Ir ao conteúdo

overclock Geforce 8500GT 256mb

slinkkkk

Posts recomendados

Postado

Fala aí galere, é o seguinte eu tenho uma XFX geforce 8500GT e estava afim de da um over nela, estou usando o ATItool para fazer tal.

aqui esta as configuraçoes que ela deveria ter segundo o site oficial da XFX

Clock rate:

450 MHz

Memory Clock:

800 MHz

Shader Clock:

983 MHz

Dual Link DVI - Supporting digital output up to 2560x1600:

One

Chipset:

GeForce 8500 GT

Memory:

256 MB

Bus Type:

PCI-E

Memory Type:

DDR2

Memory Bus:

128 bit

Porém quando abro qualquer programa de overclock de video ele diz que o default esta core-440 e memory-400, nao deveria estar core 450 e memory 800?

eu tentei da over o core conseguiu chegar a 729 com temperatura de 80c pelo testa da ATItools e o memory quando passa de 510 começa a da problema a imagem começa a fica xeia de pontos e falhas. Esse modelo ja vem com coler, Ela nao deveria alcançar memory mais alta? e nao deveria ja estar de default memory 800 e default core 450 ??

se puderem ajudar eu agradeço mt ! Obrigado aí pela atençao, abraçoooo

Postado

Sua VGA é ddr2 por isso ela está em 400 nas memorias, o que significa que elas estão com 800, por que elas recebem 2 clocks de 400 de cada vez, então o efetivo delas é 800Mhz.

Na minha...

No core com ela ontem de meio dia ( tava uns 38º aqui ) cheguei em 768hz e nas memorias 525Mhz ( 1050Mhz efetivo ) e a temperatura 75º, mas o meu maximo foi 780 na gpu e 550 nas memorias em uma noite que tava fazendo uns 25º aqui, a temperatura da vga não passo dos 68º

Postado

É... DDR=double data rate. Dupla taxa de dados. Em 400Mhz indo 2 dados por vez então é como se fosse 800Mhz.

A questão do Core estar 440 é normal, sempre há uma variação.

Postado

Heheehee Brigadao ^^ agora eu entendi porque tava 400Mhz, é que eu ainda so novo nesse meio de overclock e tal. Pow a minha eu consegui chegar a 720 o core e a 500 a memoria com temperatura de 74 c jogando rainbow six vegas isso fazendo 36 c la fora .

Mais algumas perguntinhas hehehe:

1- eu deixo a placa com overclock direto, ou so ligo o over quando eu for joga algum jogo pesado??

2- Se deixar over de 720 core e 500 memoria quando eu for jogar algo e a temperatura estiver estavel em 74 c, tem algum risco??

3- Vale a pena eu aumentar os shaders na BIOS também ? ou nao vai fazer mt diferença??

4- Tem mais alguma coisa que pode mudar na placa alem dessas citadas acima para melhorar o desempenho mais ainda??

5- Alterar o shaders na BIOS pode causar algum problema na placa??

6- O que eu uso de base pra saber em quanto aumentar os shaders da placa??

Se puderem responder mais essas 6 perguntas eu agradeço mt hehehe valeu mesmo aí pela ajuda BRIGADAO de novo

Abraçooooo

Postado

1- Pode deixar direto, desde de que se tenha um cooler de maior performance pra resfriar, pois o aumento de temperatura é consideravel.

2- Só não pode deixar passar de 80º, mas quanto mais fria melhor.

3- Quando aumentei o Shader na minha, o aumento de performanse foi notavel, principalmente em Crysis ( tambem esse jogo usa um Shader lascado pra roda )

4- Procurar um driver estavel, eu sempre que instalo um driver novo, avalio com 3dmark pra ver quanto aumento.

5- eu usei o shader da minha durante uma semana em 1700, depois baixei pra 1600 pois a vga tava acima de 50º em idle ( so meio cabuloso com temperaturas ), agora está 47º, mas quando chegar meu evercool turbo2 e coloca os dois junto, vou voltar pros 1700 e o core a 750, memoria vou deixa como está. Tem 1 mes que to usando ela como na assinatura e ainda não tive problemas, mas cada caso é um caso.

6- Eu geralmente uso de base uma placa na versão acima, neste caso foi 8600 fatality que tinha 1593 de shader, ai eu só arredondei pra 1600.

É bom voce verificar que o dissipador do seu cooler pega nas memorias, pois elas em over aquecem bastante e tambem precisam ser refrigeradas.

Postado

Brigado novamente Metroidao.

Nao sei se posso fazer esta pergunta nesse topico, mais preciso faze-la ^^

Essa minha placa de video vem com um cooler da XFX, que deixa ela quando nao esta fazendo nd com 61 c. Porém também tenho um cooler aqui que comprei da EXtream CVEX-AL1 com dissipador para as memorias também. Sera que vale mais a pena usar qual? o que ja vem ou esse que comprei da Extream ?

especificaçoes dele:

Dimensoes: 12x9,2x2.7cm

peso: 133gramas

tipo de bilha: 1 rolamento

tensão: 12V

Fluxo de AR: 25CFM

velocidade: 3000 +/- 10%

conector do FAN: 3 Pinos

Baraulho: 25dB +/- 10%

Tem como aumentar o FAN speed dos coolers?

a mais uma pergunta que surgiu huaehueahua. Ta difícil hehe nao paro de pergunta, malz aí se to incomodando. Eu deixei utilizando o ATItools o core clock em 2d em 450 e em 3d 700 .. então ele so vai pra 700 quando eu abro um jogo .. ele ficar mudando a frequencia direto assim tem problema??

e porque minha frequencia nao passa de 500 ? o normal dela é 400, so sobe 100 mhz .. dpz disso a imagem fica xeia de falha.

aí .. esses drivers que tu flo que tu testa e tal pra ver qual roda melhor, onde você baixa eles? porque aqui eu so baixo da Nvidia.com^^

aí e se puder citar qual prog que eu posso usar pra mudar os shaders na BIOS ^^

Brigado aí Metroidao, Abraçooo

Postado

Use o eXtream , eu uso na minha e baixo 15º em relação ao original.

Usando ele da até pra torna as modificações permanentes pela bios, o shader só da pra mudar alterando a bios. Pra isso use os programas:

NiBiTor.v3.5a

nvFlash.v5.57

Aqui mostra como usar os dois perfeitamente: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/547/11

Da uma ohada no www.guru3d.com , lá sempre tem drivers mais recentes do que na propria nvidia, ai voce baixa o 3dmark pra ver ver quantos pontos aumento e desempenho.

Parece que 500 nas memorias é o limite das 8500, que pena né?

Postado

AE pessoal, vocês podem me ajudar, eu COMPREI NA SEMANA PASSADA UMA NVIDIA GEFORCE 850 GT 512MB, COM A MESMA CONFIGURAÇÃO DA DE 256 NA QUAL vocês ENTÃO DISCUTINDO. EU POSO FAZER UM OVER NELA TAMBÉM? SE SIM QUAIS OS PROCEDIMENTOS?

SE PODEREM ME AJUDAR EU AGRADECEREI DE MONTÃO, VALEU!

Postado

Bom existem diversos programas para dar overclock na placa de video, eu testei algums e o que eu achei melhor entre eles foi o ATItools, que você pode baixar no http://downloads.guru3d.com/ na parte de overclocking.

Nesse prog tem 2 opções .. find max memory e find max core, click primeiro no core, que ele vai fica testando com uma imagem 3d giratorea ate onde tua placa aguenta, mais você que tem que parar o teste quando começar a dar falha na imagem. dpz disso você terá discoberto qual sua core max, então coloque o core no default de novo e click em find max mem, o mesmo pocedimento, quando começar a dar falha na imagem pare o teste você sabera qual seu limite, dpz é so dar o over pra o quanto você quer dentro de seu limite.

CUIDADO a temeperatura da placa nao deve passar de 80c fica de olho na temperatura

A minha placa aqui eu to rodando ela agora em 700 core 500 memory 1000 efetivo

---------------------------------------------------------------------

aí metroidao eu instalei o cooler da Extream e a temperatura so baixo 4 c ^^. tem como eu aumentar a RPM do cooler pra resfria mais ? pois acho que ele nao esta rodando a toda potencia.

Postado

Se ele estiver ligado nos pininho vermelhor que vem junto com o adaptador do cooler, já estará no maximo.

Liga ele naquele conector CHAN_FAN que tem na placa mãe e usa o everest onde ta escrito "sensor", pra ver qual a rotação que ele ta fazendo, se estiver em 3000rpm +/-10%, ta bom, agora se estiver abaixo acredito que está com defeito.

Postado

aí botei a geforce 8500GT 256mb 450/900/800 pra roda em 750/1700/1000 e ta com temperatura constante de 54c. ta trankilo assim? ou é perigoso deixa no limite?

Fiz o teste no 3dMark03

aí o result com o overclock

http://service.futuremark.com/orb/resultanalyzer.jsp?projectType=10&XLID=0&UID=12652924

O unico perigo do overclock é a temperatura ? ou nao ?

Se eu trocar meu gabinete que esta com a lateral destampada e com 1 cooler do cabinete .. 1 do box do processador e 1 da placa de video.

Se eu comprar um cabinete novo com um cooler grande na lateral, outro atras e mais os que tem nesse. fikaria melhor que o atual que esta destampado?

Esse Zalman é a melhor marca pra cooler de placa de video?

aí metroidao quando eu ligo esse meu cooler que é iqual ao teu na placa-mãe o Neon dele fica piscando, ele so funciona normal quando ligo ele so com 2 pinos sendo que ele tem 3 pinos, e quando eu ligo ele na placa-mãe, nao aparece no everest que ele ta na placa-mãe.

Outra duvida: acho que passei pasta termica d+, tem algum prob ?

Se puderem responder mais essas brigado^^ ehehhehehe

Abraçaoooo aí galera

Postado

Belos pontos no 3dmark ein...

E no adaptador que veio junto com o cooler, ele funciona normal ou tem que ligar somente dois fios do mesmo jeito?

O principal a cuidar é temperatura, mas tem que ficar de olho se por acaso aparecer falhas e artefatos na tela é bom diminuir uma pouquinho over.

Com tudo isso de over a temperatura ta aceitavel, o meu agora ta 45º mas de meio dia tava 53º em idle, com o core da assinatura. É só não deixa passa de 80º que ta beleza.

Meu gabinete ta com dois fan de 120mm, um na frente dos Hds puxando ar para dentro e outro atras como exaustor, quando fecho o gabinete baixa dois graus na vga e no processador.

Até agora não vi nenhum cooler melhor que os zalman principalmente os de cobre, pena que pesa um poquinho no bolso.

Postado

tipo o adaptador que veio com o meu você liga no cabo de força da fonte aí ele divide em 4 entradas de 2 pinos .. eu nao entendo porque so 2 pinos se o cabo de liga o cooler tem 3 pinos.

O teu modelo é de aluminio?

Amanha vou la no centro troca minhas memorias ram que vieram erradas, aí acho que vou aproveita e compra um gabinete maneiro. Vi um la que tinha um cooler na lateral quase do tamanho do gabinete uheahuaehu acho que vou compra ele ^^

O cooler da placa de video acho que vou deixa esse extream mesmo, nao sei se vale a pena trocar por um Evercool você-RF de 5000 RPM. Eu tenho o mesmo cooler que o da sua assinatura. Sera que vale a pena compra esse aí da evercool? ta 27 reais ^^.

aí .. e quanto a pasta termica que eu passei d+. Pode estraga a placa, ou nao tem prob ?

Postado

Realmente...

Fui olha aqui agora e o adaptador só tem 2 pinos em cada uma daquelas entradas, mas tem um buraquinho do lado.

Acredito que é assim porque aquele pino que falta, é ezatamente o do sensor de rotação, se comparado ao Chan_Fan da placa mae , deve ta faltando porque a fonte não tem esse sensor.

E tenho um cooler desse de cobre da evercool aqui paguei 35 conto mas faz +/- 1 ano, quando usava na minha 6200 agp, testei ele nessa vga de agora mas não diminuiu muita coisa a temperatura, por isso adquiri esse da eXtream ( ele é de aluminio sim ).

Eu to esperando chega um evercool turbo2, vou tenta colocar os dois juntos, se conseguir crio um review de como fiz.

Quanto a pasta termica...

Tente não deixar ela escorrer para as veradas do DIE, pois pode fazer o efeito contrario, invés de resfriar pode aquecer, e se a pasta for condutora ao escorrer pode encostar naqueles micro-contatos que tem ao redor do die e danificar sua vga.

Neste link tem um video de como passar pasta termica corretamente, da uma olhadinha, me ajudo bastante no inicio.

http://forum.clubedohardware.com.br/video-ensinando-passar/49124?t=49124

Postado

Putz .. tem como remover a pasta termica? pois eu akabei exedendo a quantidade por nunca ter usado e escorreu um bocado pra fora da parte que seria a certa dela ficar.

Postado

Desculpa postar 2x seguidas.

é que eu dei uma peskisada e encontrei como remover a pasta termica

-------------------------------------------

Remoção da Pasta Térmica:

Para remover a pasta térmica é muito simples. A pasta deve ser retirada com álcool isopropílico, em um pano macio, cotonete ou papel higiênico. Mas cuidado para não deixar fiapos de papo ou do algodão sobre o die, quando for reaplicar a pasta.

Deve-se usar somente álcool isopropílico, porque é um alcool puro, especifico para produtos eletronicos. Ele pode ser utilizado para limpar tudo do o computador. Ele pode ser encontrado facilmente em casas de eletrônica

Alcool normal de cozinha não O alcool comum tem muita água na mistura, que pode no futuro oxidar alguma peça como o dissipador do cooler. Alcool normal nunca!!!!

-------------------------------------------

Vou tentar comprar esse alcool amanha e uma pasta termica. Espero que nao seja caro hehehehe abraçoooo

Postado

AE galera valeu a dica sobre o over da placa, eu vou tentar e depois digo o resultado. mas uma duvida (de iniciante), como eu posso medir a temperatura da minha placa de video (nvidia geforce 8500 gt)?

Postado

Valeu mesmo galera, to aprendendo bastante sobre OC, pessoal por que na propriedade de video em adaptador minha placa aparece com 512mb de ram, e no gpuZ aparece 256mb, sendo que ela é de 256mb?

Postado

Esta aparecendo na propriedade de video que tem 512mb porque a sua placa tem turbo chache que faz ela passa de 256 pra 512. Nao sei mt bem sobre turbo cache .. mais acho que ele roba memoria RAM pra memoria da placa tornando ela assim 512.

Postado

não slinkk, ela não é TC, o meu drive é a versão:06.14.11.95 data:07/03/2007 eu verifico no GPU-Z versão 1.1.

acabei de verificar no atitool e minha placa fica entre 69 e 72 graus. fiz um teste rápido de find max core e ela foi rapidamente pra 84 graus. isso é muiiiito anormal? o que eu posso fazer pra diminuir essa temperatura?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...