Ir ao conteúdo

Placa dando choque

Last_Resort

Posts recomendados

Postado

Ola amigos recentemente montei meu pc e conforme eu li no livro do gabriel torres la dizia que os buracos da placa-mãe onde a gente poe os parafuzos e tal para fixar no chassi do gabinete dizia que os buracos metalizados da MB era pra por parafuso sem aquelas ruelinha vermelha que era justamente para fazer contato com a placa-mãe . fiz tudo como esta ai aconteceu o seguinte meu modem estava com problema ai fui la pra tirar ele da placa-mãe pra ver o problema ( com o micro desligado claro ) quando toquei no modem levei um choque mesmo apos ter desligado o micro e o estabilizador também.

Pergunta : é normal dar esses tipos de choque logo quando a gente desliga o micro ? e tem alguma possibilidade de danificar as placas em geral se continuar assim ? e o engraçado é que no gabinete por fora nem por dentro da choque só se pegar nas placas mesmo.

Postado

Possíveis motivos:

1 - Por causa do modem que está ligado à linha que possui tensão;

2 - Os capacitores da placa mãe, da fonte e das placas comtém carga prontas para dar choque aos desavisados, mesmo com a tomada desligada;

3 - Você desligou a tomada? Mesmo que você tenha desligado o estabilizador, ele não desliga tudo;

4 - O seu micro está aterrado corretamente?

• Membro VIP
Postado

curto e grosso: seu aterramento não tá bom ou não existe...tbem tive algum problema parecido enquanto não tinha aterramento mas depois de feito, nada de choque ou coisa parecida....

Postado

é porque o pc ainda ta ligado na tomada desligue que não vai ter esse problema..e não é bom ficar fazendo isso porque é perigoso queimar alguma coisa com as descargas que veêm do seu corpo...use umas daquelas pulceras que vendem em lojas de informatica ou coloque a mao em alguma coisa de metal pra descarregar a energia antes..falou :cool:

Postado

Pode ser problema com o aterramento aí seu computador fica carregado, como também pode ser o seu corpo que estava carregado.

Se o local onde está o seu computador ligado tem carpete, o seu corpo pode ficar carregado com eletricidade estática e quando tocar no computador as cargas tendem a ir para ele, podendo danificar os circuitos. Neste último caso, antes de tocar no computador, faça como o colega falou antes, toque em algo metálico, podendo ser o corpo do computador, ou melhor, use as pulseiras anti-estáticas.

Mas verifique o aterramento da sua tomada também.

Postado

Postado Originalmente por rickg@22 Sep. 2003,12:07

Pode ser problema com o aterramento aí seu computador fica carregado, como também pode ser o seu corpo que estava carregado.

heeheh

Vocë foi o único que comentou dele poder estar eletrizado. Isso é o que mais acontece comigo. Ao desligar o micro da tomada, dificilmente os capacitores da placa armazenam a carga. É mais provável que estava eletrizado.

Se não for isto que ocorreu, há ainda a possibilidade ainda dele não ter desligado o micro da tomada. Neste caso, realmente é falta de terra.

Para testar isto, bastaria ficar descalço e colocar a pele do braço nas pontinhas do gabinete ou pontinhas de parafuso atrás do gabinete. Se o micro estiver mal aterrado, você sentirá pequenas picadas.

Uma solução que muita gente usa mas que não é muito correta, seria vocë aterrar a carcaca com o Neutro da tomada.

Por motivo de custos e  praticidade, as instalações elétricas residencias podem seguir a norma NBR 5410 utilizando o sistema de aterramento TN-C (instalações elétricas de pequeno e médio porte), no qual o neutro e o terra ficam no mesmo fio.

Vale lembrar que terra e neutro são diferentes... mas na verdade, o neutro pode funcionar como um terra. Um terra que é muito pouco eficiente, mas é melhor do que nada.

• 11 meses depois...
Postado

Desculpem, mas eu ainda não entendi...

O pc estava dando choque mesmo desligado da tomada...

Parece que a eletricidade estava vindo da linha telefonica...

Isso é normal?

No meu pc acontece o mesmo, mas dá choque em todo o gabinete. Sem que é a linha telefonica, porque sem ela não dá choque...

O que faço???

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...