Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como conseguir um pot de 25k?


jupter

Posts recomendados

Pois é quando você me disse pra ligar em paralelo eu liguei, mas, depois fui ver e, não me lembro, ou o valor de aceleração não chegava ao máximo ou ficava muito brusca a subida aí larguei mão por um tempo. Mal por postar outro tópico desse tipo mas perdi o link do antigo.

__|_|___

| xxx |

| l l l |

| xxx |

Não sei se deu pra entender, mas, os "x"s seriam os pinos e o pot estaria em pé, talvez eu liguei eles errado?

E como ligo um pot e um resistor em série (em qualquer extremidade)?

Desculpe minha ignorância, até tenho uma certa noção de eletrônica e solda básica, porém, não costumo mexer muito nessa área. Fora que não me lembro muito do que aprendi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é quando você me disse pra ligar em paralelo eu liguei, mas, depois fui ver e, não me lembro, ou o valor de aceleração não chegava ao máximo ou ficava muito brusca a subida aí larguei mão por um tempo. Mal por postar outro tópico desse tipo mas perdi o link do antigo.

__|_|___

| xxx |

| l l l |

| xxx |

Não sei se deu pra entender, mas, os "x"s seriam os pinos e o pot estaria em pé, talvez eu liguei eles errado?

E como ligo um pot e um resistor em série (em qualquer extremidade)?

Desculpe minha ignorância, até tenho uma certa noção de eletrônica e solda básica, porém, não costumo mexer muito nessa área. Fora que não me lembro muito do que aprendi.

Um resistor em paralelo irá transformar seu potenciômetro em Logarítimo... e em série, vai fazer com que ele nunca atinja o valor mínimo, o que pode significar, no seu caso, que você não terá a máxima aceleração, ou a mínima.

O ideal é encontrar potenciômetro duplo de 47k e ligar os dois em paralelo (os 3 terminais!!!!), o que te dá um pot de 23k5, perfeito pro que deseja, já que estes componentes possuem grande variação. considerando os 10% (2k5), você poderia usar qualquer pot entre 22k5 e 27k5.

Há pots duplos de 50k também... se você conseguir encontrar, fica na medida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...