em último caso, antes de tentar trocar a placa, se possível, substitui a tua fonte pela fonte de algum colega, conhecido, técnico ou algo assim(mas fonte de boa qualidade e, de preferência, q já tenha alimentação PCI-Express, sem precisar dos 2 molex).

Postado

Pessoal, valeu mesmo pela ajuda, vou tentar isso logo que eu chegar em casa.

Logo que a placa chegou, a primeira coisa que eu fiz foi retirar o driver da placa que eu tinha (outra nVidia) e instalar a 8600GTS.

Mas, como eu nem imaginava que pudesse dar algum problema, eu fui usá-la direto com o driver. E deu o erro.

Fiquei desesperado, achei que fosse incompatibilidade dos drivers, então formatei o computador, reinstalei tudo, mas dessa vez só com o driver da GTS, o que não adiantou de muito, pois o erro continuava.

Vou baixar o driver en-uk para ver se faz alguma diferença. E também vou levar a placa para testar na casa de um amigo meu, para ver se apresenta o mesmo problema lá.

Quando eu tiver as respostas para isso, eu posto aqui.

Obrigado!

Postado

Ok. E essa versão do driver é win xp 32 bit international.

Outra questão é q pode estar havendo incompatibilidade entre a placa de vídeo e a placa-mãe, então seria útil o post de alguém q tivesse a mesma placa-mãe e de vídeo q você, e funcionando bem, p eliminar essa possibilidade. O teste na casa do seu colega, teoricamente, eliminaria a possibilidade de defeito na placa de vídeo.

Tem um tópico aqui mesmo no fórum relatando problemas de placas da série 8 da nvidia com uma mobo asus(K8v-xe). Seria esse o modelo da sua mobo?

Aqui está o tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/incompatibilidade-entre-msi/452827

Postado

E ai galera...

Olá paulojunior

Olá harrycwb

hahaha eu tava lendo aqui e rachei muito cara você reclamando que está quente colocando o exaustor... rsrsrs e que ta calor a 20°C ai hahaha.. eu chorei aqui rindo...

Você está reclamando no céu meu amigo, eu moro em lins - sp, aqui hj dentro de casa o termometro está marcando 40,3°C ehuEHUE.. e se você colocar ele no sol em cerca de 1 minuto e meio, ele bate 60° eAHEAUE ele nao passa de 60 =(...

hahaha... então eu tenho uma XFX 8600 GTS Extreme, não sei qual o modelo da sua mais isso é o que menos importa, olha é normal isso acontecer cara rlx, porque de acordo com a temperatura ela vai variando.

Como pude reparar sua placa mãe é de chipset pw VIA, então pode desincanar de utilizar aplicativos para placa de video Nvidia Nforce.

É o seguinte pelo que estou percebendo seu computador não está aceitando direito o driver instalado, eu andei dando uma pesquisada, e se você tem o windows original faça todas atualizações do Windows Update, e download os novos Forceware e Nvidia Assistence, instale tambem as configurações de overclock de sua placa para liberar algumas funções avanaçdas.

Em relação aos travamentos acho que pode ser seu driver ou alguma incompatibilidade que existe entre seu Windows x VGA Driver.

Eu tive um problema parecido com uma ATi HD, porém ela nao tinha compatibilidade com o windows até eu instalar um hotfix de correção de drivers.

Eu vou dar uma procurada melhor, mais faça como nosso amigo abaixo disse, faça um beckup e formate sua maquina.

Posso estár surgerindo remova seu dirext X e instale novamente o directx 9.0c da ultima review, que se encontra no site da microsoft.

Estarei dando uma pesquisada melhor no seu problema e vamos ver o que podemos fazer para solucionar isso...

Espero ter ajudado

Postado

Olá, BadMad.

De fato, descartei totalmente a possibilidade ser superaquecimento da placa, quando vi que o pessoal que morava em lugares muito mais quentes sem problemas. E, de fato, os 20°C que fizeram (era lá por umas 22:00) era muito quente! Mas, em compensação, hoje está fazendo menos de 10°C lá fora...

Mas, voltando ao que interessa, não entendi o que você disse aqui, BadMad:

Como pude reparar sua placa mãe é de chipset pw VIA, então pode desincanar de utilizar aplicativos para placa de video Nvidia Nforce.

É o seguinte pelo que estou percebendo seu computador não está aceitando direito o driver instalado, eu andei dando uma pesquisada, e se você tem o windows original faça todas atualizações do Windows Update, e download os novos Forceware e Nvidia Assistence, instale tambem as configurações de overclock de sua placa para liberar algumas funções avanaçdas.

Em relação aos travamentos acho que pode ser seu driver ou alguma incompatibilidade que existe entre seu Windows x VGA Driver.

Minha placa é, sim, de chipset VIA. Isso quer dizer que eu não vou poder usar essa placa? Não me diga isso, por favor! ;P

Eu já tive (estou usando no momento) uma GeForce 7100GS, também na nVidia o.o

Acabei de testar a 8600GTS com o driver Internacional que o Paulo recomendou. Liguei o PC, e fiquei rodando o AquaMark3 um tempo. Depois de três ciclos, ela travou, mas nao deu tela azul. Esperei 5 minutos, e resetei.

Definitivamente, os drivers não estão ajudando.

Não sei se vou conseguir testar a placa no outro computador ainda hoje, então espero algumas outras idéias de vocês.

Todo caso, minha mobo é uma ASUS M2V K8T890. Não sei se é o nome completo, mas é o que o Everest diz...

Obrigado pela ajuda de todos!

EDIT: Minha fonte não tem alimentação PCI-E, nem a do meu amigo. O que eu tenho é o molex que conecta na saída da placa, idêntico a esse aqui:

molex-to-pci-express-2.jpg

E, se for pra eu trocar a placa, posso pegar uma outra GF8600GTS da XFX, ou será que vai apresentar o mesmo problema?

Postado

Claro qeu pode usar via sim hahaha..

Não disse isso, é que por exemplo eu tenho uma placa-mãe com chipset da Nforce isso significa que ela disponibiliza mais recursos tanto pra chipset quanto gpu...

É o seguinte como seu pc ta travando vamo fazer uma bateria de teste com essa sua placa... vou pegar alguns programas pra testar desemepnho de energia, estabilidade ocilação e tudo mais, estou fazendo o conjunto logo mais te dou resposta.

Estou achando que pode estár dando ocilamento quando a carga é muito alta entende...

ANtes de mais nada... tenta rodar o 3dmark e exercutar alguam coisa que consome muita energia.... mete DVD no driver.. sei la faz scan em 2 hd faz o pc gastar energia e ver se trava =)

mais isso é so por curiosidade, mais vamo fazer essa bateria ai que a coisa parece feia. e eu amo problemas assim rsrsrs

Me fala seu review do Windows XP ambem

Postado

Ufa, fiquei confortado ao ler que poderei usar a placa, eu tinha ficado preocupado ;P

Quanto ao oscilamento de energia, pode até ser que ele esteja ocorrendo, mas não acho que ele seja responsável pelo mau funcionamento da placa. Mas, pra saber, só testando mesmo.

Ontem, eu fiquei rodando o AquaMark3 na placa, que também faz benchmarks. Eu passei três vezes, e ele travou depois das passagens, quando eu estava somente com o Paint aberto, para colar uma screenshot que eu tinha tirado, o que me leva a crer que o quanto eu puxo da placa não influi necessariamente na hora que ela trava, parece aleatório.

Espero testá-la no outro computador hoje a tarde. Pretendo que o teste seja rápido e esclarecedor, e tão logo isso aconteça, vou informar aqui.

PS: Meu review do WinXP? Aonde eu acho isso?

Obrigado!

Postado

Amigo, esse meu post pode até ser meio traumático pra ti, mas eu acho bom tu dar uma oplhada no caso da incompatibilidade no tópico q postei, pois tu usa a mesma série 8 da nvidia, e apesar do modelo da mobo ser diferente, também é asus, e usa o mesmo chipset q a galera está enfrentando problemas.

Seria bom você entrar lá, contar a situação, e ver se o problema é o mesmo q eles estão enfrentando. Aqui o link de novo:

http://forum.clubedohardware.com.br/incompatibilidade-entre-msi/452827

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...