Ir ao conteúdo

Quais as opções atuais em PDAs??

Posts recomendados

Postado

Olá!

Estou interessado em comprar um Hand-held porém não estou muito a par da variedade que se encontra - marcas, modelos... Quais são realmente melhores e quais não valem o preço...

Não sei também quais são as caracterísitcas mais importantes a se procurar, que fazem a diferença de um modelo para o outro.

Não sei também quais opções existem quanto a memória interna ou externa e quanto a duração da bateria, sendo essa interna ou mesmo pilhas.

Desculpem se o tópico é tão geral, achei que encontraria aqui um tópico onde já houvesse essa discussão. Se houver, me indiquem o link que eu dou uma olhada. Acontece que não tenho muito tempo pra sair dando pernada pelas lojas pesquisando e estou sem internet em casa. Da mesma forma, um outro tópico que achei interessante salvei na pendrive e olho quando for pra casa :P

Obrigado!

Marco

Postado

onde estão os usuários de Palm Top, Pocket PC e afins?

dei uma pesquisada por cima no Mercado Livre e a princípio os Pocket Pc são mais baratos que os Palm, porém nunca vi um Pocket PC e não conheço ninguém que tenha. Alguém com experiência sabe dizer quais as vantagens e desvantagens entre esses duas principais diferenciações?

Obrigado!

Postado
onde estão os usuários de Palm Top, Pocket PC e afins?

Uma recomendação não procure os melhor em função dos preços, ja que com um Palm teóricamente bom você compra um notebook, que é muito mais útil.

de todo caso

Handheld HP IPAQ RX1950 R$400 se encontra no mercado livre. Quebra o galho. preço Bom!

Mas um que é realmente encantador é HP IPAQ POCKET PC RX4540 por voltar de R$1000,00

Se quiser um super Plam HTC Tytn II kaiser WM. 6.0 3.15Mp 3G GPS Wi-Fi 4GB R$2500,00 (SmarthPhone também)

Melhor Preço Palm TX com 128MB R$719 Bom palm, porém o design não é muito bonito

Outro Poderoso é o QTEK HTC P3600 2.0 MP WIFI GPS R$2000,00

PALM ZIRE 22 R$ 320,00

Eu se tivesse que comprar um como usaria só para trabalho compraria os de menores preços, ja que os outros são muito caros e com esse valor eu compro um notebook ótimo e outra para usaor como agenda o celular quebra galho, o bom do palm é poder ver os e-mails etc. escrever algo de imediato, atualiar agenda.

Postado

cara tem tb uns celulares agora q você nem precisa mais de PDA, ja vem com win CE e cuia.

da uma pesquisada por ai q pode ser q valha a pena.

[]'s

Postado

opa, muito obrigado pelas respostas!

Pois então, procuro um Palm Top mas não necessariamente para trabalho, é mais para o lazer mesmo. Como viajo bastante, poderia até assistir vídeos longos nele. Poderia baixar eBooks para ler.

Para essas atividades é legal uma tela maior, os celulares que já vi geralmente tem uma telinha um pouco menor, não é mesmo?

Outra coisa que me interessa é a possibilidade de acessar redes wireless (bastante) e conectividade bluetooth e iv (interessante, mas tb não tanto). O recurso do celular é interessante também, mas celular é uma coisa que não gosto de investir, afinal, dada a situação que está pelas ruas por aí, é quase uma mercadoria descartável.

Como sou estudante de engenharia, poderia aposentar ou ao menos deixar de lado minha calculadora HP, usando emuladores da mesma no Palm, Excel e até algum simulador quem sabe.

Um modelo que eu conheci e me interessou foi o Palm TX. Achei muito interessante! Porém os outros modelos e marcas eu não conheço e gostaria de saber que diferenças existem em termos de funcionalidade e desempenho. O preço do Palm TX é salgado tb, mas no mercado livre se acha por pouco mais de 700 R$.

Também queria saber as diferenças quanto a memória (interna ou externa) e duração da bateria.

Muito obrigado novamente, acho que agora fui um pouco mais específico.

Tenho certeza que este tópico será útil para mais gente também.

Abraços.

Postado
opa, muito obrigado pelas respostas!

Pois então, procuro um Palm Top mas não necessariamente para trabalho, é mais para o lazer mesmo. Como viajo bastante, poderia até assistir vídeos longos nele. Poderia baixar eBooks para ler.

Para essas atividades é legal uma tela maior, os celulares que já vi geralmente tem uma telinha um pouco menor, não é mesmo?

Outra coisa que me interessa é a possibilidade de acessar redes wireless (bastante) e conectividade bluetooth e iv (interessante, mas tb não tanto). O recurso do celular é interessante também, mas celular é uma coisa que não gosto de investir, afinal, dada a situação que está pelas ruas por aí, é quase uma mercadoria descartável.

Como sou estudante de engenharia, poderia aposentar ou ao menos deixar de lado minha calculadora HP, usando emuladores da mesma no Palm, Excel e até algum simulador quem sabe.

Um modelo que eu conheci e me interessou foi o Palm TX. Achei muito interessante! Porém os outros modelos e marcas eu não conheço e gostaria de saber que diferenças existem em termos de funcionalidade e desempenho. O preço do Palm TX é salgado tb, mas no mercado livre se acha por pouco mais de 700 R$.

Também queria saber as diferenças quanto a memória (interna ou externa) e duração da bateria.

Muito obrigado novamente, acho que agora fui um pouco mais específico.

Tenho certeza que este tópico será útil para mais gente também.

Abraços.

Interna é a memória disponível ja com o aparelho, e a externa é a acrescentada através de Cartões etc.

bateria dele em média deve durar sem BT e WIFI umas 5 a 6 horas. do Tx.

A respeito dos celular tem SmarthPhones que tem uma tela razoável e quebram o galho o problema é o preço que é muito salgado

Postado

E quanto a processamento e memória RAM?

para assistir um DivX ou similar, quais os requesitos mínimos de um PDA?

Eu não tenho muita noção no que diferencia os modelos. Que diferenças há entre um 'Palm' e um 'Pocket PC'? Processamento e memória? O sistema operacional é diferente, qual é melhor?

Tem um outro tópico sobre isso, mas ele me parece bastante desatualizado

Os modelos mais baratos da Palm não teriam essa capacidade que eu procuro?

nossa, estou sendo chato já :P

Postado

olha, pra ver dvds, musicas e tal, um ipod pode ser da hora, tem com hd de 60 gb, hoje em dia se bobear ate mais, to meio por fora.

outra opção seria comprar memorias SD de 8gb ai você grava o filme nela e so alegria, dapra por 2 filmes se reduzir um pouco a qualidade e ate mais se você passar pra DiVX que por ver em tela pequena pode ser q nem de diferença.

[]'s

Postado

olha, tava pensando e acho q no seu caso um ASUS PCeee pode ser q valha mais a pena, é um note de tela de 7 polegadas da azus, acho q roda win CE

quanto ao PAlm OS e win CE, acho q tem +- mesma coisas de programas se bem q to meio por fora, faz ja um tempo q nao acompanho novidade sobre PDA, acho q desde a época da Z1.

[]'s

Postado

Pelo que pesquisei aqui, este ASUS roda Linux mas é compatível com XP. É Interessante, mas vai além do meu orçamento e estou atrás mesmo é de um PDA, só não sei se um que utilize Palm OS ou Windows Mobile.

Muito obrigado novamente pela atenção. Será que não há usuário algum de PDA nesse forum que esteja por dentro do mercado atual?

Tem um tópico pinado a respeito de PDAs, mas a discussão é de 2004!!

A estas alturas do campeonato, minhas dúvidas são estas:

• Diferenças em conectividade Palm x Pocket PC - recursos de internet e possibilidade de se comunicar com outros eletrônicos, como uma câmera digital por exemplo.
  • A variedade de programas para Palm ou Pocket PC.
  • É verdade que o sistema operacional Pocket PC é mais pesado que o Palm OS? Sendo assim, para um mesmo hardware, o desempenho do Palm é superior.
  • Palm OS não é multitarefas?? Se este for mais leve por causa disto não é mérito algum.

Estou por comprar um Palm TX mas em todos os lugares que leio dizem que os Pocket PCs são melhores. Só que é muito mais fácil encontrar Palms para vender do que Pocket PCs.

Ninguém mais anda comprando PDAs por aí?

Abraços

Marco

Postado

Urso, eu tenho um Pocket PC HP RX 3115, com 56 de ram interna, windows mobile, wi-fi.

Sempre usei o menininho para trabalhar (tinha um teclado dobrável), ler e-books e tudo o mais que vocês listou.

Ah, ele também servia como controle remoto para o meu PS2, meu som, tocador de DVD, aparelho de arcondicionado da faculdade, televisão, dentre outros.

Dê uma lida sobre ele aqui: http://www.palmland.com.br/palmtops/hp/ipaq3115/default.asp?id=891

Como eu comprei um notebook tenho interesse em vendê-lo. Ele é usado, mas está extremamente bem conservado (tem até a caixa e cd´s que vieram com o pocket).

Postado

A estas alturas do campeonato, minhas dúvidas são estas:

• Diferenças em conectividade Palm x Pocket PC - recursos de internet e possibilidade de se comunicar com outros eletrônicos, como uma câmera digital por exemplo.
  • A variedade de programas para Palm ou Pocket PC.
  • É verdade que o sistema operacional Pocket PC é mais pesado que o Palm OS? Sendo assim, para um mesmo hardware, o desempenho do Palm é superior.
  • Palm OS não é multitarefas?? Se este for mais leve por causa disto não é mérito algum.

Estou por comprar um Palm TX mas em todos os lugares que leio dizem que os Pocket PCs são melhores. Só que é muito mais fácil encontrar Palms para vender do que Pocket PCs.

Primeiro você tem q saber q Palm vem com sistema Palm SO, e Pocket PC vem com Windows Mobile. Outro SO a n ser esses 2 ja é fria, porque n vai ter tanto software pra instala nele.

Agora os topicos:

-Windows tem mais conectividade, sem duvida. Muitos dispositivos com Windows Mobile ja possuem Bluetooth e Wi-Fi de fabrica, ja os da Palm a maioria possui Bluetooth mais o Wi-Fi é restrito somente pra alguns modelos, e se nao tiver vai precisa compra um cartao SD que tenha Wi-Fi, por cerca de R$500. A desvantaguem é q ele fica pra fora do slot, e ainda enquanto usa ele nao pode usar outro cartao SD.

E a conectividade com camera é a mesma coisa nos 2. Somente da pra transferir dados entre a camera e o pda se você colocar o cartao da camera direto no pda, porque existe cabo q liga um no outro.

-Tanto Palm quanto Windows você vai encontra mais ou menos a mesma quantidade de programas. A diferença é q o Windows suporta programas melhores, mais complexos e com mais funcoes, ate mesmo ja vem Windows Media Player e Office de fabrica (da Microsoft mesmo). Ja no Palm você tem q usar RealPlayer (na minha opiniao, inferior ao WMP), e instalar um programa adicional (Documents To Go, esse é o unico q faz essa funcao) pra ler e editar arquivos do Office.

-Nao, o Windows tem uma performance superior e aguenta aplicativos mais pesados que o Palm. o que eu n sei confirma pra você é se o proprio Windows é mais pesado que o Palm. No Windows você tem um gerenciador de tarefas completo (como o TaskMgr de qualquer Windows XP), ja no Palm n tem isso e n da pra saber o quanto pesado ele é. E mesmo se caso o Windows seja mais pesado, acaba conseguindo rodar aplicativos mais pesados do que o Palm.

-Tanto Palm quanto Windows sao multi-tarefas, a diferença é q o Windows gerencia melhor isso e acaba tendo mais performance em multi-tarefas q o Palm. Da pra escutar MP3 enquanto joga um jogo pesado pra um PDA, ja no Palm se fizer isso ele vai começa da umas leves travadas, ou influenciar na qualidade do som começando a da umas pausas pequenas na musica.

Resumindo: Windows ganha. Digo isso n so por causa do q eu falei nesses topicos, mais sim pelo poder desse SO. Tenho um Palm Zire 72, e n gosto mt da variedade de programas dele.

Pra escutar MP3 nele, você tem opcao de uns 3 programas. Se fosse um Windows ja teria mais MP3 Players, mais isso nem seria necessario porque o Windows Media Player q vem nele ja é otimo.

Pra editar arquivos do Office, minha unica saida é o Documents To Go. No Windows n sei quantos programas tem, mais logico q nao tem nada melhor q o proprio Office da Microsoft.

Se você também gosta de fica jogando uns joguinhos no PDA, os 2 também possuem isso. A diferença é q os jogos pra Windows sao muito mais desenvolvidos que os do Palm, você encontra graficos melhores (pelo desenvolvimento, e nao suporte de hardware), ja no Palm é bem raro uma coisa dessas.

Se eu pudesse eu voltava atras pra troca meu Zire 72 por algum q tenha Windows, mais agora minha meta ja é um notebook novo.

Ah, e se você escolher algum PDA q tem Windows, prefira os de Windows Mobile 6. Nao sei a diferença do 6 para o 5, mais acredito q seja bem melhor. é como o "Vista" dos PDA, enquanto o 5 é o "XP tradicional", da uma pesquisada nessa diferença. Depois de você comprar, uma coisa q vai ser bem importante pra você sao essas diferenças, porque um ja tem mais coisa nova, suporta mais coisas e etc.

Espero ter ajudado ae :lol:

Postado

alepta e Coruja747, muito obrigado pelas contribuições!

Me esclareceram bastante!

alepta, vou entrar em contato com você por mensagem a respeito do seu PPC.

Coruja747,

O Palm TX tem WiFi, mas já vi reclamarem que o mesmo consome muita bateria!

Eu dei uma mexida em um destes, por pouco tempo, e não consegui alternar entre aplicativos, tipo inserir dados numa planilha e alternar para o Word sem fechar a planilha. Tive a oportunidade de usar um celular Qtek com Windows Mobile que consegui fazer isso.

Vou dar prioridade aos PDAs com Windows Mobile. Porém são bem mais difíceis de se achar, tanto no mercado livre quanto em lojas reais. A impressão também é que são um tanto mais caros que o Palm TX, confere?

Postado

Pockets PCs estão morrendo, a um ano atrás não acreditava nisso porém hoje já troquei do Pocket PC para o Smartphone. Hoje tem muitos Smartphones muito bons e com preços interessantes. Principalmente as linhas sem touchscreen se encontra muitos modelos com preços abaixo de R$500...

Postado

Pois é Bernardo, concordo com você.

essa é a tendência, o celular está cada vez mais próximo do PDA e essa nova linha de Smartphones prova isso...

Porém ainda acho que esses Smartphones são menos úteis que um PDA de verdade, pois a própria tela é bem menor e sem touchscreen imagino que se perde a utilidade da maioria dos programas.

Além disso, acho que celular é uma coisa que não se vale a pena investir pois é alvo direto de assalto. Prefiro investir em um PDA que não vou precisar carregar pra todo lugar e se do mesmo vir a ser assaltado, passo apenas o celular velho pro cara. Aqui em Porto Alegre pelo menos é muito comum, maluco te aborda e só quer o celular mesmo.

Abraço

Marco

Postado

Sim claro. Na verdade não tem modelos também que se equivalem... Quanto ao problema do assalto ande com um celular normal e leve só o smartphone onde precisar, ai onde levar o smartphone coloque seu chip nele...

Bem quanto aos problemas citados de compatibilidade e tela já tem o Treo 680 que é muito bom nos dois aspectos.

Postado

Acho que PDA, PPC puro, sem teclado, sem ser Smartphone, o melhor já lançado foi o Dell Axim X51V, bicho vinha com um processador intel 624 mhz, chip gráfico integrado intel, wi-fi, bluetooth, 2 entradas para cartão, CF e SD, pluga 10gb fácil nele com 2 cartões...foi descontinuado, o preço dele era quase o do Vostro 1000 hoje na configuração básica.

Se achar um semi-novo, ver pessoalmente, testar, é uma boa também. Ou tentar ligar na Dell...

Postado

Este PDA Dell é monstro!

Mas incrível que a RAM dele não é tão grande assim, tem 64 mb assim como modelos mais normaisinhos.

Tem no ML por R$1000,00 pra mais... é brabo, por esse preço compra-se um iPaq bacana novo, com garantia.

Outra opinião que eu tenho contra Smartphones, só para ser charo :D, é que daqui a pouco vou ter que deixar de usar meus recursos do PDA para não acabar com a bateria do celular, ou pior, ficar sem a comunicação do celular porque tive que usar o PDA. Tudo bem, é questão de adaptação, mas em princípio prefiro manter as coisas separadas.

Voltando ao meu interesse então, estou cada vez com uma visão mais clara a respeito das opções, graças a quantidade de informações pela internet e pela orientação de vocês.

Estou por então um Ipaq, de preferência novo e com garantia. As especificações deles são muito interessantes, apenas a resolução das telas é um tanto baixa - 240x320. Essa resolução é boa para se ver um vídeo, inclusive com legendas?

Os modelos que estou considerando são:

• HP iPaq hx2490 - 64 mb ram; 192 mb rom; slots: 1CF 1SDIO ; proc. intel PXA270 520 MHz; Win Mobile 5; Wifi 802.11b e BT1.7

• HP iPaq rx3115 - 32 mb ram; 64 mb rom; slots: 1SDIO ; proc. Samsung S3C2410 300 MHz; Win Mobile 2003SE; Wifi 802.11b e BT1.2

Não encontrei nenhum modelo com Windows Mobile 6. E a Microsoft já estará lançando uma versão nova primeiro semestre de 2008!

On the other hand...

• Palm TX - 128 mb flash; slots: SD até 2Gb; proc. Intel Xscale PXA270 312 MHz; Palm OS 5.4.9; WiFi 802.11b e BT1.1

Me agrada nesse modelo é a tela maior e a resolução bem maior. Mas pelo que li (e até pude verificar) o SO é um tanto bugado.

Alguém sabe a diferença entre os processadores da Intel e Samsung? Pressuponho que o Intel seja melhor, mas não encontrei muita coisa a respeito do Samsung. Tem um artigo legal na wikipedia sobre os Xscale, darei uma olhada pela noite.

E sobre a resolução, a resolução menor gastaria menos bateria?

Muito obrigado novamente a todos! :lol:

Marco

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...