Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistemas operacionais 32/64 bits vs total de memória - LEIA AQUI


fabiojansen

Posts recomendados

Bom gente, primeiramente, não sei se esta é a sessão correta pois a dúvida não se trata apenas quanto a memória, porém não achei uma sessão específica de sistema operacional que se enquadre. Vamos a dúvida.

Recentemente adquiri mais 2 pentes de 1gb de memória para meu pc, totalizando 4gb de ram, eis então que os problemas começaram.

Qual sistema operacional usar?

Tentei o windows xp - 32bits que era o que usava antes :

- Apesar de ter reconhecido apenas 3gb funcionou normalmente. Ai então resolvi colocar o xp 64 bits para reconhecer o total de memória.

- funcionou tudo perfeitamente, desempenho ótimo mais tive problemas em jogos tipo PES 2008, Crisys e etc. Ele simplesmente não instalava alegando que o sistema operacional não era compativel.

Instalei então o windows Vista ultimate 64 bits

- funcionou tudo direitinho também, mais continuei com problemascom jogos. Crisys não rodou(instalou normalmente mais na hora de executar ele abre e encerra logo em seguida, pes 2008 dizia que a placa de video não atendia às necessidades (usando uma gf 8800, com driver da nvidia para o vista 64 atualizado)

Agora vem a grande questão : Qual seria o sistema operacional mais adequado para esta máquina, sendo que ja testei o xp 64, vista 64 e mesmo estando com todos os drivers além de certos, atualizados e tive problemas para executar algumas aplicações e alguns jogos??

Seria melhor, usar o xp 32, mesmo ele reconhecendo apenas 3gb de ram, porém rodando tudo direitinho??

Um amigo me sugeriu colocar o windows 2003 server, alegou que os jogos rodariam normais e que ele gerenciaria os 4gb de memória.

Se alguem puder me ajudar, fico agradecido.

Minha máquina é a seguinte:

athlon x2 5600@ - 3,3ghz

4gb de ram

gf 8800

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por enquanto continuo com o velho XP 32bits mesmo. É o mais estável de todos e roda tudo perfeito, pena que só reconhece os 3gb estando com 4pentes de 1gb. Tirar um deles de qq forma, não seria jogo porque tiraria o dual channel. Quanto ao vista 64 ja instalei aqui. Ficou perfeito em desempenho, super rápido, mais não rodou os programas que preciso e nem jogos, ai não vale a pena.

fazer o que... hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você quis dizer Vista 64bits? porque o 32bits so reconhece: 3326MB pelo em todos que vi ate hj... ja procurei ativar os 4Gb e nao consigo... no meu antigo Pc eu usava 4GB e nem reconhecia... foi tanto que nem me empolguei em colocar 4GB no pc atual... ter pra nem usar ¬¬!

flws! intel+

bom pelo que eu sei o vista 32 bits reconhece os 4 gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só Sistemas operacionais de 64 bits reconhecem 4GB ou mais de memória ram ...

Resta saber se vão soltar um patch para resolver isso ...

tenho minhas duvidas tambem +ainda acho que o vista 32 bits reconhece si você tiver algum link de algum post falando que o vista 32 bits nao reconhece posta ai

obs: nao faz sintido o vista 32bits nao reconecer 4gb de memoria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acbei de achar 1 post sobre o asunto

A versão 32 bits do Windows XP e do Vista, dependendo do hardware, reconhecem 3GB ou 3.4GB de memória RAM se tiver com 4GB de memória instalado fisicamente. Mas o que muitos não sabem, é que existe um procedimento que permite fazer com que o Windows Vista reconheça os 4GB de memória RAM.

O procedimento é bem simples e só funcionará nos processadores com instruções de 64 bits. O modo PAE permite que o Windows Vista adicione mais 4 bits ao endereçamento de memória permitindo reconhecer os 4GB mais o enereçamento necessário para ítens como a placa de vídeo, o BIOS, etc.

1. Vá em Iniciar e digite cmd na caixa de busca.

2. Clique com o botão direito no ícone e escolha a opção Executar como Administrador.

3. Digite o comando BCDedit /set PAE forceenable e, em seguida, tecle enter.

4. Reinicie o computador e verifique se o Windows reconhece os 4GB de memória RAM.

fonte veio dece site www.marlboro69.com/index.php?option=com_content&task=view&id=178&Itemid=4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dalilo macedo , EM TESE sitemas de 32 bits nao reconhecem 4GB de memória RAM...

EM TESE ...

Teoricamente por conta das melhorias feitas , o vista 32bits "deveria" reconhecer 4GB mas tem algum conflito de enderecamento de memoria e bla bla bla que só reconhece pouco mais de 3GB ...

Dalilo , agora que postei vi o seu post ... :)

Fiz uma pesquisa no google mas como saem zilhoes de resultados , nao tive paciencia para procurar ...

Que alguém teste essa sua dica e nos diga se funciona ou nao ... meu PIII nao roda o vista de jeito maneira ...rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dalilo , agora que postei vi o seu post ... :)

Fiz uma pesquisa no google mas como saem zilhoes de resultados , nao tive paciencia para procurar ...

Que alguém teste essa sua dica e nos diga se funciona ou nao ... meu PIII nao roda o vista de jeito maneira ...rs

bom espero que funcione vai ajudar 1 bocado de gente si eu tivece + 2gb de memoria eu mesmo faria o teste + nao tenho as memo :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o modo PAE (Physical Adress Extesion) serve sim para aumentar a capacidade do sistema 32bits em detectar mais memória, isso surgiu diante do problema que servidores há muito já utilizam mais de 4gb de memória e precisavam de algum recurso para seus processadores de 32 reconhecerem a capacidade total de memória instalada. porém como todo quebra galho existe uma perda de desempenho gerada pelo fato de que esses 4bits a mais de endereçamento não sõ enxergados diretamente pelo processador (e do sistema) que tem a capacidade de trabalhar com 2^32 bits que são os 3gb decimais citados. por isso não se engane, mais de 4gb com o desempenho ideal só mesmo com um sistema 64bits (processador e SO).B)

Só para complementar^_^:

Desde o Pentium Pro existe o PAE e não só em preocessadores de 64 bits.

Outro problema fundamental do PAE é a questão do desempenho. O processador continua sendo capaz de acessar apenas 4 GB de memória por vez e precisa chavear continuamente entre as páginas disponíveis. Além de demorar um certo tempo, cada chaveamento faz com que os dados armazenados nos caches precisem ser completamente substituídos, o que prejudica de forma perceptível o desempenho. Ou seja, tentar usar o PAE em um desktop para acessar mais memória e assim melhorar o desempenho é simplesmente contra produtivo. :)

Fonte: Guia do Hardware (http://www.guiadohardware.net/termos/pae)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda sou a favor de sistema operacional 64bits, pois alem de ativar os 4gb reais na ram, t proporciona um ganho maravilhoso de performace em aplicativos que tenham compatibilidade com 64bits.

Em relaçao aos programas, driver, e tudo mais, estou ultilizando o vista x64 a 6 meses, e garanto que me adaptei totalmente ao sistema em pouco tempo, e hoje recomendo a todos, pois a diferença que senti foi enorme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, tendo lido este post, queria uma opiniao sobre meu caso... cmg tenho 1 Core 2 Quad 2.4GHz e 2 pentes de 2GB... Total 4GB, tentei instalar o XP mas como disseram so reconhece 3GB, instalo o Vista mesmo? ou posso ficar com o XP POR ENQUANTO mesmo q so reconheça 3GB, devido o dual channel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tiver saco p/ desabilitar algumas opções chatas de segurança (como a opção desligar) habilitar o direcdraw e a aceleração 3D instala o 2003 enterprise (se AD lógico!), não tive muito tempo para mexer no vista, mas o gerenciamento de memoria do 2003 (mesmo versões que não suportam 4gb como o stantard e o web) "family" é fantástico. Se o vista tiver o mesmo nivel de gerenciamento de memoria acho que só perderia em desempenho por ser "muito mais pesado" que o 2003 (sem AD).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais nao foi isso q o amigo logo acima perguntou, ele quer saber se pelo fato de o windows xp reconhecer apenas 3gb, ele perderia o dual channel do kit 2x2gb dele.

eu realmente nao sei, embora nunca mais use windows xp x86, nen mesmo x64.. somente o vista x64, e tb esteja comprando um quad intel, juntamente com 4gb de ram, eu tambem estou curioso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

pessoal, eu sei q esse post é bem antigo, mas eu to na mesma duvida, li todos os comentarios e etc...

o windows vista 64 bits n usaria muito mais memoria q o 32? eu estou usando o 32 com 2 gb de memoria, e ele usa muita memoria ! em jogos atuais, como o crysis warhead, ele fecha o jogo por uso excessivo

estou para pegar + 2 gb de memoria (vou ficar com 2x1 e 1x2 em pentes, isso fica ok?) e queria saber se vale a pena mesmo colocar o vista 64 bits, manter com o 32 bits ou colocar o xp 64 bits, valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, quando nós dizemos que os Sistemas 64 bits utilizam mais memória, queremos dizer que ele reconhece uma quantidade maior de memória RAM.

Exemplo:

Você tem 8 GB de memória RAM instalada na placa-mãe e está usando o Windows XP 32bits. O seu Windows só usará no máximo 4 GB ( que é o limite dos 32 bits ).

Mas se você tendo os mesmos 8GB e estiver usando o Windows XP 64bits, você conseguirar usufruir dos 8GB, entendeu?

Respondendo a sua segunda pergunta, no momento não há motivos para você trocar seu Sistema Operacional para uma versão de 64bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, quando nós dizemos que os Sistemas 64 bits utilizam mais memória, queremos dizer que ele reconhece uma quantidade maior de memória RAM.

Exemplo:

Você tem 8 GB de memória RAM instalada na placa-mãe e está usando o Windows XP 32bits. O seu Windows só usará no máximo 4 GB ( que é o limite dos 32 bits ).

Mas se você tendo os mesmos 8GB e estiver usando o Windows XP 64bits, você conseguirar usufruir dos 8GB, entendeu?

Respondendo a sua segunda pergunta, no momento não há motivos para você trocar seu Sistema Operacional para uma versão de 64bits.

valeu kamikaze, mas n é bem essa a minha duvida, vou te dar um exemplo. meu windows vista 32 bits 2 gb mem com os programas q eu rodo normalmente, ocupa em media 50% da memoria

se eu instalar o windows vista 64 bits, com os mesmos 2 gb de memoria, rodando os mesmos programas, ele nao vai ocupar mais memoria pelo fato de ser mais pesado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não.

O que vai mudar, basicamente, do 32 pro 64bits vai ser a quantidade de operações que o processador vai conseguir fazer em um pulso.

Pra você entender melhor, recomendo a leitura deste artigo.

Mas não vai mudar nada quanto a quantidade de memória utilizada.

Era isso que você queria saber ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo q eu li eu entendi o seguinte (n sei se esta certo), me corrija

ate 3 gb vale a pena eu usar o windows 32 bits, porque ele tem capacidade de ler tudo e nao adianta eu usar o 64 bits com pouca memoria

de 4 gb pra cima vale mais a pena usar o 64 bits porque ele tem um aproveitamento melhor

no caso se eu trocasse meu windows 32 bits com 2 gb de memoria por um de 64 bits com 4 gb de memoria, eu poderia dizer q a velocidade praticamente dobraria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi, mas a minha duvida é a seguinte

programas q eu uso normalmente: msn, firefox, utorrent, winamp.

com estes programas abertos o uso da minha memoria em media é de 50%

se eu usasse estes mesmos programas, com 4 gb de memoria, o uso da memoria cairia para 25%?

aproveitando o assunto dos 32 bits e 64bits do OS, ele ajuda o processo de jogos também os tornando mais rápidos (ja que exigem muito do pc) ou isso é indiferente do OS

muito obrigado pela ajuda, eu sei q é chato fik explicando td isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi, mas a minha duvida é a seguinte

programas q eu uso normalmente: msn, firefox, utorrent, winamp.

com estes programas abertos o uso da minha memoria em media é de 50%

se eu usasse estes mesmos programas, com 4 gb de memoria, o uso da memoria cairia para 25%?

Teoricamente sim, mas o uso da memória também se deve a outros fatores, além da memória. Outra coisa que tenho a acrescentar, é que não é normal três programas simples como os que você tem consumir 50% da memória do computador.

aproveitando o assunto dos 32 bits e 64bits do OS, ele ajuda o processo de jogos também os tornando mais rápidos (ja que exigem muito do pc) ou isso é indiferente do OS

muito obrigado pela ajuda, eu sei q é chato fik explicando td isso

O desempenho de alguns jogos que realmente exigem muito vai melhorar um pouco, mas nada que vá deixar um crysys rodando maneira num 486 de 64 bit ( isso não existe viu! ), mas vai haver uma leve melhora sim. Mas, reafirmo também, que o desempenho dos jogos depende de muita coisa além do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito obrigado, esclareceu todas as minha duvidas !

aproveitando, decidi mandar minha config e uma SS dos processos se você puder dar uma olhada, porque realmente a config é boa, e eu acho muito uso de memoria para pouco programa

Windows Vista Ultimate 32 bits

Intel Quad Core Q6600 2,4 Ghz

GeForce 8800 GTX

2 gb de ram ddr3 corsair (n lembro os mhz)

MB P-4 (775) ASUS P5E3 DELUXE WIFI DDR3

2 hds de 400gb e 1 de 1 tb (Samsung sata 2 7500 rpm ambos)

Screenshot:

http://img.photobucket.com/albums/v504/vxn/pc.jpg

ps: eu também tenho 1.8 tb de hd ( 2 de 400, e 1 de 1 tb q esta quase cheio ), nao sei se isso incluencia em alguma coisao uso da memoria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...