Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
wellington_microlins

Problemão em banco de dados

Posts recomendados

Estou desenvolvendo um sistema simples com banco de dados em access, o que ocorre é o seguinte:

Nesse banco de dados possuo duas tabelas diferentes de cadastro:

fisica <- Tabela com campos de cadastro para pessoa física.

juridica <- Tabela com campos de cadastro para pessoa juridica.

Até ai tudo bem, em cada uma das tabela tem um campo "Código do Cliente", com tipo de dados de autonumeração, eu gostaria por exemplor de que quando eu fizesse dois cadastros na tabela "fisica", o campo autonumeração inserisse 1 e 2, e quando eu fizesse o primeiro cadastro na tabela "juridica" já iniciasse com o registro "3", dando uma sequencia para que eu não tivesse um registro de pessoa fisica como "1" e juridica do mesmo jeito...

Não sei se consegui me expressar bem, mas o problema é esse aí, ja tentei fazer relacionamento mais foi sem sucesso...

Qualquer sugestão é em vinda!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com campos "Autonumeração" você não vai conseguir isso, não.

Acho que o ideal é você criar uma tabela pai com autonumeração e mais os dados em comum entre PF e PJ, senão depois você vai ter problemas para fazer os relacionamentos das PF e PJ com o resto do sistema, e cria o registro com os dados específicos na tabela específica, usando o código criado na "tabela pai". Ficando assim:

Pessoas
PJ ---+ +---> PF

Mas se preferir manter a estrutura atual, você pode montar uma query que te retorne o maior codigo das duas tabelas, mas vai ter que tirar a autonumeração:

SELECT MAX(CodigoMaior) AS CodigoMaior FROM
(SELECT MAX(Codigo) AS CodigoMaior FROM PessoasFisicas UNION ALL
SELECT MAX(Codigo) AS CodigoMaior FROM PessoasJuridicas)

Nao tenho o Access aqui para testar, mas acho que ele se vira bem com subqueries.

JP

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...