Ir ao conteúdo

FAN instalados em posicoes estrategicas novas?!

morh_shion

Posts recomendados

Postado

pensando com os meus botões aqui, gostaria de saber a opiniao de vocês a respeito de algumas posições de fans que pensei em por no meu gabinete

1° um fan no topo do gabinete jogando ar para dentro. normalmente o pessoal faz ele pra jogar ar para fora, sim eu vejo sentido nisso, em vista que o ar quente sobe.

mas e se em vez disso fiz ele como um "ar condicionado" jogando ar por cima para descer resfriando as partes de dentro... alguem ja tentou ou tem alguma ideia? alguem poderia tentar para ver como sai?

2° um fan na base do gabinete? bom o gabinete nao estaria aberto aqui, mas o ar frio tende a ficar em baixo, então a fan poderia apenas fazer vento, empurrando o ar mais frio para cima? sera q ele vai jogar tambem a poeria q normalmente fica na base?

3° eu nao tenho como furar a lateral do meu gabinete, então pensei, e se eu somente prender um fan ao que ja existe na lateral, para que ele fize-se mais vento para a pecas ligadas na placa-mãe? o vento que ja entre pelo fan que tem abertura na lateral ja ajudaria com o ar novo de fora mais frio, e o fan que nao tem a abertura, ajudaria gerando mais vento, que supostamente ja estaria entrando como "ar novo e mais frio"...

alguem tem alguma sugestao sobre isso, ou poderia testar essas possibilidades, e ver o resultado? seria bom se o pc do cara tive-se aqueles medidores de temperatura... espero alguma resposta!

Postado

acho q o cooler posicionado no teto, jogando ar frio causaria uma problema, ao mesmo tempo q ele joga o ar frio de fora, ele jogaria de volta para o gabinete o ar quente que iria estar saindo por cima. mas ainda assim gostaria de testar... o cara podia por a mao e ver se ele ta empurrando mais ar quente pra baixo, ou se o ar quente esta sendo resfriado com ar frio que esta sendo empurrado pra baixo... alguem pode ver isso ai?

Postado
1° um fan no topo do gabinete jogando ar para dentro. normalmente o pessoal faz ele pra jogar ar para fora, sim eu vejo sentido nisso, em vista que o ar quente sobe.

mas e se em vez disso fiz ele como um "ar condicionado" jogando ar por cima para descer resfriando as partes de dentro... alguem ja tentou ou tem alguma ideia? alguem poderia tentar para ver como sai?

Bem, isso funcionaria, se o calor não fosse concentrado; a maior parte do calor do computador convencional é gerada em quatro pontos: VGA, CPU, Ponte norte, e fonte. Desses, o CPU normalmente vence no quesito aquecimento, seguido de perto pela VGA. Não é incomum que a VGA seja a primeira colocada, principalmente placas mais novas ou com dissipação passiva.

Então, o que aconteceria é que o ar frio do topo encontraria com o ar quente usado na ventilação do CPU, e se misturaria. Essa massa de ar tenderia a ficar "presa" nessa posição, aumentando a temperatura média do ar usado para refrigerar o CPU (mas atuaria melhorando a temperatura da fonte, provavelmente). Como ninguém prefere sua fonte ao seu CPU, isso fica prejudicial.

2° um fan na base do gabinete? bom o gabinete nao estaria aberto aqui, mas o ar frio tende a ficar em baixo, então a fan poderia apenas fazer vento, empurrando o ar mais frio para cima? sera q ele vai jogar tambem a poeria q normalmente fica na base?

Funciona sim, existem gabinetes com esse fan. O problema é que o gabinete tem que ter uma elevação mínima para funcionar, ou dutos de ar. E o gabinete se transforma em um aspirador de pó: qualquer coisa que for jogada para perto do fan vai ser sugada.

3° eu nao tenho como furar a lateral do meu gabinete, então pensei, e se eu somente prender um fan ao que ja existe na lateral, para que ele fize-se mais vento para a pecas ligadas na placa-mãe? o vento que ja entre pelo fan que tem abertura na lateral ja ajudaria com o ar novo de fora mais frio, e o fan que nao tem a abertura, ajudaria gerando mais vento, que supostamente ja estaria entrando como "ar novo e mais frio"...

Não entendi. Você quer colocar um fan preso no outro, em série? Ou prender um fan no "nada" dentro do gabinete? Se for em série, até funciona, mas eu diria que melhora aproximadamente 20% em relação ao fan isolado.

Se for um fan no "nada" ele atua apenas direcionando o fluxo de ar - a temperatura média do gabinete deve ficar igual, mas você pode priorizar a refrigeração de um componente.

Postado

bem, é preso acima do outro cooler e nao em serie, sem cooler q esta preso acima, nao tem abertura na lateral, ou seja, nao joga ar para dentro, ele simplesmente serve para direcionar o fluxo de ar ja dentro, ou mesmo tentar manter o ar em niveis um pouco mais baixo, ja q ele gera ventilação de ar de qualquer forma, sim talvez prioriza-se uma peca, melhorando pouca coisa, ja q ele nao tem "conexao com o ambiente externo".

no caso do cooler de base, ele nao tem abertura para a base do pc, ele é apenas para jogar ar para cima o ar frio q fica na base de dentro do pc, e jogando o fluxo de ar para cima com maior intensidade, em vez de o ar circular normalmente. assim acredito q o ar frio é jogado pra cima, e o ar quente sobe ainda mais rápido. se tiver uma boa exaustao pelo teto, ele deve ser repelido rapidamente.

o q você acha?

Postado

Vou aproveitar a ajuda dos colegas:

Essa é a foto do meu pc, so falta a 8800 chegar.

COmo posso melhorar a refrigeração.

Lembrando que o meu gabinete é um COOOLERMASTER centurion

dsc06226ny9.th.jpg

dsc06230zn7.th.jpg

Vale a pena instalar FAN de 120? exaustor e etc?

Postado
Vou aproveitar a ajuda dos colegas:

Essa é a foto do meu pc, so falta a 8800 chegar.

COmo posso melhorar a refrigeração.

Lembrando que o meu gabinete é um COOOLERMASTER centurion

dsc06226ny9.th.jpg

dsc06230zn7.th.jpg

Vale a pena instalar FAN de 120? exaustor e etc?

Cara pelo que está na foto já tem um exaustor na traseira e parece ser de 120,

E na frente você tem algum fan jogando ar pra dentro ??? se tiver na parte de baixo está bom.. acho q se colocar uma fan na parte de cima aonde tem as baias ajudar a melhorar a ventilação

Postado
Cara pelo que está na foto já tem um exaustor na traseira e parece ser de 120,

E na frente você tem algum fan jogando ar pra dentro ??? se tiver na parte de baixo está bom.. acho q se colocar uma fan na parte de cima aonde tem as baias ajudar a melhorar a ventilação

é desse jeito mesmo!!! tem um na frente na parte inferior jogando pra dentro

Eu comprei um Fan akasa de 120 mm q um exsutor de slot!!!

mas nao sei onde coloco ele faz de 120 mm!!!

tem q ser em alguma lugar no acrilico....

Onde posso colocar esse fan? tem como aditar e imagem e postar?

Postado

Ei cara desculpa me intrometer mas... porque você não pode furar a lateral pra colocar os fans?? É por causa do acrílico? Se você já tiver experiente com a serra copo ou tico-tico dá pra furar legal, mas se não, leva em lugares especializados q eles não cobram cara não.

Dizem que fans muito bons são os da série Amber da Akasa, silienciosos e deslocam bastante ar.

Postado
Mas ess fan não é pra colocar nas baias d 5 1/4?? se for na tampa coloca entre o processador e a PV

Vai ser na tampa mesmo.

Ei cara desculpa me intrometer mas... porque você não pode furar a lateral pra colocar os fans?? É por causa do acrílico? Se você já tiver experiente com a serra copo ou tico-tico dá pra furar legal, mas se não, leva em lugares especializados q eles não cobram cara não.

Dizem que fans muito bons são os da série Amber da Akasa, silienciosos e deslocam bastante ar.

VOu furar o acrilico sim. Eu comprei um akasa ( amber )de 120mm do mesmo modelo que você falou!!!

quando fizer posto uma foto

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...