Ir ao conteúdo

Fonte atx 20 pinos/19v 6.3A. tem como?

maqciber

Posts recomendados

Postado

ola galera, desculpe se estou afazendo coisas erradas, mas se eu estiver me corrijam por favor...

é o seguinte eu comprei uma fonte atx 20 pinos para fazer uma adaptação tecnica nela .. quero que ela alimente e recarregue a bateria do meu notebook satellite a65, a fonte dele orig tem saida de 19V e 6.3A , a potencia é de 120W, mas comprei uma fonte atx de 450W,

acho que não preciso mexer na potencia.. hehehe

ouvi dizer que tenho que trocar o zener e outro componente só que perdi os favoritos,, procurei pelo google mas não achei ela de novo..

alguem poderia me ajudar a fazer tal façanha?pois sou meio cru em eletronica..vou ficar muito grato..e agracer também..

Postado

O modo de verificar a tensão é, normalmente usando um resistor de UNS 27K ligando a saída +12V a um pino do TL494 ou LM393, e um resistor de UNS 5K da linha +5V ao mesmo pino, portanto um balanceamento entre +5 e +12 é a referência pra esse CI, que é quem manda os pulsos pros CI chavearem, e de quebra gerarem as ditas tensões na saída do trafo.

Cada fonte é diferente nos detalhes, mas no geral é isso. Você teria que tirar os componentes da linha -5, -12, desligar a saída +5V já no trafo, trocar o resistor de 27K da linha +12V pra um de talvez 39K ou 47K (Só testando pra saber, provavelmente precisará de um trimpot de 5 ou 10K pra um ajuste fino), e obvio, trocar o capacitor da linha +12V pra um de 35V de baixa ESR.

Problema é que o pulso pra gerar 19V em um enrolamento projetado pra 12V significa um aumento de 60%, e por mais que a corrente seja baixa, os transistores podem não aguentar, ou o pulso maximo do TL494 pode não ser suficiente. ("Pode", difere totalmente de "vai", é possibilidade, não me peça as porcentagens...).

Quanto a um conversor DC-DC de 12 pra 19V, o problema seria os 6A consumidos, isso dá nada nada 120VA, e isso é consumo pra caramba (MUUUUITO pra um conversor caseiro e feito com receita de bolo (Tutorial colorido, com fotos e as firulas todas) que provavelmente precisaria.

Ah, pra fonte tem que sugira trocar os osciladores por alguns mais parudos, são geralmente mosfets pra coisa tipo 5A 400V, tem que coloque 14A 600V pra evitar qualquer aquecimento, o maximo que fiz foi chegar a 28V pra carga de bateria, mas pela baixa corrente exigida (- de 2A) diria que é bem mais fácil que 19V 6,5A... mas claro que as pequenas diferenças entre os milhares de modelos de fontes (genericas ou não) são a chave pra dizer se com essa aí dará certo ou não... só tentando.

(Google atras de um diagrama de uma fonte ATX (ATX schem, ATX schematic diagram, etc) pra ver com os olhos a praxe de ligação entre as linhas +5 e +12V com o CI chaveador (Só conheço o TL494, se já ví outro não recordo o nome), independente de na linha +5V ter mais corrente, use a linha +12V porque está mais proximo da tensão desejada... da linha +5V teria que quadruplicar a intensidade do pulso, as chances do CI ou dos transistores chegarem ao limite bem antes de 19V são maiores em +5 do que em +12V.

• Membro VIP
Postado

Imagino que você só iria ligar isso ao note depois de ter CERTEZA de haver 19V na saida, testada com cargas pequenas e grandes e em aberto (Variar o consumo).

SE fizer isso não há porque ter perigo.

Desculpa falar assim, mas pelo modo que está perguntando parece que sua intimidade com eletronica é bem pequena, aí as chances de queimar o note por cagada (Ou não conseguir fazer essa alteração nunca) são enormes. Pra isso tem umas fontes mais ou menos universais de 19V (Acho que de 4 ou 5A) por uns R$ 150-170 por aí, varias lojas na web tem, dá uma procurada.

Postado

não tem a quem se desculpar , meu conhecimento é mesmo pequeníssimo..

mas tenho medo de tentar fazer essa fonte com tais especificações e depois de um tempo ela alterar automaticamente e queimar algo..

mas com certeza eu iria testa-la com um multímetro, por bastante tempo...

achei essa tal fonte por +ou- 200 reais mas num tenho essa grana.. tenho a original, mas queria fazer uma para deixa-la no escritorio(onde meu pai trabalha)..

a fonte que eu tenho é de 19v, 6.3A, 120W..

tenho 2 dúvidas

1)eu preciso exatamente dessas especificações?

ou por exemplo: posso colocar uma fonte de , 19v, 3A, 120W?

2)a bateria do notebook é de 14v..

posso ligar uma fonte de 14v , 3A, 90W;só para não gastar a carga da bateria?

Postado

O note consome 60W, e se a bateria estiver descarregada usa outros 60W para carrega-la, por isso pede fonte de 120W (Ah, 19V x 3A não tem como dar 120W (19x3=57) :-).

Se tirar a bateria então 19V x 3A vai servir (Ou se tiver certeza que a bateria está carregada), se bem que o consumo não é constante, uma fonte de 19V x 1A já vai dar uma sobrevida a carga da bateria, a não ser que o note tenha algum controle de corrente, meus notes velhos aceitam isso uma boa (Baixa corrente), não sei se os mais novos aceitam.

Quanto a manter a bateria sob flutuação, é como bateria de celular, ela tem dentro um circuito de controle, então mandar 14V x 1A nos terminais dela não significa que estará flutuando a tensão, essa hipótese é mais complexa de aplicar porque teria que aplicar a tensão de flutuação direto na celula, ou seja, teria que abrir a bateria pra agregar isso, se bem que são celular li-ion, de 3,6V, ter 6 linhas de 3,6V x 500mA é relativamente fácil (LM317 rulez!), difícil é adaptar isso na bateria de maneira discreta, colocando conector e etc... enfim, essa hipótese é mais complexa.

Que tem a possibilidade de com o tempo isso se alterar e passar a dar muito ripple ou picos além do aceitavel isso tem, é o risco que corremos com gambiarra... colocar uma regulagem na saída, de modo a não ter esse risco, é até fácil, um LM7818 com ajuste no seu pino central limita a 19V fácil fácil, um par deles já dá 2A tranquilo, mas isso exigiria a fonte gerando uns 23V, e eles dissipariam em calor esses 3V x 2A (6W), não é o fim do mundo mas tem que não goste de desperdício assim.

Bom, achei nos meus alfarrabios um circuito meio "analogico", vou ver o que altero pra 19V e mando depois... já antecipo que não tem receita de bolo (Só o esquema) e nem é muito simples (Meia duzia de transistor, uma duzia de capacitor, outra de resistor, uma bobina a montar sob testes, etc).

Postado

Num é pra puxar saco nao, mas,

sou muito ruim em eletronica, mas suas explicaçoes são ótimas , parabens..

intao deixa eu ver se entendi.. se eu colocar uma fonte de +ou-(15v 4A) 60w ligado no notebook sem bateria ou com bateria totalmente carregada seria possivel funciona-lo sem problemas..?

Postado

Note mais recente que reparei nessa parte foi PM low-end, e neles já tem uma checagem/uso de tensão intermediária (Retirada depois de 2 ou 3 celulas na bateria), imagino que conforme o consumo aumente (Note mais poderoso=mais consumo) o tipo de checagem e/ou interação da bateria com o notebook aumenta, então se funcionar com a alimentação assim (Só nas extremidades das celulas) não seria muito perfeito para as celulas da bateria (Li-ion não é feito pra trabalhar sob flutuaçao, precisa ciclicidade (Carga>Descarga>Goto Carga).

(Alias, a celula é nomeada como 3,6V (4x3,6=14,4), mas na prática ela vai de 3,4V até 4,1V (Vazia/cheia), então ideal seria ligar o note, deixar a bateria ser um pouco descarregada, e então ligar essa fonte auxiliar pra manter a flutuação nuns 15,5V, ou mesmo fazer uma fonte pé-vermelho (Trafo de 15V x 1A, com retificação e filtragem simples) com um regulador de corrente (LM350T) de modo a mandar sempre até 1A pras celulas da bateria...)

Bom, vou parar por aqui porque em note velho/antigo sei que isso funciona, não sei o quão frescos são os notes mid/high-end hoje, os lowend imagino que sejam simplões como sempre.

Ah, o circuito que falei é bem mais complexo que alterar a fonte pra uns 19V/2A, e em 19V provavelmente só isso suportaria:

http://i4.tinypic.com/8afi05i.png

Com um LM555 excitando um IRF640 é até fácil ter 19V/2A, mas sem regulagem automatica (Sem "chaveamento", no uso correto da palavra 'chavear'), enfim, a partir do zero é complicado desenvolver isso... e pegar coisa pronta pra montar (Sem desenvolver, analisar) é mais complexo ainda, se tiver paciência recomendo como boa aula, leva tempo e tem lá seus riscos (Ligar na bateria é mais perigoso que ligar na entrada de 19V), mas, "gosto é gosto" dizia uma velha chupando o nariz da outra.

Postado

vou estudar mais esses esquemas e posto resultados assim que eu obtiver sucesso(ou comprar outra fonte)..

qualquer duvida, também com ceteza, vou postar..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...