Ir ao conteúdo

C2D E6420 é inferior à P E2180

sistemadez

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Acho que estou ficando louco, tenho as seguintes configurações:

CORE 2 DUO E6420 2.13Ghz

Memoria Ram 2Gb

Placa de Video GeForce 8500GT

PENTIUM E2180

memoria Ram 1GB

Placa de Video onboard

Placa-mãe, cooler, gabinete, hd e etc., é tudo igual.

RESULTADO:

Pentium E2180 esta infinitamente superior ao Core 2 Duo, parece que o E2180 esta com um triplo acima da velocidade do E6420. O que pode ser isso? Meu C2D esta com problema ou o P E2180 é melhor mesmo? Como posso resolver?

Obrigado,

Jonathas

• Membro VIP
Postado

O Core 2 Duo é um pouco melhor, sobre essa lerdeza, explique melhor, ta lento no que? Ao abrir um programa, pouco fps nos jogos, alguma outra atividade que você faz com frequência?

Postado

O rendimento do PENTIUM esta superior em tudo, jogos e no desempenho do sistema operacional, Abri a propriedades do computador e veja a informação que aparece:

c2d_e6420.jpg

Tem algum problema no processador?

Obrigado pela ajuda.

Postado

Fiz teste com o Perfomance Test V6.1

PASSAMARK RATING

CORE 2 DUO E6420 - Pontuação 547,8

PENTIUM E2180 - Pontuação 619,3

Alguém conhece outro programa ou procedimento de teste? Meu core pode estar "bichado"?

O core 2 duo esta trabalhando na frequencia 1.63Ghz isto é normal?

• Membro VIP
Postado

A frequência mais baixa pode ser por causa do SpeedStep, mas ela deve voltar ao normal quando o processador for a 100%, você pode fazer o teste, abra a calculadora do Windows faça fatorial de 99999999999999999 e veja o clock dele enquanto ta calculando, se continuar 1.6 acho (parte) do problema.

E Ok, ta mais lento em tudo, mas quanto em % (+ ou -)? Metade dos FPS nos jogos? Duas vezes mais tempo para abrir qualquer programa?

• Membro VIP
Postado

Nesse caso ja posso te dizer com certeza que a culpa dessa diferença tão grande não é do processador e nem do SpeedStep... E tambem vai ser meio chato achar onde é.

Veja no TaskManager se não tem algum processo consumindo processamento.

Quando você copia um arquivo grande o uso do processador aumenta de forma exagerada, quer passa de 5%?

Postado

Instalei o CPU-Z

Na aba CPU > Core Speed 1205,8Mhz quanto feiro o teste fatorial 1607,8Mhz no máximo.

Outro problema que vi no CPU-Z Mananger, a memoria é 2 pentes kingston 533Mhz aparece apenas PC2-4300 (266Mhz)

Quando copiado arquivo da CPU varia entre 1% à 7% e processos não esta consumindo nem 1%.

• Membro VIP
Postado

O fato de aparecer apenas "PC2-4300 (266MHz)" é normal, a memória 533 na verdade roda a 266 mas DDR (Dual Data Rate), PC2-4300 é um outro "nome" dela.

Essa é uma situação interessante, o FSB dele esta em 200MHz quando deveria estar a 266MHz, qual a sua placa mãe?

Postado

Talvez o pc com o E6420 esteja mal configurado pelo que você está citando.

Eu, pessoalmente, tive que ajustar o clock do meu processador na mão numa placa mãe gigabyte que eu tinha, na BIOS. Do contrário ela botava um default de menor valor que a capacidade real do processador. Pelo que você está descrevendo, parece ter muito a ver, pela velocidade máxima (que acho deveria ser 2.13 ghz).

Porém a memória pode estar correta, depende de como o programa a interpreta. O DDR2 533 realmente funciona a 266 mhz, porém a gente dobra devido ao fato de que é... DDR2 (é o dobro de informações por clock comparado ao DDR)! Então tem programas que mostram o clock real que é 266 e tem programas que já mostram o clock efetivo, 533 (266 x 2 - dobro de informação por clock).

Verifica a config na BIOS.

Postado

Tenho quase certeza que é a config na BIOS mesmo. A minha gigabyte tb vinha com 200 mhz no FSB como default, apesar de não ser o do processador. Acho que é porque essas placas aceitam chips com FSB 800 e então vem setado no valor mais baixo pra prevenir problemas.

Postado

Entra na BIOS ao reiniciar o PC. Normalmente apertando "del" você entra lá.

Quando entrar você vai ter que procurar aonde tem as configurações de processador e provalmente vai ter uma linha com o clock do front side bus. Se tiver 200, modique pra 266, salva e sai. Depois rode os testes novamente.

Postado

Entrei na Bios, não encontrei a função informada, segundo o manual da gigabyte unico local para mexer no processador que configurei:

FREQUENCY / VOLTAGE CONTROL

OC. FSB1066 CORE 2 CPU (Disable)

CPU HOST CLOCK CONTROL (Enable)

CPU HOST FREQUENCY 266 (estava 100)

SYSTEM MEMORY MULTPLIER (AUTO)

Reiniciei e problema persiste: CPU CLOCK permanece 1.60Ghz

Depois voltei ao Bios e permanece a informação quando aperta F9:

Processador Type: Intel Core 2 CPU 6420

Processador Speed: 1.6Ghz

Processador Clock 200Mhz.

Já não sei que fazer, por favor me ajudem

Postado

Só pode ser problema de config... porque se fosse Hardware com certeza seu pc nem ligaria ou travaria...

Como minha placa-mãe da gigabyte e bem "baba" o pessoal vai lhe ajudar com as opções ai...

Abraços...

Postado
O site da gigabyte discorda de você

http://www.gigabytebr.com.br/produtos/ProdDet.asp?IdProduto=71

"* GA-945GZM-S2 (Rev 3.0) consegue suportar FSB até 1066Mhz através de Overclock"

OC. FSB1066 CORE 2 CPU (Disable)

Habilite isso na BIOS sistemadez.

Só pra completar o que nosso amigo ai falou, para você poder habilitar essa funçao, voce deve estar utilizando 2 pentes de memoria DDR2 533, e uma placa de Video PCI Express x16... Um ponto importante tb e virificar a versao da BIOS, que tem que ser da FG ou superior..

Espero que consiga habilitar ele a FSB1066, pois essa placa e muito boa.. estou realmente surpreso com o desempenho...

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...