Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fita dupla face em Fans no gabinete


PELiGRO

Posts recomendados

  • Membro VIP

Bom pessoal a situação é a seguinte. Comprei 3 fans ball bearing de 12cm da Evercool de alumínio.

Acontece que os malditos parafusos são curtos demais e não chegam nas fans, e para piorar, parece que não há um local preparado para receber os parafusos, fazendo que, quando forçamos o parafuso (mesmo os que vieram com a fan) nos buracos que supostamente foram feitos para recebe-los, eles "raspam" as extremidades do buraco, soltando farpas de alumínio. Com medo de um curto, resolvi comprar outros parafuros.

Saí numa cruzada nas lojas de materiais de construção e eletrônica da minha cidade e NÃO TINHA os malditos parafuros, nenhum que fosse compatível com a fan!

Então tive a brilhante ideia de comprar fita dupla face de 1mm de espessura para segurar as fans no gabinete. A minha preucupação inicial era se elas conseguiriam segurar as fans e testei um pedaço colando a tampa do chasi na parede que pesa +- 1Kg e incrivelmente o bicho segurou e ainda precisou de um pouquinho de força para tirar.

A minha preucupação é que as fans caiam com o tempo devido o calor ou algo do tipo, ainda mais porque elas são de ALUMÍNIO, podendo causar algum curto...

Alguém já fez isso e pode dizer se a fita vai segurar as fans na boa ou tem algum risco sério como o que eu citei? Tem ideia de quanto tempo elas seguram? Eu tenho um roteador grudado na parede com uma fita dessas a 5 anos e ele esquenta MUITO mesmo e até hoje não caiu, a fita ta até amarela, dá pra ver pelos cantos e eu tentei arrancar ele (só para testar a força da fita) e com certeza não sai com facilidade...

Aí tem umas fotos da minha "gambiarra":

th_80389_Coolers_003_122_1082lo.jpgth_80405_Coolers_004_122_1078lo.jpgth_80422_Coolers_006_122_148lo.jpg

As fans

th_80445_Coolers_008_122_357lo.jpgth_80449_Coolers_009_122_754lo.jpg

A fita dupla face colada na fan.

th_80455_Coolers_012_122_494lo.jpg

Os malditos parafuros curtos demais. O maior foi um que eu peguei aqui que segurava a fan. Infelizmente só havia um...

th_80457_Coolers_013_122_1186lo.jpgth_80463_Coolers_014_122_433lo.jpgth_80467_Coolers_015_122_564lo.jpg

Toda a gambiarra.

O computador estava sem as fans, apenas com o gabinete aberto, e as temperaturas antes e depois são as seguintes:

HD: 39° -> 28°

Memória/Ambiente/GPU (uma média): 57° -> 40°

Processador: 59° -> 47°

Placa mãe: 50° -> 40°

Acho que deu uma diferença bem grande e o barulho é imperceptível, só metendo o ouvido na grelha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu não confiaria nessa fita dupla face para essa função que você está usando. Se soltar dentro do gabinete o estrago pode ser grande.

Por que você não coloca parafusos mais compridos e de rosca fina com porcas para segurar os fan ?

Como eu disse, não achei para comprar :eek:

Hoje eu fui recolocar a fan lateral que estava meio torta e ví o poder dessas fitas dupla face. A cola é muito forte! Tem que fazer uma força infernal pra descolar, tanto que eu entortei um pouco a tampa :( tive que dar umas marteladas depois para ajeitar ela. Mas isso mostrou como essas fitas são poderosas, agora estou completamente despreucupado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse, não achei para comprar :eek:

Hoje eu fui recolocar a fan lateral que estava meio torta e ví o poder dessas fitas dupla face. A cola é muito forte! Tem que fazer uma força infernal pra descolar, tanto que eu entortei um pouco a tampa :( tive que dar umas marteladas depois para ajeitar ela. Mas isso mostrou como essas fitas são poderosas, agora estou completamente despreucupado.

cara, a fita dupla face eu n duvido q segura bem porque eu uso e costumo arrancar reboco da parede quando eu tiro alguma coisa q eu tava segurando...tipo, quando você for arrancar o seu roteador da parede, vai sair uma camada fina do reboco junto...sinal q segura mesmo...

mas assim, pra sua aplicação, você viu q segurando um roteador q eskenta demais, a fita amarelou...ela resseca e a cola vai perdendo o efeito dela...com o teeeeeeeeempo vai cair...então faz o seguinte no seu cooler: já q n dah pra prender com parafusos e a gente vai ter q acoxambrar de algum jeito porque esse cooler tem q ficar preso quer ele queira, quer nao, porque você n amarra ele com fiozinho de cabo de rede, saca? arruma um pedacinho ae, e passa ele pelos buracos dos parafusos, e torce as pontas pelo lado de dentro...obviamente nao fica muito vistoso mas resolve seu problema...nao sei, é so uma ideia...

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
cara, a fita dupla face eu n duvido q segura bem porque eu uso e costumo arrancar reboco da parede quando eu tiro alguma coisa q eu tava segurando...tipo, quando você for arrancar o seu roteador da parede, vai sair uma camada fina do reboco junto...sinal q segura mesmo...

mas assim, pra sua aplicação, você viu q segurando um roteador q eskenta demais, a fita amarelou...ela resseca e a cola vai perdendo o efeito dela...com o teeeeeeeeempo vai cair...então faz o seguinte no seu cooler: já q n dah pra prender com parafusos e a gente vai ter q acoxambrar de algum jeito porque esse cooler tem q ficar preso quer ele queira, quer nao, porque você n amarra ele com fiozinho de cabo de rede, saca? arruma um pedacinho ae, e passa ele pelos buracos dos parafusos, e torce as pontas pelo lado de dentro...obviamente nao fica muito vistoso mas resolve seu problema...nao sei, é so uma ideia...

abraço

Tava falando com uns caras de um forum gringo e eles recomendaram eu usar uma tal de "heavy duty" da 3M que segura até vaca no teto segundo eles. Mas como eu não achei nem mesmo os parafusos, as minhas chances de achar essa fita aqui eram menores ainda. Pois bem, como eu disse, o roteador está preso na parede a 5 anos, quase 6, e hoje resolvi arrancar ele para renovar a fita.

Precisei meter uma faca pra cortar as fitas pra arrancar ele da parede. Tava com medo de destruir o roteador de tanta força. Eu juro, a cola dessas fitas são MUITO fortes mesmo, agora estou completamente despreucupado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal a situação é a seguinte. Comprei 3 fans ball bearing de 12cm da Evercool de alumínio.

Acontece que os malditos parafusos são curtos demais e não chegam nas fans, e para piorar, parece que não há um local preparado para receber os parafusos, fazendo que, quando forçamos o parafuso (mesmo os que vieram com a fan) nos buracos que supostamente foram feitos para recebe-los, eles "raspam" as extremidades do buraco, soltando farpas de alumínio. Com medo de um curto, resolvi comprar outros parafuros.

Saí numa cruzada nas lojas de materiais de construção e eletrônica da minha cidade e NÃO TINHA os malditos parafuros, nenhum que fosse compatível com a fan!

Não entendo muito bem a sua preocupação com o tamanho do parafuso. Ele só tem que atravessar a lata e prender nos buracos de um lado do fan, não tem que atravessar os dois buracos.

Esse tipo de parafuso é o chamado auto-atarrachante, e de fato vai soltando material de dentro do buraco, no caso alumínio. Essas farpinhas são normais e só acontecem da primeira vez que instala, onde você tem que limpar depois.

Tem uma outra alternativa, que é usar parafuso com porca para segurar. Da mais trabalho para instalar mas funciona sem problema.

Então tive a brilhante ideia de comprar fita dupla face de 1mm de espessura para segurar as fans no gabinete. A minha preucupação inicial era se elas conseguiriam segurar as fans e testei um pedaço colando a tampa do chasi na parede que pesa +- 1Kg e incrivelmente o bicho segurou e ainda precisou de um pouquinho de força para tirar.

A minha preucupação é que as fans caiam com o tempo devido o calor ou algo do tipo, ainda mais porque elas são de ALUMÍNIO, podendo causar algum curto...

Alguém já fez isso e pode dizer se a fita vai segurar as fans na boa ou tem algum risco sério como o que eu citei? Tem ideia de quanto tempo elas seguram? Eu tenho um roteador grudado na parede com uma fita dessas a 5 anos e ele esquenta MUITO mesmo e até hoje não caiu, a fita ta até amarela, dá pra ver pelos cantos e eu tentei arrancar ele (só para testar a força da fita) e com certeza não sai com facilidade...

Não da para dizer se vai segurar ou não, mas ele pode fazer um desastre se cair dentro. Não recomendo!!!:eek:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por experiência própria, posso dizer que esse tipo de gambiarra pode dar certo, porém com prazo indeterminado, pois o ambiente interno do gabinete é bem instável, e diferente das condições fora dele.

Pode ser bem seguro isso, contanto que você abra o gabinete em períodos regulares para verificar, ou mesmo, para trocar a fita, antes que o pior aconteça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de arranjo é medio perigoso mesmo. Pelo que você viu fomos vários que achamos que "algo ruim pode acontecer". Não vale a pena o risco.

Se não quiser usar parafuso com porca ou os auto-atarrachantes, experimenta com pistola de cola quente. Mas também não acho tão confiável como o parafuso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara eu num sei de que jeito você tentou prender esses fans para os parafusos não alcançarem...

o fan da frente para se prender ele você precisa retirar a parte frontal do gabinete e parafusar no sentido de fora pra dentro...

o fan de trás também se parafusa de fora pra dentro...

eu ACHO q você tava tentando parafusar de dentro para fora (jeito errado) desse jeito não dá pois os buracos do gab não dão fixação para rosca do parafuso...

num tem cara, todo gab e todo fan q se compra vem com as mesmas medias pra tudo encaixar certo...acho q você tá montando errado esses fans...

EDIT: ei, é impressão minha ou esse fan traseiro tá jogando ar pra dentrodo gabinete??

se sim tá errado, o trabalho do fan traseiro é de retirar o ar quente de dentro do gab...muda isso ae ou teu gab vai vira uma estufa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cooler traseiro parece estar correto, jogando o ar para fora. Tambem to achando que voce esta aparafusando por dentro, tem que ser de fora pra dentro..se tiver feito ao contrario é difícil o parafuso ter tamanho suficiente mesmo. Da uma olhada nisso

ah é tô confundindo aqui...é que me baseio pelo adesivo q fica no centro do fan e troquei as idéias...ahhahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

EDIT: ei, é impressão minha ou esse fan traseiro tá jogando ar pra dentrodo gabinete??

se sim tá errado, o trabalho do fan traseiro é de retirar o ar quente de dentro do gab...muda isso ae ou teu gab vai vira uma estufa...

Ta certo sim. O fluxo de ar é na direção do adesivo. O frontal e lateral estão jogando ar para dentro do gabinete, e a fonte e traseiro estão servindo de exaustor.

O cooler traseiro parece estar correto, jogando o ar para fora. Tambem to achando que voce esta aparafusando por dentro, tem que ser de fora pra dentro..se tiver feito ao contrario é difícil o parafuso ter tamanho suficiente mesmo. Da uma olhada nisso

Não dá, é impossível. Os mesmos gringos que me deram a ideia de usar as fitas dupla face da 3M, são os mesmos que possuem essas fans, e realmente os parafuros que são fornecidos pela Evercool não aparafusam.

///

Vou deixar 1 mês essas fitas e depois vou tentar arrancar os coolers do chasi. Se for tão forte quanto a que prendia meu roteador na parede, vai ficar com as fitas mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, pela Lei de Murphy... ;) eu não arriscaria.

Mesmo que os adesivos segurem, no dia em que você resolver tirar o cooler, vai ficar aquela meleca grudada no chassis...

Eu tenho esse cooler (ótimo, por sinal) e também passei pelo mesmo problema. Só que tive mais sorte e encontrei auto-atarraxantes que resolveram. Espero que você também encontre. Boa sorte ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu tenho esse cooler (ótimo, por sinal) e também passei pelo mesmo problema. Só que tive mais sorte e encontrei auto-atarraxantes que resolveram. Espero que você também encontre. Boa sorte ;)

Já procurei esses parafusos também e não achei. Nem na internet, pelo menos aqui no Brasil :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você encontrar um pouco mais fino, use um veda juntas na quantidade suficiente, que deverá servir. Fiz isso com o exaustor do teto (8 cm), que é igualzinho, só que de 8 cm. No caso ainda era mais grave, porque além da espessura do chassi, ainda tinha a grelha, que instalei para proteção...

Boa sorte :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

elpapa, não tem e acho que não haverá problema com esse tipo de fixação: fita dupla face! essas fitas grudam #$#%$#&%$@ mesmo, principalmente as da 3M! hehehe

o sistema de ventilação ficou excelente!

gostaria de saber qual é esse seu gabinete... deu um bom suporte pros coolers... e outra: o fan frontal foi você que perfurou ou o gabinete já vem com o espaço pro mesmo ?

abraço

EDIT: essa fita dupla face que você usou é de espuma ou de qual material ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
gostaria de saber qual é esse seu gabinete... deu um bom suporte pros coolers... e outra: o fan frontal foi você que perfurou ou o gabinete já vem com o espaço pro mesmo ?

abraço

EDIT: essa fita dupla face que você usou é de espuma ou de qual material ?

tenho até vergonha de falar, é um clone :D:D:D já veio tudo perfurado, a lateral e traseira da pra colocar 80, 92 ou 120mm, só a frontal que tem furo pra 120mm e vem uma fan com uns leds que eu fiz questão de arrancar

aqui é terra de ninguém e dificilmente a gente acha um 3rsystem, thermaltake, lian-li... sabe como é, aqui ainda estamos na era do PCCHIPS. Claro, eu tinha a opção de comprar pela internet, mas pagando um frete de R$150 por EN!

a fita é de espuma de 1mm de espessura. na caixa tinha uns lutadores de sumô... acho que é usada pra segurar as cuecas dos lutadores :lol: mas bem que eu queria encontrar essas 3M.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...