Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual componente para..


Miguel256

Posts recomendados

É o seguinte, gostava de saber se há algum transístor ou i.c. me faça ligar e desligar um circuito, tipo eu carregar uma vez no botão e o circuito fica ligado carregar outra vez nesse mesmo botão e o circuito desliga.. isto enviando um sinal de 6v d.c.

Se existir e alguém me poder indicar esse componente seria muito bom.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero atraves de um unico fio enviar o sinal de 6v dc para um circuito (de leds a 6vdc) ficar ligado, e quando voltar a envial esse sinal o circuito se desligar.

É tipo um botão de pressão em que liga e desliga o circuito.

Penso que deve haver um transistor que dê para fazer isso, mas não tenho a certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não foi muito específico de como seria este circuito... Mas sei que existem muitas formas de fazer algo parecido. Uma destas formas é utilizando um 4013 (um integrado com dois Flip-flops tipo D)... Você coloca um push-botton na entrada de clock (para injetar um pulso quando o botão for pressionado) e a saida Q (barrada) ligada na entrada D... Cada vez que você apertar o botão, a saída Q (não barrada) vai inverter seu estado (aperta uma vez ela vai para 1, aperta de novo ela vai pra 0, e assim por diante)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membro VIP
amigo,, fiz este esquema bem como está aí e nao funcionou,, tentei colocar gnd no 7 também e mesmo assim nao deu... gostaria de saber se alguém fez funcionar este esquema??como? abraço

Eu já montei inúmeros circuitos nesta configuração e funciona perfeitamente.

Alimentou o pino 14 do 4013, que não aparece no esquema porque é óbvio que é a alimentação dele?

Colocou todas as outras entradas não usadas em GND ou VCC ?

postado por faiscanet

Essa parece-me ser uma boa ideia. Pode ir em frente!

É o mesmo esquema. só que incompleto.

Mais sobre biestáveis:

http://projekit.com/diversos/biestaveis.html

Lebrando que todas as entradas de CIs CMOS não utilizadas devem obrigatoriamente serem ligadas ao VCC ou ao GND.

Deve-se consultar sempre o datasheet do CI usado.

Todo CI tem um pino de alimentação que muitas vezes não é representado nos esquemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso mesmo Danilo.

veja mais:


[B][COLOR=#ff0000][COLOR=#000000]Temos diversos flip-flops disponíveis na família CMOS que serão analisados
a seguir. Uma recomendação importante relativa ao uso destes flipflops,
assim como das demais funções CMOS, é que as entradas não usadas,
pela sua sensibilidade devida à alta impedância,
nunca devem ser mantidas abertas.[/COLOR][/COLOR][/B]

http://sabereletrico.com/leituraartigos.asp?valor=50

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/319

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já montei inúmeros circuitos nesta configuração e funciona perfeitamente.

Alimentou o pino 14 do 4013, que não aparece no esquema porque é óbvio que é a alimentação dele?

Colocou todas as outras entradas não usadas em GND ou VCC ?

É o mesmo esquema. só que incompleto.

Mais sobre biestáveis:

http://projekit.com/diversos/biestaveis.html

Lebrando que todas as entradas de CIs CMOS não utilizadas devem obrigatoriamente serem ligadas ao VCC ou ao GND.

Deve-se consultar sempre o datasheet do CI usado.

Todo CI tem um pino de alimentação que muitas vezes não é representado nos esquemas.

alimentei e coloquei o resto em gnd... acho que o ci deve estar danifiicado então...valeu..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...