Ir ao conteúdo

Capacitor variável eletronicamente

giu_netuno

Posts recomendados

Postado

Alguém poderia me ajudar dizendo se há algum componente que faça variar um capacitor através de nível de sinal no caso analogico ou bits no caso digital ??? Como por exemplo um scan de rádio que varia a capacitância para mudar a frêquencia buscando as faixas de rádio utilizadas. Alguém sabe como funciona esse scan ???

Se alguém tiver alguma informação que possa ajudar ficaria muito grato...

Obrigado

Postado

Acredito que os primeiros sistemas que dispensaram os capacitores variáveis eram os que utilizavam diodos varicapsO diodo varicap tem a propriedade de variar a capacitância de sua junção conforme a tensão inversa aplicada a esta.Os sistemas de scan monitoravam o nível do sinal na saída do estágio sintonizador, a medida que variavam a tensão aplicada ao varicap. Quando um sinal era captado, memorizava-se a tensão aplicada ao varicap naquele momento. Depois passou-se a utilizar sistemas digitais, baseados em PLL (Phase Locked Loop), que são mais precisos.

Postado

Cabteixeira

Bom dia Cabteixeira, muito obrigado pela dica do diodo varicap. Mas como funciona esse PLL ??? Serviria para regular a frequencia de saida do meu transmissor FM através de sistema digital, como a saida de um processador como o 8051 por exemplo ???

Obrigado pela atenção...

Postado

Explicar como funciona o PLL iria gerar um livro, e acho que foge à ideia do fórum... Você pode procurar no Google, que com certeza achará bastante coisa...

Serviria para regular a frequencia de saida do meu transmissor FM através de sistema digital, como a saida de um processador como o 8051 por exemplo ???

Quanto a questão de utilizar o PLL para transmissores, eu não sei exatamente o que tens em mente, mas procurando no próprio fórum eu achei este link:

http://www.pira.cz/entx3.htm

Não sei se te serve...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...