Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temporizador luz de Cortesia


Antonio_Junior

Posts recomendados

E ai pessoal,

Navegando pela net encontrei isso aqui e venho apenas perguntar se esse circuito realmente funciona.Vi comentarioas lá dizendo que o valor do capacitor ainda era pequeno e deveria ser aumentado.Já vi outros circuitos como esse mas achei legal por causa da simplicidade.

Abraços e feliz natal e um ano-novo prospero!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso que o funcionamento do circuito se dá da seguinte forma(me corrigam se eu estiver dizendo besteira):

O circuito original da lampada,após acender,carrega o capacitor,que por sua vez mantem o rele passando corrente,quando a porta e fechada,o capacitor ainda se mantem carregado,e mantem o rele passando energia a lampada ligada.Ao descarregar,o rele desarma e a lampada apaga.Quanto maior o valor do capacitor maior tempo o rele e a lampada ficam ligados.O diodo é pra evitar uma ''tensão'' de volta do rele.e isso?

Só não entendi esse ''delay'' o que seria?Por que usar mais de um capacitor para tal?

Abraços e alguma sugestão a mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí, o primeiro capacitor serve pra manter o relê armado, por mais alguns estantes.(como você citou, corretamente). No que este descarrega, desarma o relé, entra então o "2° capacitor.Ele neste ponto começa a descarregar, assim a lâmpada irá perder a luminosidade gradativamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No momento que desarma o relé, só o segundo capacitor estará carregado(sem o 2° a lâmpada apagaria imediatamente),estes leds que você vai comprar já estão montados para 12v, não vejo problema.

Legal,vou fazer logo,logo,só preciso do relé,o resto tenho aqui e primeiro vou usar na lampada.

Valeu pelas respostas.Espero resposta do amigo RVS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...