Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Config decidida 100%... e a fonte???


samhcl

Posts recomendados

ja postei sobre a minha config ha um tempo atras... mas agora me decidi definitivamente... e estou com umas duvidas sobre a fonte... aí vai a config...

->XFX GEFORCE 8800GT ALPHA DOG EDITION XXX 512M DDR3 1950/670MHZ

->CPU INTEL 775 C2Q Q6600 2.40 8M 1066M

->GIGABYTE GA-X38-DQ6

->CORSAIR XMS2 DDR2 800MHZ 2X1GB (quero aumentar para 4GB sem ter q trocar a fonte)

->HD SAMSUNG SATA2 500GB 7200RPM/16M (pretendo comprar um igual futuramente e usarei ja de inicio um HD de 120GB IDE do meu pc antigo para backup... totalizando futuramente 3HDs, 2 SATAs e 1 IDE)

-> 1 leitor/gravador de DVD e CD (será q da pra colocar 2???)

->COOLERMASTER CENTURION 5 (ele tem um cooler de 120mm na traseira e um de 80mm na frente)

->Pretendo comprar uma placa de captura futuramente (só pra ver TV no pc) e tambem nao quero trocar de fonte pra isso

->de USB tenho um receptor de controle remoto e pretendo comprar um controle de playstation...

->não pretendo fazer over (só daki uns 2 anos, mas talvez nem faça) e quero ficar com esse pc por 4 ou 5 anos...

o uso do pc é pra jogos, ver filmes e musica, muita musica...

ZALMAN ZM500-HP 500W: será q ela aguenta por 4 anos??? (quero gastar no maximo 550 reais na fonte)

e uma duvida: por ela ter eficiencia de 80% significa q a potencia real dela é 80% de 500w certo ou errado???

naquele site calculador de quantos watts é preciso aquele resultado são os watts reais né??? por exemplo, se la o resultado da 490w, quer dizer q essa zalman de 500w aguenta, ou essa zalman por ter 80% de eficiencia nao vai aguentar 490w???

alguem prova pra mim ae com os calculos q essa fonte aguenta pois deu um pouco de medo porque eu vi um pc de um amigo queimar por causa de fonte... hehehe!!!

obrigado desde ja...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ja postei sobre a minha config ha um tempo atras... mas agora me decidi definitivamente... e estou com umas duvidas sobre a fonte... aí vai a config...

->XFX GEFORCE 8800GT ALPHA DOG EDITION XXX 512M DDR3 1950/670MHZ

->CPU INTEL 775 C2Q Q6600 2.40 8M 1066M

->GIGABYTE GA-X38-DQ6

->CORSAIR XMS2 DDR2 800MHZ 2X1GB (quero aumentar para 4GB sem ter q trocar a fonte)

->HD SAMSUNG SATA2 500GB 7200RPM/16M (pretendo comprar um igual futuramente e usarei ja de inicio um HD de 120GB IDE do meu pc antigo para backup... totalizando futuramente 3HDs, 2 SATAs e 1 IDE)

-> 1 leitor/gravador de DVD e CD (será q da pra colocar 2???)

->COOLERMASTER CENTURION 5 (ele tem um cooler de 120mm na traseira e um de 80mm na frente)

->Pretendo comprar uma placa de captura futuramente (só pra ver TV no pc) e tambem nao quero trocar de fonte pra isso

->de USB tenho um receptor de controle remoto e pretendo comprar um controle de Playstation...

->não pretendo fazer over (só daki uns 2 anos, mas talvez nem faça) e quero ficar com esse pc por 4 ou 5 anos...

o uso do pc é pra jogos, ver filmes e musica, muita musica...

ZALMAN ZM500-HP 500W: será q ela aguenta por 4 anos??? (quero gastar no maximo 550 reais na fonte)

e uma duvida: por ela ter eficiencia de 80% significa q a potencia real dela é 80% de 500w certo ou errado???

naquele site calculador de quantos watts é preciso aquele resultado são os watts reais né??? por exemplo, se la o resultado da 490w, quer dizer q essa zalman de 500w aguenta, ou essa zalman por ter 80% de eficiencia nao vai aguentar 490w???

alguem prova pra mim ae com os calculos q essa fonte aguenta pois deu um pouco de medo porque eu vi um pc de um amigo queimar por causa de fonte... hehehe!!!

obrigado desde ja...

Tua config já com tudo que desejas, consome cerca de 360 Watts

Veja ai:

samhcl-1.jpg

Melhor que essa Zalman 500 Watts é a Corsair HX520, também modular, com PFC ativo, eficiência elevada (podes trabalhar perto dos 85% de eficiência). Essa é a melhor que seu dinheiro poderá comprar hoje no Brasil. Não pestaneje caso contrário acaba. Esse tipo de fonte é como pão quente.

Pode ofertar 40A nas linhas de 12 volts enquanto a Zalman 500 oferta 34 Amperes somente.

Seu valor de mercado anda em torno dos R$ 490. Para quem queria comprar uma Zalman de 500 Watts por R$ 510,00, até que essa dai está mais em conta.

Não vais te arrepender. É a fonte mais silenciosa que já tive o conhecimento.

Quanto a eficiência de 80% significa que quando ela estiver entregando 500 Watts reais, a Zalman, ela estará retirando da tomada da parede cerca de 500/0,80 = 625 Watts.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller, danirava e pedro borges: obrigado de novo...

mas a zalman de 500w daria conta do recado tranquilo também né???

é que não tem a corsair na loja q vou comprar o pc todo, então eu teria q comprar pela internet... achei por 489 na waz mas ainda tem o frete (q fica praticamente o mesmo preço ou mais caro q os 510 da zalman) e apesar de eu ter dito q posso dar 550 na fonte, vai ficar bem apertado porque ja estorei e muitooo o meu orçamento!!! hehehe

e sobre as eficiencias... então uma fonte de 500w aguenta uma config de até 500w (meio óbvio o q eu disse) mas eu tava fazendo o calculo da eficiencia errado: eu fazia 80% de 500w = 400w então pensava q a fonte só entregaria 400w... mas como o faller disse, ela entrega mesmo 500w e retira 625w da rede, então seria 80% de 625w = 500w...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

mas a zalman de 500w daria conta do recado tranquilo também né???

quote]

Não tem como eu te dizer que não. Ela aguenta sim a tua config.

Entretanto é uma fonte com 34A nas saídas de 12 enquanto a outra, a Corsair, disponibiliza 40A nas mesmas saídas. São quase 50 Watts úteis a mais.

É outra qualidade de fonte também essa Corsair, superior a Zalman.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller... você poderia me explicar com as especificações essas linhas de 12v??? não entendi muito bem... explique comparando tres fontes: a zalman de 500w a zalman de 600w e a corsair 520w...

e outra coisa... hoje vi a caixa da 8800GT da XFX a edição q tem overclock...

la diz que o mínimo recomendado é uma fonte de 500w para uso de uma só placa e de 600w para SLI e diz tambem que a medição é feita com um Core 2 Extreme (isso é tudo q consigo lembrar... hehehe)... só 500w não vai fica muito no limite não???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara pense comigo, se você fosse um fabricante de VGAs você colocaria que o PC nessecita de uma fonte com uma potencia razoavel que com certeza aguenta a VGA com um bom PC ou você colocaria uma fonte de 600 ou mais Watts pra garantir e não ter reclamações se ocorrer uma queima???

Sobre as linhas de 12v elas que alimentam a grande parte dos componentes do PC, como HDs, gravadores de CD/DVD, processador e VGAs (mais novos). A Corsair HX520 possui 40A combinados na linha de 12v, a zalman 500-HP possui 34A (mesma potencia da 460B-APS) e a zalman 600-HP possui 42A. Mesmo a zalman 600-HP tendo uma maior potencia nas linhas 12v eu aconsdelharia você a comprar a Corsair pois possui um acabamento e uma eficiencia melhores que os da zalman 600-HP.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
faller... você poderia me explicar com as especificações essas linhas de 12v??? não entendi muito bem... explique comparando tres fontes: a zalman de 500w a zalman de 600w e a corsair 520w...

e outra coisa... hoje vi a caixa da 8800GT da XFX a edição q tem overclock...

la diz que o mínimo recomendado é uma fonte de 500w para uso de uma só placa e de 600w para SLI e diz tambem que a medição é feita com um Core 2 Extreme (isso é tudo q consigo lembrar... hehehe)... só 500w não vai fica muito no limite não???

Vale a pena ler: http://forum.clubedohardware.com.br/entendendo-especificacoes-etiquetas/478616?t=478616

E também ler: http://forum.clubedohardware.com.br/como-escolher-melhor/464986?t=464986

Na hora de recomendar uma fonte o fabricante não pode nem deve poupar ou ser nada conservador, afinal quem pagará a fonte é você. Então eles exageram um pouco, até porque o seu concorrente faz isso também. Não ficaria "bem na foto" aquele concorrente que indicasse uma fonte menor, daria para muitos a impressão de que sua placa por não exigir potência também não teria condições de muito desempenho. Marketing, puro marketing.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pelas recomendações pessoal... deu pra entender bem melhor...

mas uma ultima duvida... não é melhor ter 25A numa das linhas de 12v (como na zalman 500w) em vez de ter 3 linhas com 18A cada uma (como na corsair)??? ou isso não faz diferença??? tipo... devo considerar cada linha separadamente ou considero todas juntas??? em outras palavras... essa separação é apenas teórica ou na hora de fornecer a energia é separado também??? se por exemplo, algo no meu pc demandar 20A de uma linha de 12v na zalman eu teria uma linha com 25A então tudo bem... mas na corsair eu teria só 18A em cada linha... to pensando certo ou to falando besteira???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das placas de vídeo que mais consome atualmente é a HD2900. Ela demanda menos de 13 Amperes. Como é, e com que dispositivo você imagina poder drenar 20 ou mais amperes????

Você está pensando de forma purista, sem levar em consideração outros elementos da linha 12V e oscilações de tensão variantes com a T da fonte a medida que o consumo aumenta, e também as imperfeições dos filtros, no-breaks, estabilizadores, etc... na prática, a margem de segurança deve ser maior, na minha visão. Apesar de ser uma análise subjetiva, queimei anteontem a fonte TT da assinatura, 500W com uma 8800GTX sem nenhum overclock em nenhujm componente. Isso porque a extensão não era um real filtro de linha, e foi minando a fonte aos poucos. Confesso que por uma falha boba de logística, o PC foi ligado sem o estabilizador, pois como são dezenas de cabos, eu errei a ligação e o PC estava direto na tomada. O visor de watts (TWV) foi o primeiro a queimar a um mes, mas achei q fosse falha dele, não da fonte. Na verdade, foi um prelúdio do que ocorreria umm mês mais tarde. Atualmente, a fonte liga o led da MB bem fraquinho, e não dá partida. Quando mudei a fonte para testar, o LED acendeu forte. Nem liguei a máquina, pois já sabia q era a fonte.

Fato curioso, a fonte queimou em standby, durante a madrugada da véspera de Natal, não durante alguma atividade no PC. Creio ter sido alguma poluição elétrica decorrente das iluminações de Natal.

Boa tarde a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara a sua queima provavelmente não tem nada com o estabilizador, porque ele é um lixo que não serve pra exatamente nada, a não ser pra atrapalhar a sua fonte, e tambem não creio que o problema seja de oscilção de energia, pois a sua fonte, que possui PFC pelo que diz na sua assinatura, deveria aguentar uma oscilação na linha de 90 a 264V na entrada, a não ser que a tensão tenha caido ou subido mais que isso, que por sinal é um range bem maior que o de um estabilizador, o problema deve ser linha de 12v abaixo do necessario para a sua VGA, quantos A tem essa sua fonte nas linhas de 12v???,

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom... a GT gasta menos q a GTX... se eu fosse ter uma GTX consideraria ter uma fonte de até 700w...

galera... estou pensando em pedir a corsair 520w na waz... o resto vou comprar na umpoukodetudo (mas nao vou pedir pela internet porque moro na mesma cidade da loja, então pra mim facilita comprar la)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não confio em Thermaltake, tive duas, uma esquentava como o inferno e outra foi essa aí, que comprei na Umpoukodetudo em junho/2006, portanto garantia vencida há 6 meses.

Quanto à fonte, uma imagem vale mais que mil palavras:http://www.thermaltake.com/product/Power/PurePower/w0057-01/w0057-01.asp

Foi a primeira fonte com cabeamento modular! Obra prima da TT, se não fosse pelas pobres especificações da linha 12V, 18A em cada uma das duas linhas, provavelmente cerca de 26A pareadas. Uma pena mesmo, acho que pode ter sido isso. Vejam aquele leitor de Watts, o TWV, foi aquilo que queimou primeiro, ficou estagnado em 10.

Já encomendei uma Corsair HX 620W na WAZ. Pelo menos a garantia extendida me dá mais segurança. Não é preconceito, mas não vejo tanta gente assim com TT e a quantidade de queimas e explosões é enorme pelos fóruns. Acho que é a fabricante que dá mais problemas.

*Detalhe: essa fonte possui 2 Varistores!

TT e Huntkey não prestam, de forma geral. Não creio na qualidade dos componentes internos de ambas.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

*Ratificando (2) acabei de olhar na própria fonte, as especificações estão diferentes do site, parece que a fonte é uma Thermaltake Purepower TWV 500W [TWV500W-AP] que foi remarcada. Detestei isso. TT e Umpoukodetudo, nunca mais. Amanhã irei negativá-los no fórum próprio.

Vide link da outra fonte (mesmas especificações da minha): http://www.hardware.info/en-US/productdb/bGpkbZiSmA/viewproduct/Thermaltake_Purepower_TWV_500W_TWV500WAP/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

umpoukodetudo não é de toda ruim assim não... tenho minhas queixas deles... mas é a primeira loja aqui da minha cidade a ter todas as peças que eu quero... e eles definitivamente não pegam peças do paraguai porque o preço deles é mtoooo alto (não q eu tenha algo contra isso porque pra mim é tudo a mesma coisa, ja comprei la no paraguai e é tudo igual) achei um C2Q do paraguai aqui na cidade por 740 reais... la na umpoukodetudo é 880 reais e eles não diminuem de jeito nenhum... e eu to na cidade da loja, vou fica em cima dos caras pra montarem minha maquina direitinho porque eu nao confio em técnico nenhum... hehehe

mas é como eu digo: cada caso é um caso... nao to querendo defender a loja...

boa sorte ae com sua corsair nova... eu vou pega uma la da waz também!!! hehehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha MB veio aberta, comprei 4 Kingstons e uma das 3 veio nitidamente usada, empardecida pelo tempo e com desgaste na embalagem. Mas é RAM, praticamente não dá defeito em stock, por isso fiquei quieto.

Eles são profissionais sim, mas fica esse alerta para o "jeitinho" brasileiro. Eles trabalham com PY sem dúvida alguma, desculpe discordar de ti.

Obrigado pelos votos de sorte, desejo o mesmo a ti, que em 2008 pifem menos PCs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade a Corsair VX 550 é capaz de fornecer 41 Amperes nas linhas de 12 Volts contra 40 Amperes da HX520. Essa VX tem uma eficiência melhor até que a HX520. A diferença de preço se dá por que a HX520 é uma fonte com cabeamento modular, o que encarece a mesma. É uma fonte ótima, pode ir sem medo.

Se queres ver um review de ambas, JonnyGURU: http://www.jonnyguru.com/search.php?search=corsair&reviews=1&search_submit=1&Submit=Submit

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...