Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistemas operacionais 32/64 bits vs total de memória - LEIA AQUI


fabiojansen

Posts recomendados

eu tenho um pc com processador amd 6000 placa mãe asus M3A78-EM com 2 hd um de 160gb interno e outro 750gb no case externo, placa video HD 4850 e 2 memoria 2gb 800mhz A-Data fonte 700v.

estou trocando o processador e a memoria para:

AMD Phenom 9950

Memória DDR2 CORSAIR Dominator Xms2 2Gb Pc8500 1066mhz

Minha duvida é: eu uso windows xp, gostaria de saber se é melhor colocar

2gb de memoria para fazer dual channel ou colocar 3gb

Eu uso o pc para fazer gravação, asisto muito video, gosto de jogar jogos pesado novo. uso também esse pc na minha lan house como servido. e faço outro tipos de trabalho, muito programa aberto ao mesmo tempo.

Obrigado a todos que me ajudarem.

Eu colocaria 4Gb. Faria dual, e mesmo não reconhecendo os 4GB no sistema você ficaria com mais memoria disponivel para suas aplicações do que com 3GB (no caso do XP dependendo de tudo instalado voce ainda fique com 3,5GB).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema resolvido!

Ao instalar o SP1 do Vista ele finalmente reconheceu os 4GB.

Obrigado.

Ola, boa tarde a todos... sou novo no forum, mas preciso fazer este alerta...

Mesmo instalando o SP1, com o vista 64 nao reconheceu os 4GB, se verificar no gerenciador de tarefas, vera que la estão somente 3gb em uso, agora porque acontece isso? essa é minha duvida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ola, boa tarde a todos... sou novo no forum, mas preciso fazer este alerta...

Mesmo instalando o SP1, com o vista 64 nao reconheceu os 4GB, se verificar no gerenciador de tarefas, vera que la estão somente 3gb em uso, agora porque acontece isso? essa é minha duvida

Tire um printscreen e mostre isso, por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, boa tarde a todos... sou novo no forum, mas preciso fazer este alerta...

Mesmo instalando o SP1, com o vista 64 nao reconheceu os 4GB, se verificar no gerenciador de tarefas, vera que la estão somente 3gb em uso, agora porque acontece isso? essa é minha duvida

Bom, o meu vista está reconhecendo os 4gb em propriedades do sistema, mas quando entro no gerenciador de tarefas, mostra apenas 3,3gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tire um printscreen e mostre isso, por favor.

Desculpe, sou meio ignorante em foruns, como faço para fazer isso? tirar o print screen eu sei, digo colocar a imagem aqui... isso que falei serve tanto para vista 32 quanto 64... no meu note tem o 32bits e no desktop o 64bits e ambos acontece isso... no 32 eu ja esperava mas no 64 nao... reconhecer os 4gb ele reconhece mas nao usa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom gente, primeiramente, não sei se esta é a sessão correta pois a dúvida não se trata apenas quanto a memória, porém não achei uma sessão específica de sistema operacional que se enquadre. Vamos a dúvida.

Recentemente adquiri mais 2 pentes de 1gb de memória para meu pc, totalizando 4gb de ram, eis então que os problemas começaram.

Qual sistema operacional usar?

Tentei o windows xp - 32bits que era o que usava antes :

- Apesar de ter reconhecido apenas 3gb funcionou normalmente. Ai então resolvi colocar o xp 64 bits para reconhecer o total de memória.

- funcionou tudo perfeitamente, desempenho ótimo mais tive problemas em jogos tipo PES 2008, Crisys e etc. Ele simplesmente não instalava alegando que o sistema operacional não era compativel.

Instalei então o windows Vista ultimate 64 bits

- funcionou tudo direitinho também, mais continuei com problemascom jogos. Crisys não rodou(instalou normalmente mais na hora de executar ele abre e encerra logo em seguida, pes 2008 dizia que a placa de video não atendia às necessidades (usando uma gf 8800, com driver da nvidia para o vista 64 atualizado)

Agora vem a grande questão : Qual seria o sistema operacional mais adequado para esta máquina, sendo que ja testei o xp 64, vista 64 e mesmo estando com todos os drivers além de certos, atualizados e tive problemas para executar algumas aplicações e alguns jogos??

Seria melhor, usar o xp 32, mesmo ele reconhecendo apenas 3gb de ram, porém rodando tudo direitinho??

Um amigo me sugeriu colocar o windows 2003 server, alegou que os jogos rodariam normais e que ele gerenciaria os 4gb de memória.

Se alguem puder me ajudar, fico agradecido.

Minha máquina é a seguinte:

athlon x2 5600@ - 3,3ghz

4gb de ram

gf 8800

Eu particularmente prefiro ficar com XP 32bits e ter todos os recursos de software.

Não adianta ter 4g é não poder usar todos os soft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Desculpe, sou meio ignorante em foruns, como faço para fazer isso? tirar o print screen eu sei, digo colocar a imagem aqui... isso que falei serve tanto para vista 32 quanto 64... no meu note tem o 32bits e no desktop o 64bits e ambos acontece isso... no 32 eu ja esperava mas no 64 nao... reconhecer os 4gb ele reconhece mas nao usa!

Vá em qualquer site de hospedagem, tipo http://xs.to/. Hospede lá e coloque o link que ele oferecer.

O windows vista come muita memória, quase 1 GB de recursos ele consome.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vá em qualquer site de hospedagem, tipo http://xs.to/. Hospede lá e coloque o link que ele oferecer.

O windows vista come muita memória, quase 1 GB de recursos ele consome.

Prontinho, ta ae o link http://xs.to/xs.php?h=xs135&d=09051&f=vista64888.jpg ...realmente come muita memoria, eu preferia o xp, mas a HP resolveu te obrigar a usar vista nos notebooks... ae acabei ficando com o vista no desktop também... to torcendo para que no windows 7 nao seja assim, esta questao de memoria...

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

depois de alguma pesquisa e bate papo com a titia microsoft tirei uma duvida de muitas pessoas (assim como eu) que tem 4gb de memoria ram e sistema de 32 bit

extraido do site da microsoft:

"Alterações no relatório de memória (RAM)

O SP1 também altera o modo como a RAM (memória de acesso aleatório) instalada no seu computador é relatada. Antes do SP1, a quantidade de memória relatada era igual à quantidade de memória que o Windows conseguia usar. No SP1, a quantidade de memória relatada é a quantidade de memória realmente instalada no computador. Se você tiver 4 gigabytes (GB) de memória instalada, verá 4 GB de memória relatados por recursos como Informações do Sistema e de Desempenho e Ferramentas, no Painel de controle. Essa alteração só ocorrerá se o BIOS (sistema básico de entrada/saída) do seu computador puder exibir essa grande quantidade de RAM."

http://windowshelp.microsoft.com/Win...36b281046.mspx

¬¬'

nao esta muito claro

mas ao que tudo indica ele so mostra a memoria instalada

nao mostra a memoria que ele pode usar

---extraido do chat com um tecnico do suporte da microsoft----

"15:27:28 Rondinelli Silva

Sr(a). obrigado por ter aguardado. Ele continuará usando somente os 3.xxx exibido anteriormente, após o SP1 ele apenas mostra o total físico que o computador possui, porém devido a limitação da arquitetura 32 bits não consegue utilizar toda a memória somente para o sistema operacional, ou seja, o que não é exibido é usado pelo hardware do computador e os 3.xxx para o sistema operacional."

agora para minha tristeza minha duvida foi sanada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Gente, desculpa pela ignorância, mas eu tenho uma dúvida.

Pretendo em breve usar Tri Channel de 3x2gb. É lógico que qualquer SO de 32bits só irá reconhecer os 3Gb (Por isso, logicamente pretendo usar o Vista 64 mesmo).

Porém, essa não é a questão.

Teve uma pessoa aqui que perguntou se o uso de dual channel no SO de 32bits seria desabilitado, sendo respondido que não, que não tinha nada a ver. Isso é válido tembém para o Tri Channel? Caso eu usar um SO de 32 bits ele será desabilitado?

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Sim, também é válido, pois esse recurso é feito via hardware e não pelo sistema operacional.

peraí... agora eu boiei, mesmo lendo todo o post (coisa que muitos antes de mim não fizeram (_( )

olha só, então mesmo usando um sistema 32 que não vai trabalhar com os 4gb de memória, ele vai trabalhar em single channel?

por que até aonde eu saiba não o dual channel vai rolar sim...

e o tripple channel, ele também se manteria, mesmo que usasse 6gb e o SO só utilizando 3,5~

e pra fechar, o que acontece é q o SO utiliza só isso de memória, não quer dizer que não há o resto de memória...

ou eu estou equivicado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
peraí... agora eu boiei, mesmo lendo todo o post (coisa que muitos antes de mim não fizeram (_( )

olha só, então mesmo usando um sistema 32 que não vai trabalhar com os 4gb de memória, ele vai trabalhar em single channel?

por que até aonde eu saiba não o dual channel vai rolar sim...

e o tripple channel, ele também se manteria, mesmo que usasse 6gb e o SO só utilizando 3,5~

e pra fechar, o que acontece é q o SO utiliza só isso de memória, não quer dizer que não há o resto de memória...

ou eu estou equivicado?

Oops, respondi sim ( no post anterior) pensando em outra coisa...:wacko:

Veja bem. O sistema operacional, de 32 bits, não trabalha com mais de 4 GB. Logo, destes 6 GB, 4 GB serão usados. No entanto, o recurso de acesso a memória ( Quick Path ou Dual channel ) continuará ativo e o processador irá acessar em 192 bits/128 bits ( respectivamente ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oops, respondi sim ( no post anterior) pensando em outra coisa...:wacko:

Veja bem. O sistema operacional, de 32 bits, não trabalha com mais de 4 GB. Logo, destes 6 GB, 4 GB serão usados. No entanto, o recurso de acesso a memória ( Quick Path ou Dual channel ) continuará ativo e o processador irá acessar em 192 bits/128 bits ( respectivamente ).

acho que nem precisa mais responder nada sobre esse tópico... ficou a melhor resposta anjoed

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal, quer dizer que seu eu colocar 4GB de ram na minha P5Q-E que diz suportar ate 16GB, e meu vista 64 bits com SP1, ele vai reconhecer tudo, né? agora ele vai conseguir usar toda a RAM se prescisar? ou será limitado pela BIOS,acho que nao porque se a ASUS diz que a P5Q-E aceita a BIOS não deve limitar?

So mais uma coisa... os jogos como Crisys, ja rodam em SO de 64bits ou ainda tem muita incompatibilidade?

Essa alteração só ocorrerá se o BIOS (sistema básico de entrada/saída) do seu computador puder exibir essa grande quantidade de RAM."

Por isso me referir a BIOS limitar ou não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal li todo o post e vi que o XP 32Bits reconhece no maximo menos q 4GB mas mostra em computadores 3.0GB e no meu 3.5GB, mas há alguma coisa a mais, como uma configuração que faça o XP reconhecer 100% dos 4GB ?

mostrar 4.0GB em propriedades de meu computador ?

ou vai mostrar somente esses 3.5 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou montando o seguinte PC para jogos:

-PhenomII X3 710

-Asus M3 A78

-Kingston 2x2 Gb DDR2 800

-XFX HD4850 512Mb

-HD 320Gb Samsung

-Fonte Corsair450VX

Desculpe Moderação se estou perguntando no tópico errado ou se a questão não é válida...mas é o seguinte:

Estou na cruel dúvida do SO de 32/64bits. Uma das questões ( se haveria algum problema no dualchannel com o Vista32bits) foi respondida aqui:

Não, o dual channel não é desativado, pois esse recurso é feito via hardware e não pelo sistema operacional.

Beleza.

A questão é que não está fácil e principalmente barato, comprar o Vista 64bits. Então pergunto se vale a pena comprar um 32 ( HomeBasic que seja) e pedir a Microsoft a versão 64 bits ? Isso está funcionando ? É só mandar o CDKey e a nota fiscal que eles enviam o 64 bits ?

Em relação a compatibilidade de programas ( jogos ) tem mais queixas ou alegrias ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera, tudo certo? Acabei de comprar um pc novo.

Proc Intel E8400, mobo GA-EP45-UD3L, placa de video 9800GT da ECS.

O problema é a memoria RAM. To usando o Windows 7 que um amigo instalou pra mim. To com 2 pentes de 2GB cada de Memoria Corsair Dominator em Dual Channel, o problema é que a memoria usavel, como diz o sistema, é só de 3,25 GB.

está normal isso? O que eu faço se não estiver? É problema da memória ou do sistema? Tenho que saber logo pra poder trocar a memória o mais rápido possível.

Valeu a força =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...