Ir ao conteúdo

Será que é fonte? Preciso de ajuda!

Henrique Navas

Posts recomendados

Postado

É o seguinte pessoal, tenho um pc com todas as peças novas exceto a fonte que é uma Seventeen 420BKV.... funcionava normalmente mas há algum tempo está acontecendo isso: nunca é 100% certo que o pc vai ligar... às vezes liga normalmente, mas às vezes só depois de muitas e muitas tentativas!!!! Acendem os leds, rodam os coolers e às vezes até liga o pc porque eu escuto o som do Windows iniciando, mas nada de imagem no monitor... O que pode ser? Alguem pode me ajudar? Pensei na fonte por estar fazendo overclock e pela placa necessitar de alimentação extra e pode ter "cansado" com o tempo.....

Meu pc:

Core2Duo E6420 @ 3,2 + cooler Bufallo

ASUS P5N-E SLI

2 X 1GB DDR2 800 super talent

MSI RX1950Pro

HD 80GB SATA

Gravador DVD

Leitor CD

3 Coolers no gabinete

• Membro VIP
Postado

Fontes com estágio de entrada tradicional, sem PFC ativo, "cansam" sim. Melhor seria dizer estressam seus componentes e o principal stress ocorre em cima do capacitor eletrolítico de entrada, que acaba perdendo sua capacidade, em função do tempo de uso..

Essa sua config não é muito exigente, e essa fonte dai deveria atender sim, e não deveria estar tão cansada assim (não sei seu tempo de uso, ou de vida)

Se você tem dúvida e desconfia da fonte, faça uma experiência. Desligue (cabo de dados e de alimentação) seu DVD e CD, para aliviar a fonte, e veja se o sintoma acontece ainda... Se ainda acontecer não é problema da fonte (veja que ao desligar o DVD e o CD você alivia uma bela necessidade de potência ai...)

Quando comprar a próxima fonte, dê preferência àquelas que possuem PFC ativo.

Abraço...

• Membro VIP
Postado

Dependendo Igor, os componentes tambem consomem energia em idlle, porém nem tanto quanto em full, mas consomem, mas não sei se é o caso dos DVDs e CDs, agora me pegasse :).

Eu indicaria a você, Henrique Navas, desligar o CD, o DVD e os Coolers, e se der tirar esse over, deixa só o necessario pra dar o boot, dai segue o que o faller disse,

abraços

• Membro VIP
Postado

Estou indo pelo mais simples.. claro que podes desligar um monte de outas coisas, e até nem tinha reparado no over, que seria a primeira coisa que eu indicaria para tirar. Over pega direto a tensão de 12 Volts, através do aumento da tensão do Vcore, se for necessário e também se não for, pois conservado o Vcore original aumenta a corrente, em função do uso de frequência maior... (O Vcore é derivado dos 12 Volts que alimenta os conversores PWM, em torno da CPU)

Sim, quando os drivers estiverem trabalhando o consumo é maior, mas quando estão em repouso também drenam alguma energia... mesmo que pouca..

Veja bem que nosso amigo citou que algumas vezes o sistema parte outras não. Se for fonte o problema, o consumo deve estar no limiar do mau funcionamento, e qualquer alívio pode definir e decretar ou não problema der fonte...

O OC em primeitro lugar, bem lembrado, tires o OC, aliás, a primeira pergunta a fazer nesse caso é se tens certeza da estabilidade desse OC??? Não seria ele o vilão??

Abraço...

Postado

Primeiramente, obrigado a todos.... este problema vem acontecendo já faz algum tempo.... desde que comprei o Core2Duo só funciona no overclock, e aconteceu isto, uma vez ou outra, só que agora tá fazendo direto!!!! Ontem quando consegui ligá-lo (depois de inúmeras tentativas) a primeira atitude foi desfazer o over de 50% e deixei no over da propria placa mãe que tem a opção de over de 20%, não religuei o pc ainda, farei isto à noite... não acredito que seja por causa do over (por si próprio) porque a placa mãe tem um sistema de recuperação de erro de over, ao ligar e notar que não deu o boot normalmente é só reiniciar que a placa automaticamente desfaz o over!!! Outro indício (que pode ser) é que não consigo fazer overclock na minha placa de video, que ao mínimo esforço desliga o pc, as placas da ATI consomem bem mais energia que as Nvidia correto?... O que vocês acham? Abraço a todos.

Postado

Cara para você ter certeza que esse OC está estável baixe o orthos e deixe ele rolando por algumas horas.... agora se apresentar algum tipo de erro... diminua ou pare com o OC

Postado

Tambem já desliguei os drives de CD e DVD pra ver se adiantava e não mudou nada.... é estranho porque às vezes (quando não liga) os drives ficam piscando, como se tivessem tentando acessar um cd/dvd e não acontece nada, e às vezes que inicia mas não aprece a imagem, ele demora muito pra fazer isto....

Postado

Já fiz testes de extress de cpu com overclock e rodou por horas e horas sem problema algum... meu problema tá na hora de ligar o pc.... depois que ligou uma vez bem posso reiniciá-lo vária vezes em pouco espaço de tempo...

Postado

Cara pode ser fonte.. mas é estranho esse seu problema...

Pode ser o botão que liga o micro no gabinete.. já tive problemas com ele que as vezes ligava e outras não.. pode ser esse o seu problema....

Postado

Cara Se o problema era o OC Intão deve ser alguma hardware que esteja necessitando d emais energia e ai é fogo..

Isso pode ocasionar alum problema na mobo memo ou processador

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...