Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
piacezzi1

Rede e som on board, tem algum componente em comum?

Posts recomendados

Depois que minha filha ligou a saida de som (on board) errado ela parou de funcionar (tive que comprar uma plaquinha de som). Acontece que tempos depois notei que a saida para rede também não funcionava???

Eles compartilham algum componente em comum, ou são totalmente separados?

MB Intel 915PLWD Pentium 4HT 3.2Ghz

Obrigado...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tive mesmo problema... porém um tecnico cabeça de bagre que ligou errado e queimou meu som... compartilham componentes em comum sim, e poderia ter queimado alem de seu som e rede sua mobo... se voce levar em uma loja especializada eles podem recuperar som e rede da sua mobo, dependendo qto ficar compensa mais comprar outra

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

...não sei o que um teria a ver com o outro...

Só com uma foto de excelente resolução pra ter mais certeza, mas normalmente há um CI amplificador entre o chipset e a saída, então se o erro na ligação foi na saída pode seguir a trilha com um multimetro e verificar o CI que é a etapa de saída. Mic e line-in vão realmente direto ao chipset, não não deixar de passar por capacitor e resistor de paralelo, seguir a trilha e verificar isso também não custa nada. Obviamente também é bom ver se os jumpers (Mesmo se for HD Audio, ou aquele tosco padrão da tosca Intel, diferente do padrão de audio frontal) não são o problema (zinabre por maresia, poeira...nunca se sabe)

Enfim, tem que separar se o problema é na saída (O driver é instalado sem erro e tal), ou se o problema é no chipset (O sistema operacional nem reconhece o dispositivo, ou o driver dá erro (Testar com live-cd de linux, de preferência).

Pra rede o mesmo, tem que separar o problema no chipset (Rarissimo) do problema na saída. Entre o chipset e a saída há o acoplador, que é um composto por varios trafos, de modo a isolar entrada da saída (Pros picos de corrente ou tensão não queimarem o chipset, e pros sinais de amplitude baixa serem amplificados pra excitar a entrada do chipset. A única coisa em comum de rede e som é que ambos estão no chipset, mas a saída deles vai por caminho 300% diferente, não usam nada em comum após sairem do chipset, e o comum é queimar algo na saída, não no chipset.

No caso da rede dá pra verificar se algum led acende quando ligado a hub/switch, ou até mesmo medir a resistencia entre os pinos 1 e 2 (Deve ter alguma coisa pequena como 1 ohm, mas note que não é um curto, é 1 ohm mesmo) e entre 3 e 6 (Deve ter o mesmo), caso haja resistencia baixa entre eles e ainda assim não funcione, aí sim dá pra dizer que o problema é no chipset (Exceto se tiver mais algo no meio do caminho, não sei se placa gigabit & mais novas tem, imagino que não)

(Se alguem aí é quenem eu e precisa de imagem pra associar à descrição: http://i10.tinypic.com/72ia2yc.jpg )

Compartilhar este post

Link para o post

em resumo piacezzi leve em uma loja especializada eles podem recuperar som e rede da sua mobo, dependendo qto ficar compensa mais comprar outra

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...