Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas na Instalação do XP


Marpip

Posts recomendados

Alan César Fernande

Olá! Obrigada pela ajuda! Eu já ouvi falar desse programa mas nunca cheguei a usar. Eu já tenho um CD do Xp com o Service Pack 2, seria o caso copia-lo adicionando os drivers?

Tentarei fazer por pen drive primeiro, caso não funcione, vou correr atrás do n-lite e de tutoriais para ele.

E1ETR0N

Wow! Li seu post 3x para entender completamente :D

Vou recapitular e você me diz se o que eu vou fazer está correto, ok? Muito muito grata pela ajuda! =)

Devo colocar dentro de um PenDrive (devidamente formatado com o software da HP):

Drivers que encontro em "Individual driver download packages and Avivo" já que o Catalyst Software Suite só instala em ambiente de Windows (coisa que eu não tenho).

Esses drivers são:

Display Driver

GART Driver

Colocar no PenDrive também esse aquivo:

* SiI 3124 32-bit Red Hat Enterprise Linux 4.0 Update 2 SATARAID5 Management Utility & Driver for 32bit AMD and 32bit EMT64T

Já que o que tem no site da ATI (South Bridge Driver) é para RAID e meu computador não possui isso.

Os arquivos devem ser colocados no PenDrive normalmente e não instalados, certo? Na Raiz do PenDrive. Durante o início da instalação devo apertar F6 e o computador vai reconhecer o Pen no lugar do Disquete.

Caso o Pen não seja reconhecido, devo, através do n-lite, criar um CD com esses 3 drivers embutidos.

Está correto esse procedimento?

Muitíssimo grata! =)

Feliz ano novo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O utilitário HP USB Disk Storage Format Tool serve para tornar o pendrive "bootável" para o ambiente DOS. Entretanto, na hora de formatar você não precisa copiar os arquivos de boot do DOS para o pendrive. Apenas os arquivos do driver SATA.

Os drivers Display Driver (driver de video) e GART Driver (driver AGP) não é para instalar, e sim o Serial ATA (SATA).

Com relação aos drivers da Silicon que o Alan indicou o link que eu coloquei, não sei o porquê disso, saiu errado. O que você falou na mensagem anterior são para Linux. Vou colocar novamente.

http://www.siliconimage.com/support/supportsearchresults.aspx?pid=27&cid=3&ctid=2&osid=4&

(Editado: Saiu errado novamente. Ao copiar e colar a URL (nome técnico para endereço/link) no seu navegador não deixe espaço no final entre "osid" e "=4&". Senão irá para a página do driver para Linux.)

No final do link onde se vê osid (identificação do sistema operacional) tem que ficar tudo junto sem espaço entre osid e =4&. Caso fique com um espaço após eu enviar essa mensagem ao copiar e colar o link arrume isso.

O driver para baixar do site da Silicon é:

Name: SiI 3124 32-bit Windows BASE Driver (VISTA)

Version: 1.3.20.0

Size: 130 KB

Description: SiI3124 Windows IDE Driver for Windows 2000, XP and 2003 Server. Supports Vista RTM.

É um arquivo ZIP. Descompactando-o ele irá criar a pasta 3124_vista_x86_logo_1.3.20.0. Dentro dela estarão os drivers SATA. Copie normalmente (copiar/colar) os 8 arquivos para a raiz do pendrive. Não os coloque dentro de pastas.

Não dá para instalar esses arquivos no pendrive. Acho que a dúvida aqui é porque falei de instalação dos arquivos .INF. Esses arquivos são de configuração de dispositivo e só são instalados dentro do Windows ao dar duplo-clique sobre eles.

Sim, durante o início da instalação deve-se apertar F6 e o computador vai reconhecer o Pendrive no lugar do Disquete. Pelo menos no meu computador faz isso.

Caso o pendrive não seja reconhecido você terá que usar o N-lite para gerar um novo CD de instalação do Windows com os drivers SATA ou outros, baseado no CD que você já tem.

Se o pendrive for reconhecido, o driver carregado, e a instalação prosseguir mas der o mesmo erro após o boot, pode-se tentar repetir o procedimento mas substituindo os drivers no pendrive, antes de mexer com o n-lite.

Segue os passos durante a instalação:

OBS: Coloque o pendrive antes mesmo de dar o boot no computador.

Dê boot pelo CD.

No rodapé da página irá aparecer escrito: "Pressione F6 se precisar instalar um drive SCSI ou RAID de terceiros...".

Tecle F6 e aguarde até surgir uma tela em que verá escrito:

"Insira o disco com a etiqueta Disco de suporte do hardware fornecido pelo fabricante na unidade A:

Pressione ENTER quando estiver pronto"

Ao dar o ENTER, se a instalação conseguir acessar o pen (dá para ver pois o led, se tiver, do pendrive fica piscando). A seguir provavelmente aparecerá na tela uma lista de drivers para vários sistemas operacionais (windows 2000, XP, 2003, Vista). Selecione o driver para XP e tecle ENTER.

A próxima tela mostrará o driver a ser carregado e a opção de carregar drivers adicionais. Apenas tecle ENTER novamente para prosseguir a instalação.

Aí é o de costume já conhecido por ti, vai aparecer o disco com as partições e as opções a fazer ...

Espero que dê certo.

Boa sorte.

E um feliz ano novo para você também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigada. Vou tentar fazer esse procedimento.

Na hora de formatar o pen, devo usar o fortmato NTFS, correto? Já que o FAT é mais antigo.

Se bem que só no modo FAT aparece a opção "CREATE A DOS STARTUP DISK". Mas quando eu coloco essa opção uma nova é aberta, dizendo "using DOS system files locate at" e pergunta onde deve estar os tais arquivos.

Para evitar confusão, farei o procedimento em NTFS. Caso esteja errado, por favor, me corrija. Obrigada.

Edit:

Tentativa 1)

Com a formatação em NTFS o windows disse não encontrar os drivers.

Tentativa 2)

Com a formatação em FAT o windows disse não encontrar os drivers.

Tentativa 3)

Com a formatação em FAT32 o windows disse não encontrar os drivers.

No final tentei com todos os tipos de formatação! Posso tentar com outro pen (esse era da sony, mas tenho um da lexar também). Acha que dará resultado?

O Led acende assim que o computador é ligado, porém, quando aperto F6 ele fica apagado.

É..acho que vou procurar um bom tutorial de N-Lite..

Edit 2)

Encontrei um tutorial muito bom de n-lite em um outro post seu.

O Framework deu bugs, erros e abobrinhas mas acredito eu que está instalado *pela primeira vez consegui*

Eu tenho um CD que ganhei, que vem com o Win Xp SP2, no guia, diz que o SP 2 entra depois, mas no meu caso já está junto, devo pular essa parte então? Ou o n-lite não funciona com um CD desses?

Uma coisa que eu sempre quis saber, o que é esse .Net Framework afinal?

Tenho um gravador de CD externo, acha que se eu colocar os arquivos nele e ligar na USB pode funcionar?

Edit 3)

Ligando o gravador de CD (usb) e colocando um CD com os drivers nele e o do Xp no driver do computador, aconteceu a mesma coisa que com o Pen. Na hora do F6 ele diz que não encontra o disquete.

Inventi, colocando o Xp no driver externo e o com os drivers no drive do computador. A mesma coisa aconteceu.

Aparentemente, ele só quer disquete mesmo =(

Muito grata

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o utilitário de formatação da HP: a opção CREATE A DOS STARTUP DISK é para criar um "disco" de boot, tal como um disquete de boot, usado no DOS, Windows 95/98.

O DOS não têm suporte nativo para o sistema de arquivos NTFS. Então formatando nesse sistema não dá. Mas deixa isso pra lá. Pelo que foi relatado creio que a sua placa-mãe não suporta fazer aquele procedimento.

.Net Framework é uma plataforma de desenvolvimento de software da Microsoft tendo o seu foco direcionado para a Web. Muitos dos aplicativos atuais requerem o .Net instalado para funcionar. O N-lite é um deles.

Ao invés de perder mais tempo, é melhor partir para a criação de um novo CD de instalação com o N-lite.

Só que antes queria que você fizesse uma coisa. Para não gravar o driver errado no novo CD. E para termos a certeza de qual é o controlador SATA. Execute o programa ASTRA - Advanced Sysinfo Tool, um programa para descobrir o hardware instalado no micro. O programa é shareware, e tem alguns recursos desabilitados.

Acesse o endereço abaixo:

http://www.sysinfolab.com/download.htm

Baixe o arquivo "ASTRA bootable ISO image". É um arquivo ZIP. Descompacte o arquivo. Dentro dele há um arquivo ISO. Esse arquivo ISO é uma imagem de CD. Dentro de um arquivo ISO existem outros arquivos (é algo como um arquivo-clone de um CD inteiro). No programa que você usa para gravar CD/DVD deve haver uma opção de "Gravar imagem para CD/DVD" ou algo parecido. Selecione o arquivo ISO e grave em um CD em branco.

Gravado o CD, dê boot pelo CD. Automaticamente o programa ASTRA irá ser executado.

O programa funciona num pseudo ambiente gráfico; tem janelas, o mouse deve funcionar (aqui funcionou).

Caso o mouse não funcione, terá que usar as teclas para navegação. Use as teclas de direção para mover entre o itens, aperte simultaneamente as teclas Alt e letra (onde letra é a letra em destaque em cor diferente nas opções de menu, botões etc) para acionamento de botões, itens de menu etc.

Voltando. Ao ser executado será aberta uma janela System Summary. Procure pelo tópico Motherboard Summary. Anote e depois coloque aqui os seguintes itens: Motherboard OEM, Motherboard Model, Chipset Vendor, Chipset, Southbridge Vendor, Southbridge.

Acesse o menu Information (Alt + i), depois IDE (ATA/ATAPI). Abrirá um sub-menu listando os discos rígidos e drives de CD/DVD presentes no computador. Selecione o seu disco rígido (deve aparecer como WD2500JS, ou algo parecido) e dê Enter.

Na janela que se abrir anote essas informações: ATA Controller Vendor, ATA Controller Name.

Atenção: Caso as informações não caibam na janela, elas aparecerão cortadas. Use as teclas de direção (esquerda e direita) para que você consiga ver por completo o que está escrito.

Por fim, tecle Alt + x para sair do programa.

Aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou te dando trabalho, né? Fico muitíssimo grata por tanta ajuda =)

Vou baixar esse programa agora e rodar. Tirarei fotos das telas.

Sobre minhas últimas tentativas. Coloquei um Vista Starter (outro, já que o meu original com os drivers morreu) e ele não encontrou HD também. Como mostra a imagem.

01wp9.th.jpg

Sobre a instalação dos drivers por Pen, quando coloco o Pen aconteceu o seguinte:

03bg0.th.jpg

04ys9.th.jpg

Essa é a tela que o Xp me mostra perguntando onde desejo instalar. Nota que tem um Lexar que é o PenDrive. Ele considerou como se ele também fosse um drive.

05ln6.th.jpg

06mv2.th.jpg

07gx0.th.jpg

08vi3.th.jpg

Acho que agora nem tem mais importância essas imagens mas de qualquer forma coloquei. Como sou leiga, posso ter deixado passar algo.

Grata!

Volto logo com notícias sobre o novo procedimento! =)

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixei e programa e gravei a imagem dele em um CD com o Nero. Coloquei no Pc e ele fez o Boot sem problemas.

Porém, na hora de carregar o programa ele sempre trava na seguinte tela:

dsc02584oe9.th.jpg

Essas são as únicas informações que consegui, a partir da tela de boot, antes do programa carregar. Mas não creio que sirvam para algo.

dsc02583kg1.th.jpg

dsc02582oa3.th.jpg

Rodei o CD nesse pc que estou (um Compaq antigo mas que funciona bem) e abriu o programa normalmente.

Minha situação está péssima, né? O que eu faço? Mandinga?! Reza brava?!

Estou começando a ficar desesperada. Estraguei o computador? :|

Muito obrigada

Feliz Ano Novo (Oh vida..passar Natal e Ano Novo correndo atrás desse computador...)

Obs.: O travar que eu digo é travar mesmo. De ficar mais de 15 minutos e nada.

Acha que se eu instalar o windows novamente pode avançar? Pois na última tentativa de instalar o Xp eu parei na metade mesmo (já que estava apenas fazendo testes)

ObsII.: Sobre o N-Lite, posso pegar o Cd que eu tenho do Xp com SP2 e fazer todos os procedimentos pulando a parte em que mandam colocar o SP 2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Situação péssima, desesperadora? Tá quase isso, falta pouco. ;)

Ou resolve o problema, ou estamos chegando lá.

Só uma pergunta: a primeira foto (tela branca) da PENÚLTIMA mensagem de qual programa é? Você já tem um CD do Vista em mãos?

Calma aí, volto a escrever antes de dormir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o N-lite. Não precisa fazer a parte de integração do Service Pack 2, pois já existe no CD original. Não faz sentindo não é mesmo?

Passo-a-passo N-lite

--------------------

Execute o programa.

Selecione o idioma Português do Brasil. Próximo.

Selecione o local onde estão os arquivos originais. É a unidade de CD com o disco original do Windows XP Service Pack2.

Abrirá um janela para você indicar o local onde serão gravados os arquivos que serão copiados do CD original. Cerca de 700MB. Serão nesses arquivos que serão feitas as alterações.

Ao terminar a etapa anterior, irá para uma tela pedindo para importar configurações anteriores. Ignore isso e clique em Próximo.

Selecione as opções (clicando nos botões) de Integração de drivers e Criar imagem ISO auto executável.

No momento de selecionar o driver, selecione a opção de inserir somente um driver. Vá até a pasta do driver (aquele que você baixou do site da Silicon), abra a pasta, selecione o arquivo .INF e depois clique no botão Abrir. Na próxima tela, deixe selecionada a opção Driver em modo texto e selecione o driver correspondente para XP, clique OK. Clique Próximo.

Surgirá uma tela de confirmação para iniciar o processo de integração de driver. Ao terminar irá para a tela de geração do arquivo ISO. Clique no botão Criar ISO. Selecione uma pasta (ou crie uma pasta) para salvar o arquivo ISO. Se quiser altere o nome sugerido para o arquivo ISO.

Após o término dessa etapa, é a hora de gravar o CD. Na mesma tela, na parte GERAL, em MODO mude para Gravar imagem. Clique no botão Gravar e espere terminar. Pronto, já tem um novo CD de instalação com o driver.

O próximo passo é dar boot com esse CD customizado e tentar a instalação normalmente. Repito, normalmente. Não será necessário teclar F6 pois agora o driver já está incorporado ao banco de dados de drivers do Windows.

PS: Se você tiver um CD-RW (regravável) aí, sugiro usá-lo para gravar esse CD customizado, pois se der errado, terá que gerar outro com outros drivers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do seu ponto de vista! Quando complica demais é que está perto do fim?! Ufff..!!! :D

Bom, a primeira imagem é do Vistar Starter que arrumei! Foi apenas para testes. Eu tenho o original bonitinho em Português, que tem todos os drivers e tudo mais, mas dá um erro durante a instalação. E nem posso mais falar com a HP pois a partir do momento que tiro o Vista perco o suporte *hunf*. Queria ver se o Vista conseguia reconhecer o HD, mas pelo visto, não reconhece também. Acho que por isso que a HP vende o computador sem mandar nenhum Cd..e pede para a gente fazer um Cd de backup geral de tudo. Apesar de achar um absurdo, eles já deveriam mandar isso! (considerando que o programa que faz o Cd só deixa a gente criar 1 cópia..parece que é feito para dar erro e nos obrigar a comprar o outro)!.

Ajudaria em algo instalar o Linux? Pois parece que o Linux reconhece o HD quando é SATA se o comando para isso for digitado no momento do Boot, mas ainda não tentei...apenas li no guia do Linux!

Coitado, na noite do ano novo me ajudando aqui! Muito obrigada mesmo! :)

Muito grata pelos passos! Amanhã de manhã vou seguir com calma todos eles! Espero conseguir o Cd e testar! E que como presente de 2008, ele funcione sem problemas! Instalei o Framework, que apesar de alguns erros, acredito que está instalado.

O mundo evolui e os problemas também! Estou em um Pc muito old, que tem processador de 700 e 16Gb de HD, e que NUNCA deixou de instalar ou rodar nada! Aí vem esses novos com bloqueio em tudo! Oh vida!

Mais uma vez, obrigada pela ajuda!

Feliz 2008! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, não resisti esperar até de manhã! Fiz meu CD agora! Aparentemente deu tudo certo! Muito obrigada pelo tutorial tão bem explicado! Sou do tipo que trava em todos os detalhes pensando em mil possibilidades de erro!

Vou dar o boot no pc agora! Espero que funcione! Volto logo com um Edit e mais informações! :)

Edit:

Ok, 2008 não começou com o pé direito..:|

dsc02608by2.th.jpg

Que coisa do mal é essa que a HP criou? Esse computador é um monstro!

Obs.: Num ato "nosense" deletei o arquivo citado no erro da pasta dos drivers da placa e refiz o CD com o N-Lite. Na hora da instalação ele até citou na parte inferior que estava carregando os arquivos mas depois continuou a instalação ignorando totalmente os drivers. O erro de ficar reiniciando eternamente ao término da instalação continuou.

O que mais posso dizer?

Socorro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora obsoleto, tá fazendo uma falta o drive de disquete. Assim não precisaria usar o N-lite, tudo ia ser mais rápido.

O ano não começou tão mal assim. Você deu sorte, pois, não costumo entrar aqui. Mas resolvi entrar aqui pra ajudar algumas pessoas. E pretendo resolver isso, ir até o fim, aonde der. Até esgotar todas as minhas alternativas.

Espero, sinceramente, que o problema não esteja no Setup/BIOS, pois aí vai ficar difícil de resolver.

Bem, vamos ao que interessa.

Faça um novo CD com o N-lite. Já apagou os arquivos anteriores? Os copiados do CD e as ISO? Tem que copiar novamente os arquivos do CD original para o HD, logo no início do N-lite.

Vamos tentar com os drivers do site da ATI para o chipset ATI Radeon Xpress 1100 for Intel Processors, usando o driver South Bridge.

Acesse o site abaixo:

http://game.amd.com/us-en/drivers_catalyst.aspx?p=xp/integrated-xp

No link acima entrando em "Individual driver download packages and Avivo" você poderá baixar os drivers individualmente.

Faça o download do arquivo South Bridge Driver. É um arquivo EXE. Execute esse arquivo. Ele vai pedir um local para salvar os drivers e tentar fazer a instalação (deixe o local sugerido). Como você vai executar esse arquivo em outro computador que não tem esse chipset, vai dar erro. Tudo bem, o que importa são os arquivos da pasta com os drivers.

Os drivers para RAID/SATA que nos interessa está no seguinte local:

C:\ATI\SUPPORT\7-12_xp32-64_sb_55811\SBDrv\SATARAID

Esse é o local que deverá ser informado no N-lite.

Gere o novo CD e tente novamente a instalação.

Tem um CD-RW aí né? Ou tá desperdiçando CD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, nunca pensei que ia sentir falta de um drive de disquete! Mas que coisinha importante ele é!

Nesse ponto dei mesmo! Se não fosse por você estaria completamente perdida! Continuaria gastando Cds baixando todos os tipos de Windows pela net (ok, isso não é legal mas eu só queria ver se funcionava :|) para tentar achar uma solução! Só faltava o ME!

Bom, não sei o que é SETUP/BIOS e tenho medo de perguntar.

O computador funcionava e quando o Xp formatou parou de funcionar. O que ele pode ter apagado demais? Tem como um simples CD de instalação apagar coisas tão importantes?

Enfim..fiz o novo procedimento. Dessa vez tudo foi instalado corretamente porém o problema continuou. Ao final da instalação o computador foi reiniciado e leu o CD desde o início, perguntando se eu queria começar uma instalação. Sem o CD, o habitual, reiniciando após 5 minutos.

Mas nem tudo é tristeza, resolvi fuçar naquele DVD de boot que a HP mandou eu criar (lembra dele?) e apesar dele não instalar, tem um programinha que diz informações básicas do computador e faz análises do hardware. Tirei foto de tudo. Espero que elas ajudem em alguma coisa.

001tk2.th.jpg

002nv9.th.jpg

003oz5.th.jpg

005sf7.th.jpg

004lx3.th.jpg

006uf0.th.jpg

007qj0.th.jpg

008po6.th.jpg

Muito grata! =)

Obs:

Sim, estou usando um CD-RW mesmo. Ainda bem que você sugeriu, pois li em outro tópico que eles não funcionavam bem como boot e por isso ia usar um CD normal mesmo. Mas aqui ele funcionou super bem e booteou todas as vezes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre Setup/BIOS, você sabe o que é, tanto que já postou foto do Setup (onde configura a sequência de boot). Coloquei assim porque algumas pessoas se referem ao Setup como BIOS. Mais detalhes aqui:

https://pt.wikipedia.org/wiki/BIOS

Aquele negócio de Halt On na configuração do Setup, acho que não tem nada a ver com esse problema. Mas que fica a dúvida, fica. Será que a HP ocultou as outras opções porque elas tem influência direta na instalação do XP?

Chega de enrolação.

Só para confirmar, gerou um novo CD com o driver SouthBridge do site da ATI, conforme falei na última mensagem?

Vai ter que gerar outro CD. Não esqueça de copiar novamente os arquivos de instalação do CD original.

Desta vez use o driver baixado daqui.

http://www.ecsusa.com/DLfile/driver/mb/raid/ati/ATIsb600.zip

Ao descompactar esse arquivo ele irá criar a pasta ATIsb600.

Dentro dela há diversas pastas. O que nos interessa são duas pastas. Dessa vez irá integrar 2 drivers. Eis o caminho dos drivers:

ATIsb600\ATIsb600\Win3264\SMBUS

ATIsb600\ATIsb600\Win3264\RAID\i386

No N-lite faça a operação de inserir Somente um drive, para cada um dos locais acima. Ao inserir o segundo driver, irá perguntar a plataforma. Escolha a x86.

Grave o novo CD e teste a instalação normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente fazer o seguinte: exclua a partição C (com o tamanho aproximado de 250GB) e crie uma nova de 100GB. Veja se a opção de formatação para FAT aparece. Se não aparecer exclua novamente e crie uma nova com 80GB.

Formate com NTFS.

Tente fazer a instalação do Windows com o CD original e com o CD modificado, e veja o que acontece.

De repente, pode ser o Windows que está implicando com uma partição muito grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Só para confirmar, gerou um novo CD com o driver SouthBridge do site da ATI, conforme falei na última mensagem?"

Fiz sim, e deu o mesmo problema de sempre. Instala e reinicia infinitamente.

Também fiz o procedimento do post antes do anterior e a mesma coisa acontece. Engraçado que quando aperto f8 durante o boot, aparecem várias opções (modo de segurança, modo normal, modo com VGA ativado, e várias outras coisas) mas independente de qual eu escolha, vou para uma tela com a opção "Windows", e quando dou enter, reinicia novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo. Vou tentar fazer isso com a partição. Nunca fiz isso, no futuro tem como deixar ela novamente com esse tamanho? Digo, posso excluir e criar quantas eu quiser?

Vou fazer isso agora mesmo, uma vez com o CD do XP Original e na outra com o que eu acabei de criar, com os drivers:

ATIsb600\ATIsb600\Win3264\SMBUS

ATIsb600\ATIsb600\Win3264\RAID\i386

E deve ser esse da ATI mesmo, no pc tem um adesivinho escrito ATI...*aleatoriedades*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o CD original do Windows XP

Coloquei uma partição com 80GB e não apareceu FAT. Criei então uma de 30GB e apareceu. Mandei formatar essa de 30GB no modo NTFS - Rápido.

E...e... DEU CERTO! MEU DEUS! Funcionou! Com o CD original mesmo, sem os drivers! Era tudo culpa daquela HD monstra! Poxa! Muito muito muito obrigada! Não tenho palavras para agradecer por toda essa ajuda! Vou instalar de novo arrumandos os tamanhos das HD agora! Poxa, MUITO MUITO obrigada! De verdade!

Edit: Fiz todos os testes de tamanho e só aparece FAT com 30GB mesmo. Acima disso, some. Engraçado que o outro computador tem o XP SP2 instalado e tem 80GB não particionado. Essa HD deve ser fresca mesmo! Mas funcionando é o que importa!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao problema em instalar o Kurumin, você chegou a formatar o hd para reisefs ou ext3? Porque são estes o tipos mais novos de partição do linux, se você não fez esta formatação é por isso que ele não reconheceu o hd, que estava em NTFS. Se você quiser testar, depois você me fala.

Até mais!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UFA! Ainda bem que deu certo. Só restavam poucas alternativas e tentativas a serem feitas. E muitas delas radicais e até mesmo ao acaso.

E no final das contas estava certo quando afirmei no início que o problema não era do driver da controladora SATA.

De vez em quando é bom pegar uns problemas desses. A gente acaba aprendendo sempre alguma coisa.

Recomendo acessar os links do site da HP contendo as especificações do seu computador e usar a opção do navegador de salvar página completa.

Talvez algum dia você precise dessas especificações detalhadas.

Também grave em CD os drivers para XP.

---------------------------

A respeito do Windows Vista: Está usando corretamente a opção de System Recovery?

No meu entendimento, acho que tens o direito de exigir a instalação do Windows Vista no computador. Afinal você pagou pelo computador COM o Windows Vista instalado. Independente do fato de ter formatado o HD é o seu direito ter o Vista.

Se a HP não dá suporte para a instalação do Windows XP ou qualquer outro sistema operacional, está tudo ok, não estão fazendo nada de errado. Mas se você chegar na assistência HP falando que formatou o HD e não conseguiu usar o System Recovery, creio que é obrigação deles instalarem o Vista no seu computador.

---------------------------

Quanto às partições, sim, você poderá criar novamente uma partição gigante se desejar ou criar várias menores.

Dentro do windows use o Gerenciamento de Disco para criar novas partições.

Selecine o Espaço livre e clique com o botão direito do mouse e crie uma nova partição.

Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Gerenciamento do Computador -> Gerenciamento de Disco.

É até melhor que fique com várias partições, pois assim quando der problemas no Windows e tiver que reinstalá-lo e formatar, você formata apenas a partição C (a partição que contém a pasta Windows).

As outras partições use para guardar seus dados: documentos, instaladores de programas, músicas ...

Você pode redirecionar o atalho da pasta Meus Documentos presente na área de trabalho para outro local, clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone e alterando o campo "Destino".

Lembrando que todo o conteúdo da pasta Meus Documentos e da Área de trabalho fica na partição C no seguinte caminho:

C:\Documents and Settings\<Nome do Usuario>\Meus documentos

C:\Documents and Settings\<Nome do Usuario>\Desktop

Onde <Nome do Usuario> é o nome das contas de usuários existentes no computador. Para cada usuário haverá as suas respectivas pastas Meus Documentos e Desktop.

Alterando o atalho do ícone Meus Documentos da área de trabalho

=================================================

Por exemplo, se você criou outra partição, digamos que seja a partição E. Crie uma pasta Meus Documentos na partição E.

Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone Meus Documentos na área de trabalho.

Altere o campo Destino do atalho na área de trabalho para E:\Meus Documentos.

OBS: A nova pasta não precisa ter esse nome (Meus Documentos), ela pode ter qualquer outro nome.

Fazendo esse procedimento, todo e qualquer atalho de Meus Documentos (por exemplo, no Windows Explorer, em janelas de Abrir, Salvar dentro de programas) se referirá ao novo local.

Caso queira desfazer a alteração, clique no botão restaurar padrão. Então o atalho de Meus Documentos na área de trabalho novamente apontará para a pasta

C:\Documents and Settings\<Nome do Usuario>\Meus documentos

-------------------

Finalizando, da próxima vez que vir você pedindo ajuda, vou sair correndo, pois é sinal de problemas dos grandes. ;)

Fique na paz do Senhor Jesus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opuss

Entendo. Não conheço esses tipos de formatação! Me interesso bastante por Linux! Mas por enquanto apenas leio alguns tutoriais! Não saberia viver em ambiente Linux ainda! Muito grata pela informação, vou procurar ler sobre esses tipos de formatação! Qualquer dúvida, entro em contato! =)

E1ETR0N

Ufa mesmo! Graças a vocês consegui resolver esse problemão! Posso dizer que o computador está ótimo e pelo menos, um milhão de vezes mais rápido com o Xp do que era com o Vista! Nada mais de horas para abrir um simples programa! Nada mais daquela bolinha de "estou carregando mas sou lerdo"! Que bom! :D

Sim, você estava certo quanto a controladora. Pior que foi exatamente o que eu pensei quando consegui instalar com o CD original. Que você tinha dito que se reconheceu e instalou, provavelmente não deveria ser problema com ela. Isso quer dizer que a minha HD é uma das SATAS que o Xp reconhece sozinho? Muito bom!

Quanto aos drivers, salvei todos. Já instalei boa parte deles! Recuperando o audio e o teclado interativo!

Mandei um e-mail para a HP informando o erro com o CD. Mas do jeito que eles são chatos, dúvido que entreguem um CD do Vista. Podem até coloca-lo gratuitamente pela assistência tecnica..mas acho que nunca vou te-lo. Estranho que o Vista não tem como mexer nas partições antes da instalação..que horror! Mas não ligo, Vista nunca mais! Tudo que sei é que nem posso comentar que mudei o sistema operacional, se não vão me ignorar e se recusar a ajudar, afinal, "mudar o sistema operacional cancela seu suporte..".

Apesar da HP ser famosa e tudo mais, o suporte deles é péssimo. Não recomendo a ninguém. Não se importam com o cliente. O chat online então, não importa qual seja seu problema, só sabem indicar coisas como "limpe a lixeira" "limpe os cookies" "desligue o computador e espere 5 minutos".

Grata pelas informações sobre partição. Amanhã vou atualizar minhas pastas com esses procedimentos. Fiquei com 1 partição de 30GB e uma de 200GB. Muito satisfeita! Já gravei várias coisas na segunda!

E não faça isso! Sem você eu ainda estaria com aquele monstro reiniciando esbaforidamente! E arrancando os cabelos! Você me salvou mesmo! Não sei nem como agradecer! Quero que saiba que fez muito por mim! E desejo tudo de bom para você! Que 2008 seja muito muito bom!

Fique com Deus! Feliz 2008! ;)

Obs.: Torço para que todos que tenham problemas encontrem alguém tão dedicado quanto você! Você deveria ganhar estrelinha de usuário do bem neste forum!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Não consigo instalar o windows xp, eu deleto as partições, crio, formato certinho, ele copia todos os arquivos e reinicia, mas quando ele vai dar boot e começar a instalar o xp, aparece: erro ao carregar o sistema operacional, o 98 também não consigo instalar o único que funciona é o Windows Vista, mas não gosto dele, é muito pesado para minha máquina. O XP sempre funcionava antes, mas dessa vez não consegui instalar. Alguém sabe o que eu tenho que fazer?

:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...