Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
marcos052

Explorer travando e formatar não resolve!

Posts recomendados

Olá a todos, sou novo aqui no fórum... e estou com um problemão com o Windows XP. Andei procurando em alguns posts mas não encontrei ninguem que tivesse o problema igual o meu... então lá vai:

Possuo um notebook Toshiba Satellite A60 e estou tendo um problema bastante estranho, se não for um dos mais estranhos que já vi!

Essa é a história:

Costumava usar o Windows XP SP2 piratão nele, funcionava perfeitamente, até que, de uns tempos pra cá ele começou a apresentar uns problemas estranhos em alguns comandos de shell.

Experimentei formatar, reparticionar e reinstalar o Windows, mas o problema persistiu. Mesmo sem ter instalado programa nenhum nele, recém-formatado, mesmo assim o problema já aparece!

Experimentei reinstalar usando outra cópia (de outro CD) do Windows XP, achando que o problema minha cópia, e nada!

Experimentei fazer um Scandisk do HD, tentei uns 3 programas desse tipo, e todos eles finalizam dizendo que o HD está ok. Logo, o problema não é HD.

Experimentei tacar o Windows Vista nele, aí sim resolveu o problema... Mas achei que ele ficou muito pesado pro meu gosto.

Então instalei o Windows 2000 Professional, que também resolveu o problema, é leve, e acabei optando por ficar com ele no notebook.

Resumindo, meu notebook simplesmente não gosta mais do Windows XP! (_(

Sintomas:

O processo do Explorer trava quando tento mover ou copiar algum arquivo com o mouse ou o teclado (ctrl-c/ctrl-v). Mas não trava quando faço a mesma operação usando os menus de contexto (editar/copiar/colar). Isso sempre ocorre da mesma maneira.

O Explorer trava do mesmo jeito quando tento abrir alguma imagem com o "Visualizador de Imagens e Fax do Windows" clicando diretamente no arquivo, mas se fizer isso pelo menu de contexto, ele não trava. Essa também ocorre sempre.

O Internet Explorer também trava em certas páginas, às vezes trava até para abrir a "about:blank", mas não é sempre.

Diagnóstico:

O Log de Eventos marca o erro com essa descrição:

Aplicativo com falha explorer.exe, versão 6.0.2900.2180, módulo com falha rpcrt4.dll, versão 5.1.2600.2180, endereço com falha 0x000847a6.

O Log do HijackThis não encontra nada (nada foi instalado no computador ainda).

Creio o seja um problema de RPC ou do DDE, ou algum componente relacionado, mas isso a formatação deveria resolver, só que não resolve. Seria um problema de hardware?

Solução:

Por enquanto, o Windows 2000 Pro tá resolvendo o problema. Ele aparenta ser imune a esse problema. Só que eu não queria ficar usando um SO que já está ficando meio obsoleto.

Se o Windows 2000 e o Windows Vista funcionam, por que o XP não tá funcionando?

Se alguém souber de uma solução, estarei muito grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, Marcos! Também acho uma coisa absurda o que está acontecendo com o seu notebook. Isto não existe e não poderia acontecer de forma alguma.

Vou dar umas sugestões para tentar solucionar isto.

1. Execute no console o comando chkdsk /p (chkdsk espaço /p) e reinicie.

2. Na área de trabalho, insira o cd do XP no driver e digite no executar o comando sfc /scannow. Reinicie

3. No msconfig, na aba geral selecione inicialização seletiva. Na aba inicialização desabilite tudo também. Na aba serviços, desabilite IMAPI e Horário do Windows. Reinicie novamente.

Veja se isto resolve.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...