Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com Upgrade de memória


Felipe Feola

Posts recomendados

Comprei um pente de memória DDR PC 3200 de 1GB da Samsung e coloquei ele junto com os outros 2 pentes (idênticos entre si), DDR PC2700 de 256MB (também da Samsung) que eu já tinha e que funcionam perfeitamente.

Em cima do chip da memo PC3200 tem as especificações: SAMSUNG 735 e depois o código K4H510838B-TCCC

Acontece que quando eu coloquei esses 3 pra funcionarem junto (todos em 333 MHz), a placa mãe (A7V8X-X) reconheceu o pente novo normalmente, indicando o total de memória como 1560MB, mas ao carregar o Windows (XP) o pc trava na tela inicial quando só aparece o plano de fundo do desktop.

Daí pensei que poderia ser incompatibilidade entre as memos antigas e as novas, pois o pente novo PC3200 possui 16chips (8 de cada lado), enquanto os 2 pentes PC2700 possuem apenas 8 de um lado só. Não sei se existe este tipo de incompatibilidade. Isso é possível ou to falando besteira?

Mas aí pra resolver o problema da possível incompatibilidade resolvi colocar apenas o pente novo, imaginando que então tudo funcionaria perfeitamente, a placa mãe reconhece novamente a memo (agora só os 1048MB do pente PC3200) e até entra naquela tela de loading do Windows XP, onde fica “correndo” aquela barrinha. Aí é que vem o problema ao entrar no Windows, nem chega a carregar o plano de fundo e já dá tela azul, às vezes a tela azul aparece até mesmo durante o loading. As mensagens que aparecem na tela azul são as mais variadas, desde erro fatal do sistema, passando por erros de registro e erro crítico do sistema até aquela conhecida que fala que caso você tenha instalado um novo hardware para removê-lo ou então tentar reiniciar com a última configuração válida, e até mesmo contatar o fabricante para fornecer programas atualizados. Nessa mesma tela azul tem uma mensagem que diz que se fossem memórias novas para usar um desses programas que testam a memória. Aí lembrei do MemTest e que ele pode ser executado antes de dar o boot do Windows.

Antes de executar o MemTest, até cheguei a mudar a memória de banco, colocando no primeiro e no último, só pra ter certeza que não era problema ali nos bancos, mas o problema continuou e tive certeza que não era na placa mãe a causa, porque coloquei inclusive em bancos de memória onde estava as minhas duas antigas e que funcionam normalmente neles.

Então, coloquei o MemTest lá pra rodar e ele acusou 3072 erros em 5 min de teste. Em todos esses testes eu estava só com o pente novo de memo na placa-mãe

Tenho quase certeza que me venderam uma memória defeituosa. Mas vim aqui perguntar pra ter certeza absoluta mesmo e solicitar a troca. Fiquei em dúvida porque já vi dizerem que às vezes a memória não funciona porque está com as configurações erradas de CAS Latency, RAS to CAS delay, enfim , essas configs de memória setadas na BIOS. Eu não mexi nessas configs, deixo tudo em Default, o que aparece aqui na minha BIOS são os seguintes timmings:

- SDRAM Latency 2.5T(DDR)

- SDRAM RAS to CAS Delay 3T

- SDRAM RAS Precharge Delay 3T

- SDRAM Active Precharge Delay 7T

- SDRAM 1T Command Control Auto

- SDRAM Bank Interleave Auto

Gostaria que se alguém souber algo sobre se essas configurações podem causar esse tipo de erro ou se é a memória mesmo que está com defeito me fale, porque daí eu posso ir na loja e pedir pra me trocarem ela.

Também queria saber se pode existir aquele tipo de incompatibilidade que eu falei lá em cima, entre memos com 8 chips e memos com 16 chips instaladas simultaneamente, sendo que no própio manual da minha placa mãe diz que aceita até 1gb em cada banco totalizando 3gb de RAM no máximo.

No manual dela tem o seguinte escrito sobre as memórias:

DDR DIMM sockets: These three 184-pin DIMM sockets upport up to 3GB system memory using unbuffered non-ECC PC2100/1600 DDR DIMMs. (Note: PC2700 maximum to 4 banks only. PC3200 maximum to 2 banks only. )

Esses banks são os slots das memos ou a quantidade de lados das memos que tem chips de memória? Ainda que sejam os lados que possuem os chips quando eu coloco só a PC3200 funcionando a 333MHz deveria funcionar normalmente certo?

Valeu!!

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você experimentou voltar com as outras memória e tirar a de 1gb para ver se o erro persiste?. Outro situação é que normalmente pensamos que por uma memória operar em uma frequência mais alta ela vai se ajustar perfeitamente a nossa placa de frequência mais baixam, mas nem sempre isto ocorre exatamente porque existem BIOS que se ajustam automáticamente a memória ali existente, ao colocar 02 tipos de memória você criou conflito no windows (que não é tão inteligente assim). Pois veja que se você colocar todas as memórias sua BIOS irá reconhecer.. pois bem o problema não é ali. Descarte problema de BIOS. Volte com as memórias de 256, se o pc funcionar já sabe qu não é conflito e você tem q trocar a memória. Do contrário se der problema já sabe que seu SO se foi.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eae galera,

Então, fui na loja e troquei o pente por outro igual , a única diferença são as numerações do chip, que são as seguintes: SAMSUNG 552 e K4H510438B – TCB3.

Bom quando coloquei o pente novo pra funcionar junto com os meus dois antigos ( os de 256MB ) a minha BIOS detectou apenas a memória instalada devido aos pentes antigos ( 512MB no total ) .

Ao entrar no Windows , aconteceu o mesmo, obviamente, foram detectados apenas 512MB de memória total instalada. Para minha supresa, quando executei o EVEREST, ele detectou o pente novo ( que estava no terceiro slot ), até tirei uma screenshot:

ddr400everestkp0.th.jpg

O que eu achei mais estranho é que tendo detectado o pente, leu como se este fosse de apenas 512MB e não de 1GB. Será que me trocaram por um pente de capacidade inferior ao que eu havia comprado ou é a minha placa mãe que não deixa reconhecer o total de memória do pente?

Então pensando que poderia estar havendo algum conflito pois eu tinha pentes PC3200 funcionando a 333MHz junto com pentes PC2700 também a 333MHz, tentei colocar apenas o pente novo para funcionar.

Só que quando fiz isso, quando o pc inicia não aparece nada na tela, o monitor só fica piscando sem sinal algum de vídeo. Tentei até mudar o pente do primeiro slot para o segundo e depois para o terceiro, só que nestes dois últimos, quando o pc inicia a placa mãe apita acusando ausência de memória.

Tentei inclusive atualizar a minha BIOS para a mais nova disponível no site da ASUS, mas isso não mudou nada.

Tentei até colocar a freqüência da memória em AUTO na placa mãe (antes eu havia definido como 333MHz). Depois até coloquei a memo em 3-3-3-7, também sem sucesso.

O que mais me intriga é que esse pente novo que aparentemente funciona (pois foi reconhecido pelo EVEREST), não é detectado pela placa mãe, já o de 1GB que era defeituoso, dava tela azul ao carregar o Windows e mais de 3000 erros no MemTest, era reconhecido pela minha placa mãe normalmente.

Gostaria da ajuda de vocês, pra saber se pode ser o fato de o modelo do chip de memória ser diferente (aquela numeração escrita em cima dos chips na memo) pode fazer com que minha placa mãe não reconheça a memória (visto que até mesmo a memória defeituosa era reconhecida). Ou se isso é problema da minha não reconhecer a memória PC3200 apesar de no manual dizer que suporta esta devido a alguma restrição de hardware ( Como está no manual: PC3200 maximum to 2 banks only. ). Ou ainda, de essa memória não conseguir funcionar em 333MHz apesar de ser fabricada para funcionar em 400MHz.

Valeu !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Felipe Feola,

Na verdade, acho que são 3 os problemas.

1. O melhor seria que ambas memórias fossem da mesma frequência, PC2700 ou PC3200, pois mesmo setando na BIOS para que funcionem na mesma frequência, existe a possibilidade/risco, de não funcionarem adequadamente.

2. Segundo a sua Screeshot, esse pente de 512mb e que deveria ser de 1gb, tem o seguinte "Tamanho de módulo": 512mb (1 rank, 4 banks). E sua Placa-Mãe, segundo está no Manual e foi citado por você, somente é compatível com: "PC3200 maximum to 2 banks only".

3. Em pesquisa feita no www.google.com.br onde foi utilizado o "Nome do módulo" da memória, que também está na Screeshot que você tirou, somente retornou resultados que correspondem à Memórias de 512mb, portanto, creio que realmente você esteja correto em dizer que trocaram a sua memória de 1gb por outra de menor capacidade.

O termo utilizado na pesquisa foi: 8VDDT6464AG-40BC1

Caso queira conferir o resultado da pesquisa Clique Aqui

Boa sorte,

Até mais............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Tendou_Souji eu pesquisei agora pouco e achei somente as de 512MB mesmo, devem ter me trocado errado.

Quanto aquele negócio dos banks na placa mãe, tá escrito que ela suporta até 4 banks em PC2700, só que eu tenho dois pentes PC2700 e que aparecem no EVEREST como 1 rank, 4 cada um). Ou seja pela contagem do EVEREST eu teria 8 banks de memória e as minhas duas de 256 MB não funcionariam. Nessa contagem da ASUS eu não sei o que é considerado como bank, por isso a dúvida.

Eu cheguei a colocar apenas o de 1GB pra eliminar esse problema das frequências entre as memórias e mesmo assim não funcionou como eu disse no último post.

O mais estrando de tudo ainda é que o módulo de 1GB defeituoso era reconhecido pela placa mãe.

Valeu ae!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma coisa que li no teu post é q a configuração está em 1T (CR) passe p/ 2T. Outra coisa eu li a muito tempo atras que a tua mobo tem um problema em reconhecer pentes de 1GB quando está com os bancos completos, mas não lembro muito bem. tente instar o pente de 1 GB e apenas 1 outro pente deixando o outro banco vazio. achei isso aqui espero que posso ajudar em alguma coisa:

http://forum.clubedohardware.com.br/tudo-asus-a7v8x/249543?t=249543

Um topico só sobre a tua mobo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Farrapo me desculpe mas sou muito leigo nesse assunto de memórias, o que seria passar de 1T (CR) para 2T? É uma daquelas configurações de CAS, RAS, etc??

Se for as memórias aqui estão sempre em 2.5-3-3-7.

Já tentei inclusive colocar só o de 512MB sozinho (me trocaram o de 1GB errado por um de 512MB) e não funciona.

Valeu pela dica do tópicosobre a A7V8X-X, vou ler ele amanhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Farrapo me desculpe mas sou muito leigo nesse assunto de memórias, o que seria passar de 1T (CR) para 2T? É uma daquelas configurações de CAS, RAS, etc??

Se for as memórias aqui estão sempre em 2.5-3-3-7.

Já tentei inclusive colocar só o de 512MB sozinho (me trocaram o de 1GB errado por um de 512MB) e não funciona.

Valeu pela dica do tópicosobre a A7V8X-X, vou ler ele amanhã.

Buenas!!!

como tu postou no 1º topico:

- SDRAM Latency 2.5T(DDR)

- SDRAM RAS to CAS Delay 3T

- SDRAM RAS Precharge Delay 3T

- SDRAM Active Precharge Delay 7T

- SDRAM 1T Command Control Auto

- SDRAM Bank Interleave Auto

Isso em negrito é o CR (command rate) é um dos principais fatores de desempenho nas memos. pode ser configurado em 1T ou 2T. 1T é mais rápido porém muitas memorias "chiam" e pode dar bronca quando com memorias diferentes (seu caso). Em 2T as memos vão ficar mais lentas, porém a chance de rodar sem erros é maior e tem melhores condições p/ que faz Over clock aumentar clocks e baixar latencias (apesar q normalmente quem gosta de over procura manter sempre em 1T :D).

Explicaçao básica mas espero que sirva :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela dica Farrapo, vou testar mais tarde. Acontece que li aquele tópico que você indicou sobre a A7V8X-X e descobri que muitos tiverem esse problema de o pc ligar e não dar nem sinal de vídeo. A causa desse problema é aparentemente a marca da memória (Micron Tech.) pois outros com a mesma placa mãe tiveram o mesmo problema, de ela não reconhecer memórias dessa marca.

Como vou ter que trocar mesmo, já que me passaram uma de 512MB sendo que eu comprei de 1GB, vou ver se pego uma de outra marca...

Valeu ae pela ajuda galera! Agora é rezar pra que uma memo de outra marca funcione aqui.:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

eae galera,

Peguei uma memória da kingston de 1GB DDR400 agora e tá funcionando tudo beleza, reconheceu normal e funcionando a 333MHz , no windows funciona normal , com qualquer aplicativo, tipo jogos, internet, gravação de dvd, filmes e etc, mas olha só que bizarro, quando eu boto o MemoryTest86 v3.3 pra rodar já dá erro nos 54% do primeiro teste e aí vai, acaba dando mais erros em menos tempo do que aquela primeira memória que eu coloquei aqui e que só dava tela azul. Foi algo tipo 3000 erros com 1 min e meio. E no windows não tive erro nenhum mesmo jogando várias horas seguidas, vários jogos diferentes e também gravando vários dvds seguidos correu tudo tranqüilo.

Tentei diminuir os timings dela e até diminui a freqüência pra 266MHz, mas continuaram os erros no memtest.

Mesmo quando eu coloco só esse pente novo acontecem os erros. Quando eu coloco só os meus 2 antigos de 256MB DDR333 não dá erro nenhum, mesmo deixando o MemoryTest rodando várias horas.

Alguém tem ideia do que pode ser isso???

Ah, o modelo da memória é KVR400X64C3A/1G

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não achei anda sobre ser de alta ou baixa densidade, o que achei no site da kingston sobre esse modelo tá nesse link aí:

http://www.ec.kingston.com/ecom/configurator_new/PartsInfo.asp?root=us&LinkBack=http://www.kingston.com&ktcpartno=KVR400X64C3A/1G

Achei um cara vendendo no ebay que diz que ela é de baixa densidade: http://cgi.ebay.com.hk/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=130176842279&ih=003&category=74942

Nesse link diz que é provável que a minha placa mãe suporte memória de alta densidade (O meu chipset é o VIA KT400), mas logo depois diz que uma regra geral é que placas mãe ASUS e INTEL não funcionam com memórias de alta densidade: http://www.1ststop.net/1stStop_2.htm

O que é isso de alta densidade e baixa densidade?

Eu vi que essa memória é 64Mx8, isso é baixa densidade?

No everest aparece, Largura do Módulo : 64 Bits

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, estou com um problema identico ao seu...

tinha 2 memos: 256... uma SpekTec pc2700 e uma Kingston pc3200....

rodando beleza....

comprei agora 1 kingston 1gb pc3200...

meu PC liga.... entra no win desliga....

meu processador é um XP1800+ FSB 333

placa A7V8X-X

to de saco cheio ja...

me fala ai o que você fez pra eu copiar aqui

PS aqui as sansungs tambem detectam como 512... nao é defeito da memo...

provavelmente essa memo é de alta densidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu tinha a samsung de 1GB DDR400 que dava tela azul ao entrar no windows era porque tava com defeito, só trocando pra resolve isso. A kingston que eu comprei não sei se tem defeito ou é problema de configuração ou até imcompatibilidade de alguma coisa com o programa, porque no windows funciona normal apesar de acusar erros no memtest86.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não achei anda sobre ser de alta ou baixa densidade, o que achei no site da kingston sobre esse modelo tá nesse link aí:

http://www.ec.kingston.com/ecom/configurator_new/PartsInfo.asp?root=us&LinkBack=http://www.kingston.com&ktcpartno=KVR400X64C3A/1G

Achei um cara vendendo no ebay que diz que ela é de baixa densidade: http://cgi.ebay.com.hk/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=130176842279&ih=003&category=74942

Nesse link diz que é provável que a minha placa mãe suporte memória de alta densidade (O meu chipset é o VIA KT400), mas logo depois diz que uma regra geral é que placas mãe ASUS e INTEL não funcionam com memórias de alta densidade: http://www.1ststop.net/1stStop_2.htm

O que é isso de alta densidade e baixa densidade?

Eu vi que essa memória é 64Mx8, isso é baixa densidade?

No everest aparece, Largura do Módulo : 64 Bits

Valeu!

Oi felipe desculpe a demora em responder estava meio sem tempo :D.

Bem pelo que eu sei a demsidade da memoria (alta ou baixa) está relacionada a DENSIDADE DO CHIP que tem fabricado nela, i.é. quantos MB cada chip possui. Pelo seu post inicial suas memos de 256MB tem 8 chips sendo assim cada chip seria de 32MB enquanto seu pente de 1GB tem 16 chips que seria 64MB por chip. Sinceramente não sei de a densidade de 64MB por chip é considerada alta ou baixa, sei que 16 e 32MB são baixa e 128MB é alta, mas acredito que seu problema de compatibilidade possa ser a diferença de desidade das memorias em questão. Pesquisei na net mas não achei nada que definisse se 64MB e alta ou baixa.

Sei que não é muito mas espero tar ajudado em algo ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema resolvido, era a memória que tava com defeito mesmo.

Eu já tinha até mandado email no suporte da kingston e eles mesmo recomendaram a troca.

Dexei passando memtest86 umas 8hrs aqui, ele até chegou a terminar todos os testes e não deu nenhum erro.

Valeu pela ajuda ae!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...