Ir ao conteúdo

Problemas para colar cooler de chipset...

hegeliano

Posts recomendados

Postado

Amigos, a ventoinha do chipset da minha MOBO parou, um Athlon 64 3500+ com Asus A8N-SLI, um problema comum pelo que vi.

Andei lendo muita coisa aqui no CDH e já tentei resussita-la com HD-40 o que não funcionou, comprei então um cooler da akasa, o AK-210, que como já foi mencionado em outros tópicos, o adesivo térmico que acompanha simplesmente não cola.

Entre as soluções que vi algumas incluem uma massa feita com epoxi, outros falam em elástico, cola quente, a que me pareceu mais razoável foi a dos 4 pingos de super bonder.

Gostaria apenas de confirmar o procedimento - resumindo o que li no site:

- Passar alcool isopropilico no chip/dissipador para retirar a pasta anterior;

- Espalhar algumas gotas de pasta termica com o dedo sobre toda a superficie do chip (inclusive nos cantos);

- Colocar 4 pequenas gotas de super bonder nos 4 cantos do chip.

- Pressionar o dissipador por alguns instantes e aguardar secar por meia hora.

É isso? devo arrancar o adesivo termico que veio andes de fazer tudo isso ou passo a pasta por cima dele? que pasta termica devo usar?

Postado

Eu não sou nenhum entendido na area, mas aparentemente o cooler de chipset da A8N-SLI nem um dissipador comum tem, é uma caixinha de metal que envolve o fan preso por duas presilhas nos cantos.

http://www.asus.com/999/images/products/382/382_l.jpg

Todos os coolers que encontrei na Efigenia eram presos só por esse adesivo, o modelo que eu comprei não tem furação:

http://i89.photobucket.com/albums/k215/helogomes/AK-210-e.jpg

A propósito, vale a pena usar a opção Quiet'N'Cool da A8N-SLI?

Postado

Cara não dah pra ver a foto da mobo direito..tipo entra nesse site www.extream.com.br

lá tem um cooler pra chipset sabe a ponte ali do viaduto são bento tem um predio logo depois do colegio são bento entra ali q você encontra esse cooler.. ele é preso por presilhas ou pela furação da mobo

Postado

Hegeliano, tenho o mesmo problema que você tinha.

Minha placa é uma K8N4-E DELUXE!

Já tentei colocar o cooler de uma placa de video mas não coube pelo seu formato arredondado, que pegava em um coisinha ali do lado!

tem que ser um que tenha formato quadrado!

O cooler do meu chipset é igual o seu!

Como foi que você resolveu?

Postado

Cara, não posso te afirmar que seja a melhor solução porque não sou nenhum entendido na área, a verdade é que li muitos artigos na internet e vi muitas opinioes aqui no forum mesmo e por fim decidi o que fazer e está funcionando muito bem por enquanto.

Primeiro eu tirei o cooler de chipset original e tentei dar uma manutenção nele conforme tutoriais aqui do forum mesmo, o cooler voltou a funcionar mas parava de vez em quando, acabei desistindo mas talvez funcione com o seu.

Comprei um cooler da Akasa próprio para chipset, o AK-210, na efigenia por 10 reais, removi o adesivo termico que veio junto e que não presta, taquei uma boa pasta termica e colei com um pingos de super bonder em cada canto mesmo.

http://www.akasa.com.br/akasa_english/spec_page/system_coolers/spec_ak_210.htm

Tem muita gente que faz isso por aí e tem varios posts explicando certinho como fazer tudo.

O problema é se precisar tirar ele depois, tem gente que fala que dá numa boa... bom eu coloquei pingos bem pequenos de super bonder e mesmo o adesivo termico que estava no cooler original e o super aquecimento já tinham dado uma detonada no chip então resolvi arriscar.

Boa Sorte...

Postado

Bom, eu tenho um certo receio de colar com super bonder!

eu até pensei em outra alternativas, como cola quente ou cola branca mesmo!

mas tenho medo de o cooler cair e torar minha placa.

Agora pouco eu estava tentando fazer um furo em um dissipador de chipset de uma outra placa para poder prender o cooler a placa mas acabei cortando sem querer quando tava quase terminando o furo um dos lados do furo!:huh:

mas se nada dessas coisas que eu estou tentando fazer der certo eu vou ter que colar com super bonder mesmo!

mas essa é a ultima opcão que quero!

alguma sugestão a mais?

mas por enquanto valeu pela dica do super bonder!

Postado

Cara eu vi muita gente dando muitas ideias por aí, mesmo cola quente e até elástico. voce não pode esquecer que cola quente - por definição - derrete com o calor e a cola branca pode soltar também. Como eu disse a opção que me pareceu mai sensata e usada é o super bonder mesmo, tem gente que fala em por em duas pontas só ao invés de quatro e se voce colocar bem pouco existe uma chance de conseguir descolar depois, mas não dá pra contar com isso.

Vi bons comentarios do cooler que o westfall citou também.

Outros colaram só a helice de um fan qualquer no lugar da original da asus, mas por algum motivo senti mais confiança no dissipador da AK-210 doque naquela caixinha cromada bizarra da asus.

Me corrijam se eu estiver errado.

Postado

Caixinha comada bizarra! Boa

sdauhudSAHduas

oh por hora eu fiz assim: aquele dissipador que eu tinha citado antes eu acho que dei um jeito nele, só tenho medo de desentortar e o cooler vir a ceder!

vou tentar postar algumas fotos da "gambiarra" que eu fiz!

o dissipador nu como veio:

pict0001ux3.jpg

e aqui o dissipador com a ventoinha:

pict0002go4.jpg

e aqui detalhe da gambiarra:

pict0003mw0.jpg

você acha que pode vir a ceder?

Postado

eu tive um problema parecido só que no meu caso minha ponte norte dava 52ºC!!! então eu troquei pelo você-RE da evercool baixou "só" 10ºC a temp da ponte norte. E uma observação: eu não colei nada foi só desprender as presilhas do cooler antigo e prender as presilhas do cooler novo.

Postado

Bom é que no meu caso a distância das presilhas é ed 5,5cm e os encaixes que achei todos tinham 6cm de distância!

por isso fiz a "ganbiarra"

mas acho que o problema foi resolvido!

agora segundo o everest minha placa fica em torno de 40Cº!

está temperatura está boa certo?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...